EmpreendedorismoBares e Lanchonetes

A trajetória do OpenBar Petiscaria e seus deliciosos pratos

Postado em: 30 de Março às 16:04 Por Redação

Com um cardápio variado, Ronaldo Clayton Silveira Oliveira alcançou o sucesso com o OpenBar Petiscaria e conquistou o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019!

Como não se encantar com uma história em que o protagonista consegue dar a volta por cima e realizar o seu sonho? Pois é exatamente isso o que aconteceu com o Ronaldo Clayton Silveira Oliveira, dono do OpenBar Petiscaria, localizado na capital cearense.

Apaixonado por gastronomia desde cedo, Ronaldo sempre teve o sonho de ter o seu próprio restaurante. Então, em 2009, quando ficou desempregado, apareceu a oportunidade de abrir um bar perto de onde morava e ele aceitou o desafio. Confira a seguir um pouco mais sobre essa vitoriosa trajetória, que rendeu ao Ronaldo o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019!

COMO TUDO COMEÇOU

O último emprego formal de Ronaldo foi como gerente de Tecnologia de Informação em uma grande franquia de alimentos. Em 2009, após um corte no quadro de colaboradores da empresa em que trabalhava, ele foi um dos vários colaboradores desligados. Nesse período surgiu a oportunidade de alugar um ponto comercial próximo à sua residência, que anteriormente funcionava como um barzinho bastante simples. Então Ronaldo decidiu colocar em prática um sonho antigo, que era empreender no setor de alimentação e, no dia 1º de março de 2010, abriu as portas do OpenBar Petiscaria, um bar conceitual focado em petiscos e cerveja bem gelada.

NASCE O OPENBAR PETISCARIA

Como contava com algum dinheiro em caixa, Ronaldo reformou o ponto comercial, comprou maquinário e começou a tocar a petiscaria mesmo sem muita experiência. “Na época, busquei criar um cardápio com produtos que não eram comuns na minha região. Alguns desses produtos até mesmo eram vistos como pouco acessíveis, como salmão e casquinha de caranguejo. Meu desafio, então, foi criar formas de atrair os clientes com um cardápio diferenciado, mas com preços que não pesassem demais no bolso”, conta Ronaldo.

O empreendedor investiu em desenvolver um bar conceitual com temática retrô, passou a trazer músicos que tocassem rock dos anos 70 e MPB e trouxe à sua região um cardápio diverso, com produtos que não eram encontrados na concorrência. Além disso, buscou parcerias com grupos de motociclistas, que passaram a fazer seus encontros no OpenBar.

Com esse cuidado em cada detalhe, a petiscaria foi tomando cada vez mais forma e ganhando espaço. Hoje, o estabelecimento recebe entre 500 e 600 clientes semanalmente e conta com uma equipe de 12 funcionários, sendo seis fixos e seis extras, que trabalham nos finais de semana, quando a demanda é maior.

No extenso cardápio do OpenBar, os pratos que fazem mais sucesso são a isca de peixe, a carne de sol com macaxeira, o camarão alho e óleo, o escondidinho de bacalhau, o filé de frango à milanesa, a moqueca de sururu, o salmão grelhado ao molho de alcaparras e os espetinhos.

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2019

Ronaldo se inscreveu no Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019 após ver uma propaganda do evento enquanto estava fazendo compras em uma loja do Assaí. Então, pesquisou sobre a Academia Assaí e ficou encantado com a proposta de ensino e aperfeiçoamento oferecidos por ela. “Confesso que, no começo, o que mais me atraiu no programa não foi nem o Prêmio em si, mas, sim, a possibilidade de aprendizado e conhecimento na área gastronômica de forma gratuita. O fato das aulas serem online tornou o processo muito mais viável para mim”, comenta.

Contando com a sua esposa, que é o seu braço direito desde o início do negócio, Ronaldo não só aprendeu durante o processo como se tornou um dos grandes vencedores do Prêmio. Ele diz que se sentiu acolhido por todos durante a estadia em São Paulo. “Foi tudo de primeira”, diz. Para ele, dois dos momentos mais marcantes do Prêmio foram a oficina de produção de pizzas, oferecida pela Ekma, e a palestra sobre marketing digital na Estação Hack do Facebook.

PRÓXIMOS OBJETIVOS

Após a sua vitoriosa participação no Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019, Ronaldo está transformando em realidade tudo aquilo que aprendeu no processo.

O dinheiro do Prêmio, por exemplo, está sendo utilizado para ampliar e melhorar a infraestrutura do OpenBar Petiscaria. “Nós aproveitamos o Prêmio para adquirir novos utensílios e fardamentos para o bar”, comemora ele.

DICA DO RONALDO

Quer saber o que mais fez a diferença para que o Ronaldo tivesse sucesso na sua trajetória como empreendedor? Então confira as dicas que ele dá para quem também está em busca de criar o seu próprio negócio:

“É importante ser dedicado, humilde, honesto, buscar capacitação e ser resiliente. Com certeza, a realização dos nossos sonhos depende desses fatores cruciais.”

Dica inspiradora, não é mesmo? E você, gostou de saber mais sobre essa trajetória de sucesso? Então fique de olho no Blog Academia Assaí Bons Negócios que vem muito mais por aí! Também, aproveite para se inscrever em nossos cursos online e aprimore seus conhecimentos!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
DelValle
Coca-cola