Afronegócio
Drink de Acarajé: uma inspiração para no Dia do Bartender
Postado em: 03 de Outubro de 2025 às 11:03 Por Redação
Você já imaginou transformar sabores tradicionais em experiências únicas? É o que fez o bartender José Nilton, com o Drink de Acarajé!
É isso mesmo que você leu, um Drink de Acarajé!
José Nilton se inspirou na riqueza da cultura baiana para criar esse sabor inédito. A força do dendê, a memória afetiva das ruas de Salvador e a energia de um acarajé completo!
Mais do que uma receita inusitada, esse drink mostra como criatividade, conhecimento e gestão caminham juntos na construção de algo marcante.
Uma mistura que prova que inovar não é apenas possível, mas também pode abrir novos caminhos para quem trabalha com gastronomia e bebidas.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo essa matéria, nossa homenagem a todos os bartenders no seu dia!
Drink de Acarajé: o início de tudo
José Nilton começou sua trajetória na coquetelaria em 2015, no curso Drinks & Cocktails do Senac, na Casa do Trabalho da cidade de São Gonçalo dos Campos (BA).
“Minha maior inspiração foi o desafio, as infinitas técnicas, o contato humano, a hospitalidade”, conta o bartender.
Hoje, olhando para trás, José Nilton reflete que os desafios foram vários.
Ele destaca a dificuldade em conciliar a vida profissional e pessoal, a timidez e o pouco tempo para assimilar o conhecimento teórico e colocá-lo em prática.
Já no presente, seu empenho tem dado resultados satisfatórios:
“Hoje, devido a muita dedicação, estudo, técnicas de oratória, conhecimentos gerais… tudo isso me permite me conectar ao cliente e proporcionar uma experiência incrível”, ressalta.
Do prato ao copo
A ideia do Drink de Acarajé surgiu enquanto o bartender estava participando de um concurso de Coquetelaria (Cachaça Classics Cocktail), que aconteceu em Salvador, no Pelourinho.
“Minha ideia era ousar, ir aonde eu já sabia que os outros bartenders não se arriscariam ir e decidi usar o acarajé, que não tem como não trazer de imediato lembranças de Salvador”, explica.
José Nilton ainda conta que ele já sabia que seu drink não seria doce e que o dendê poderia se sobressair no sabor.
“Então fui buscar elementos que me manteriam na Bahia e equilibrariam o drink. O mel de cacau da Seivah e a água de Flor de Laranjeira caíram perfeitamente. Eu poderia ter usado ingredientes separados, mas fui até a banca de acarajé e pedi um acarajé completo. É claro! Tinha que ter a energia da baiana”.
Para o bartender, esse tipo de criação inovadora ajuda a valorizar a cultura baiana dentro da coquetelaria, “expandindo as mentes criativas” para explorar e ousar mais.
“Se foi possível com algo tão inimaginável como o acarajé, por que não ousar?”, questiona ele.
Inovação na coquetelaria
José Nilton ressalta o papel essencial da criatividade na mixologia, pontuando que este é: proporcionar novas experiências, gerar mais curiosidade e espalhar mais conhecimento.
O bartender pontua também a necessidade de se manter sempre atualizado, já que o mundo está conectado e as informações estão a um clique de distância.
“Me mantenho conectado a bartenders de diferentes partes do país, sempre atento a novidades, busco conhecimentos gerais, livros de coquetelaria, sites especializados em coqueteleira. Sempre de olho em referências que vieram antes de mim, como Maria Bento”.
José Nilton ressalta ainda a importância da educação e da gestão financeira para aqueles que trabalham no setor alimentício:
“Em qualquer atividade que você faça, se não tiver foco e um planejamento bem definido, você só vai desperdiçar seu tempo, suas forças e sua energia. Gestão financeira é de extrema importância para quem quer ter sucesso”.
O bartender deixa dois conselhos para quem tem interesse em coquetelaria:
“Sejam curiosos, pesquisem, estudem, busquem referências de profissionais mais experientes e respeitem as tradições. Sejam inteligentes e valorizem seu dinheiro: evitem gastos com coisas que não agregam, invistam em vocês e no seu crescimento pessoal e profissional. Estudem e busquem aconselhamento financeiro de quem realmente entende”.
Confira mais conteúdos em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui. Conheça também histórias de afroempreendedores de sucesso na nossa página Afronegócio.
Recentes
Patrocinadores do programa Academia Assaí
Patrocinadores Padarias e Confeitarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Minimercados e Mercearias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Restaurantes
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Vendas por Encomenda
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Dogueiros e Food trucks
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Empreender na Prática
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Marketing e Vendas
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Ambulantes
Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Pizzarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Todos podem Empreender
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Gestão Financeira
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Bares e Lanchonetes
Conteúdo patrocinado por:


