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Como driblar o preço alto do café e manter o lucro do seu negócio?
Postado em: 07 de Maio de 2025 às 10:02 Por Redação
O preço do café no Brasil disparou nesse comecinho de ano. A alta de mais de 77% no acumulado dos últimos 12 meses, até março de 2025, preocupa quem empreende com alimentação. Item indispensável em padarias, bares, cafeterias e restaurantes, o cafezinho tem pesado no bolso.
Para os pequenos empreendedores, repassar esse aumento diretamente aos clientes pode não ser viável. Por isso, é essencial buscar alternativas que permitam manter a qualidade do produto e a satisfação do cliente, sem comprometer a lucratividade.
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Por que o café está tão caro?
Esse aumento no preço do café é consequência de uma tempestade perfeita: condições climáticas adversas fizeram a produção encolher no Brasil e no Vietnã. Os países são os dois maiores produtores de café do planeta. A safra pequenininha fez a demanda global subir. Isto, somado à valorização do dólar frente ao real, tornou a exportação muito vantajosa - o que acabou por desabastecer o mercado interno.
E, infelizmente, o preço do café não deve baixar tão cedo. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção deste ano ainda não será suficiente para atender a demanda nacional e internacional pelo grão. O tipo arábica, mais consumido aqui no Brasil, terá uma colheita 6,6% menor do que a do ano passado - tensionando os preços até, pelo menos, 2026. O produto torrado e vendido em pó deve ser o mais afetado. Razão pela qual empreendedores devem buscar alternativas.
Alta no preço do café: o que fazer?
A solução mais imediata para não levar prejuízo é repassar o valor ao freguês. Mas, para isso, a conta precisa fechar. O preço alto demais instiga a inflação e reduz o consumo - penalizando, na outra ponta, o setor de comércio e serviços, que acaba vendendo menos. O aumento, se houver, precisa ser minuciosamente calculado e deve ser o menor possível.
Mas, também é possível encontrar outras soluções. Apostar na oferta de um cafezinho com maior valor agregado, na busca por diversificação de fornecedores e de produtos também podem ser caminhos para desviar da alta no preço do café. Veja alguns exemplos a seguir.
1 - Reduza o desperdício e otimize o preparo
Para reduzir o desperdício de café e extrair o máximo de cada grama de pó, comece padronizando cada preparo: adote uma ficha técnica detalhada que indique, por exemplo, 18 g de café para um espresso de 30 ml, utilize sempre uma balança de precisão e cronômetro para manter a extração entre 25 e 30 segundos.
No caso da prensa francesa, aproveite o pó que sobra no primeiro infusionamento fazendo uma segunda extração mais longa (cerca de 5 min), o que gera uma bebida mais suave e estende o rendimento do insumo. Sempre congele sobras de café em formas de gelo: esses cubos são perfeitos para cafés gelados, pois preservam o sabor sem diluir a bebida.
Por fim, invista em limpeza diária de porta-filtro, grupo e moinhos: equipamentos bem calibrados e livres de resíduos antigos garantem doses limpas, evitam acúmulo de borras e reduzem a necessidade de enxágues excessivos.
2 - Troque o café em pó pelo a granel
Uma das alternativas é trocar o café torrado em pó pelo grão torrado a granel. Um investimento em um moedor pode se justificar à medida em que o grão a granel sai mais em conta que o pacote de café pronto para coar. Além disso, o cafezinho ganha valor agregado ao consumidor final.
O processo de moagem no próprio estabelecimento pode fazer o velho pingado virar um produto premium, justificando um preço maior. O mesmo vale se o próprio comércio fizer a torra do grão. Quanto mais artesanal for o processo, maior o valor agregado em torno do produto.
Esta estratégia funciona bem se você calcular que, mesmo vendendo menos cafés, venderá um produto mais valorizado faturando mais.
3 - Diversifique o seu cardápio
A diversificação de bebidas a base de café pode ser uma solução criativa para economizar com a venda do produto. Oferecer opções como cappuccinos, cafés gelados e drinques com café pode atrair novos clientes e aumentar o ticket médio. Essas bebidas permitem o uso de menor quantidade de café por porção, diluindo o custo do insumo.
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4 - Crie ofertas
Outra dica para aumentar o ticket médio sem repassar o aumento do preço do café ao consumidor, é criar ofertas combinadas e promoções pontuais.
Que tal um combo fixo de espresso mais uma fatia de bolo caseiro por um valor 10% abaixo do preço unitário? Em horários de menor movimento, implemente um “happy hour de café” – por exemplo, das 15h às 17h oferecer cappuccinos com desconto especial.
Um programa de fidelidade simples, no qual o cliente ganha um carimbo a cada café consumido e, a cada dez selos, recebe um espresso grátis, também incentiva o retorno frequente sem pesar no caixa.
Mantenha a qualidade e o lucro mesmo com o café caro
Enfrentar o aumento no preço do café é um desafio, mas com estratégias adequadas, é possível manter a qualidade do produto e a satisfação dos clientes. A Academia Assaí está ao seu lado, oferecendo conteúdos em nosso blog e cursos gratuitos para ajudá-lo a aprimorar seu negócio e superar os obstáculos do mercado.
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