Economia
Novidades no PIX: entenda em 6 pontos as novas mudanças
Postado em: 02 de Maio de 2025 às 18:34 Por Redação
O PIX vai ganhar novas funcionalidades ao longo de 2025 e 2026. O Banco Central (BC) anunciou novidades como o PIX por aproximação, o PIX no boleto, o PIX parcelado, o PIX como garantia de empréstimos e novas regras de segurança para a prevenção de golpes - como uma diferenciação para comprovantes de pagamento e agendamento de PIX e na contestação de transações por pessoas vítimas de golpistas.
Separamos um guia para entender em 6 passos as novidades no PIX. Confira:
1 - PIX por aproximação
Em vigor desde fevereiro de 2025, o PIX por aproximação traz as vantagens do sistema NFC, já utilizado em celulares e cartões de crédito e débito. A tecnologia NFC permite a realização de transações sem a necessidade de inserir o cartão em uma maquinha de crédito, tornando o processo de pagamento muito mais rápido.
A tecnologia, aplicada ao PIX, está voltada ao uso em celulares e dispositivos eletrônicos conectados, como os relógios inteligentes. Basta aproximar o celular ou dispositivo com NFC de uma máquina de pagamentos e pronto, o PIX está feito - eliminando, assim, a necessidade de incluir uma chave PIX para fazer a transação ou de escanear um QR Code para concluir o procedimento.
Além do acesso ao PIX por aproximação no próprio app do banco, o usuário pode cadastrar a modalidade de aproximação com PIX em carteiras digitais de pagamento, como Google Pay, Apple Pay Samsung Pay, entre outras.
No entanto, por enquanto, o PIX por aproximação só está disponível para usuários de produtos do Google e aparelhos Android que tenha contas bancárias em instituições financeiras participantes do Open Finance. O Banco Central também limitou os pagamentos com esta modalidade em até R$ 500,00.
2 - PIX no boleto
A tecnologia PIX chega ao velho boleto. Agora, além do código de barras, é possível escanear com o celular um QR code para realizar o pagamento com o PIX. A novidade, assim como o PIX por aproximação, foi introduzida em fevereiro de 2025 pelo Banco Central.
Também chamado de boleto integrado com Pix, ou “BolePIX”, a atualização permite que o pagamento seja compensado instantaneamente - coisa que não tem como ser feita ao pagar um boleto utilizando o código de barras.
Confira as vantagens do “BolePIX”
- Mais opções de pagamento: Oferece liberdade na escolha do meio de pagamento, aumentando a comodidade do cliente e a taxa de conversão.
- Prático e automatizado: Mudanças no boleto, como vencimento, descontos, juros ou multas, atualizam automaticamente o QR Code, mantendo as mesmas condições do código de barras.
- Recebimento instantâneo: O pagamento via QR Code é liquidado e creditado na hora, inclusive em fins de semana e feriados, melhorando o fluxo de caixa. É possível optar por receber junto aos demais créditos.
- Confirmação online: Com compensação imediata, o sistema identifica o pagamento e envia a confirmação automaticamente via Webhook, facilitando a gestão financeira.
- Conciliação integrada: O BolePIX unifica a conciliação dos pagamentos no mesmo arquivo de retorno da Cobrança, sem custo extra ou necessidade de novas contratações.
3 - PIX como garantia
Esta novidade no PIX está prevista para entrar em funcionamento em 2026. A intenção do BC é permitir que recebíveis futuros via PIX sejam utilizados como uma forma de garantir operações de crédito, como os empréstimos e consignados. Desta forma, a medida baratearia o custo do crédito para as empresas.
O PIX como garantia será voltado para quem tem CNPJ, ou seja: comércios e empresas. Pessoas físicas que usam o PIX não serão contempladas com a novidade.
4 - PIX parcelado
Essa atualização do PIX é aguardada há bastante tempo. Algumas instituições financeiras já oferecem a possibilidade de parcelar os pagamentos com o PIX. Mas, a partir de setembro, de acordo com as previsões do Banco Central, os clientes de todos os bancos terão acesso a essa modalidade de pagamentos.
O PIX parcelado dará ao pagador a possibilidade de parcelar uma transação PIX, como já funciona no sistema de pagamentos com cartões de crédito. Quem compra, realiza o parcelamento, obtendo um crédito para concluir a transação. Quem vende, recebe o valor da compra integralmente - e, com o PIX, de maneira instantânea na conta.
A modalidade do PIX parcelado poderá ser utilizada em qualquer tipo transação, seja entre pessoas físicas, entre empresas ou entre pessoas físicas e empresas.
5 - Mudanças em comprovantes de pagamento do PIX
O Banco Central reforçou medidas para evitar golpes com o PIX. Desde abril de 2025, os comprovantes de PIX agendados têm a frase “agendamento PIX” em destaque. Já os comprovantes de pagamentos concluídos recebem um ícone de “check”, indicando a conclusão do pagamento. Todos os bancos são obrigados a incluir esse aperfeiçoamento nos comprovantes do PIX.
A medida é uma manobra para reforçar a segurança nas transações e precaver empresas e pessoas de serem lesadas pelo golpe do falso comprovante - quando o golpista encaminha um comprovante de agendamento do PIX e, na sequência, cancela a operação.
6 - Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Previsto para outubro de 2025, o Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) também deve ser uma ferramenta para reforçar a segurança na realização de pagamentos com o PIX.
A ferramenta vai agilizar o bloqueio e a devolução de valores transferidos por fraudes, golpes ou crimes, o sistema dispensa o contato direto com o atendimento da instituição financeira. Segundo o Banco Central, a iniciativa visa aumentar as chances de recuperar os recursos bloqueando-os ainda na conta do fraudador;
O autoatendimento do MED também possibilitará ao usuário acompanhar o andamento e o status dos pedidos de devolução. Porém, o recurso não se aplica a casos de desacordo comercial, transferências para terceiros de boa-fé ou erros de digitação na chave PIX.
Novidades do PIX trazem atualização e segurança
As novidades no PIX previstas para 2025 e 2026 devem trazer mais segurança e aperfeiçoar o sistema de pagamentos mais utilizado no país. Se o seu negócio utiliza o PIX, fique de olho nessas atualizações.
E aí, este conteúdo te ajudou a entender quais as novidades no PIX? A Academia Assaí preparou muitos outros materiais para apoiar a jornada empreendedora de pessoas que buscam começar ou desenvolver um negócio no ramo da alimentação.
Confira mais dicas em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui.
Recentes
Patrocinadores do programa Academia Assaí
Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Restaurantes
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Empreender na Prática
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Pizzarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Dogueiros e Food trucks
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Bares e Lanchonetes
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Ambulantes
Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Vendas por Encomenda
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Padarias e Confeitarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Marketing e Vendas
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Minimercados e Mercearias
Conteúdo patrocinado por:


