Tecnologia

Cardápio QR Code gera frustração: veja opções ao seu negócio

Postado em: 11 de Maio de 2022 às 13:23 Por Jhonatan Alves

A pandemia de coronavírus trouxe os cardápios QR code como medida sanitária, mas eles  têm estressado a clientela que preza pela praticidade. Entenda!

A verdade é que durante a retomada dos atendimentos dos restaurantes, bares e lanchonetes, o cardápio em QR Code foi proposto para evitar a contaminação pelo vírus – inibindo o repasse dos cardápios físicos de mão em mão. Foi até que uma ótima ideia, se não fosse o tempo precioso e falta de domínio com a tecnologia por parte dos estabelecimentos e mesmo dos próprios clientes.

Internet ruim, cardápios mal elaborados, tempo de carregamento da página demorado, locais sem Wi-Fi gratuito... Enfim, uma série de pequenos estresses que seriam evitados apenas com uma conversa rápida. Afinal, a tecnologia é boa, mas necessita de aprimoramentos, ainda mais no Brasil que tem uma das internets mais caras e e precárias do mundo, apesar de ter aumentado seu alcance para locais rurais e periféricos nos últimos anos.

O seu negócio precisa atender a clientela com o mínimo de fluidez, sem impedimentos que estressem o cliente - o qual muitas vezes está ansioso para se alimentar e não quer passar por obstáculos. Vamos deixar algumas dicas preciosas para que você monte seu cardápio com qualidade e priorize a facilidade de leitura do cliente. 

1 – Cardápio plastificado

cardápio plastificado

O velho e bom cardápio plastificado pode ser uma solução barata e prática ao seu negócio. Para mantê-lo limpo é necessário desinfetar com álcool gel 70% toda vez que for repassado a um cliente e toda vez que for devolvido.

2 - Cardápio na parede

cardápio parede

Um quadro com os pratos sempre é uma boa pedida! Sempre presente em lanchonetes e fast foods, os quadros ou mesmo telões são opções para qualquer pessoa que encherga identificar seu pedido. Mas é sempre bom ter opções que favoreçam a acessibilidade, com um cardápio em braile e mesmo com o preparo dos funcionários em Libras, que é a linguagem de sinais para pessoas com deficiência auditiva.  

Cardápio Folders

3 – Folders individuais

Essa é uma opção muito higiênica, porque o cliente tem seu próprio folder, pode levar para casa, guardar na bolsa, entre outros. No entanto, não é uma solução generosa com o meio ambiente, já que gera mais descarte de papel. Uma alternativa é escolher produzir estes folders com material reciclável. 

Cardápio Digital

4 – Cardápio digital

Agora se você quiser manter o cardápio digital por QR Code, tudo bem. Sugerimos que você disponha de uma internet rápida e liberada aos clientes. Além disso, você pode esquematizar com os atendentes para que enviem os cardápios via WhatsApp aos clientes, essa solução pode ser rápida e você ainda faz uma lista de contatos com os consumidores.

Outra ideia que necessita de avaliação financeira é o cardápio disposto em tablets para que os clientes façam o pedido. Os tabletes têm que ser programados para esta função, o que dispensa um grande gasto. A limpeza dos tablets neste caso só pode se dar com álcool específico para eletrônicos e os clientes ainda devem higienizar as mãos com álcool gel 70%.

Cardapio PVC

5 - Cardápio de PVC

É uma opção mais cara, mas que permite a higienização também após o uso. Vale o investimento se seu estabelecimento prioriza o conforto do cliente.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada e ficar por dentro das novidades da Academia Assaí acompanhe nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda