Negócios

Layane Oliveira fala sobre as tendências em confeitaria para 2026

Tendências na confeitaria 2026: decorações de bolos em alta

Postado em: 15 de Janeiro de 2026 às 08:19 Por Redação

As tendências em decoração de bolos vão muito além do que aparece nas redes sociais.

Elas refletem mudanças no comportamento do consumidor, no ritmo de produção e na busca por experiências mais afetivas.

É nesse contexto que a confeiteira afetiva Layane Oliveira compartilha sua visão sobre o que realmente se sustenta no mercado.

Com formação em Contabilidade, trajetória artística e olhar sensível para o “feito à mão”, a empreendedora une confeitaria e arte em bolos que contam histórias, no seu negócio Nane Cake

Na entrevista a seguir, Layane analisa os destaques de 2025, antecipa movimentos para 2026 e mostra como transformar tendências em estratégia, sem perder identidade. Confira!

 

Para além da moda: tendências que vieram para ficar

 

Decorações florais são uma das tendências de 2026
Foto: Divulgação @ananecake

 

Academia Assaí: Olhando para 2025, quais movimentos em decoração de bolos realmente se consolidaram no mercado e não apenas como tendência nas redes sociais?

Layane: Em 2025 se consolidou uma estética mais clássica. O retorno de estilos vintage e delicados, com integração de elementos naturais, como flores e papel de arroz. A valorização de texturas com acabamentos simples e rústicos. Também ficou muito forte a ideia da decoração personalizada, com bolos que contam histórias e criam conexão emocional.

 

Academia Assaí: Entre as tendências que viralizaram em 2025, quais você percebe que tiveram impacto real em vendas e pedidos recorrentes?

Layane: Sem dúvida, os bolos personalizados. Bolos com mensagens ou temáticas únicas que entregam algo que o cliente valoriza muito hoje: experiência. O que também virou pedidos constantes foram os bolos caseiros afetivos, simbólicos, presenteáveis e intimistas, com decoração simples, um estilo que remete à memórias afetivas.

Academia Assaí: Houve alguma tendência que parecia promissora, mas não se sustentou na prática do dia a dia do confeiteiro? Por quê?

Layane: Sim. Algumas decorações muito complexas, cheias de técnicas elaboradas e alto custo de produção não se sustentaram. Elas demandam muito tempo, encarecem o produto e nem sempre o cliente percebe esse valor. O cliente busca praticidade junto com estética, beleza junto com sabor. Então opte por algo mais simples, mais saudável visualmente e emocionalmente.

 

Academia Assaí: Na sua avaliação como especialista, o que diferencia uma tendência passageira de algo que tem potencial para permanecer no mercado?

Layane: O que permanece é aquilo que se encaixa na rotina do confeiteiro e na vida do cliente. Tendências que unem beleza, praticidade, custo viável e se integram a outras demandas do mercado, têm muito mais chances de durar. Quando a tendência conversa como desejo do consumidor por conforto, simplicidade e experiência, ela deixa de ser moda e vira produto.

 

Academia Assaí: Quais são as principais tendências em decoração de bolos que você enxerga para 2026 e quais fatores explicam esse movimento?

Layane: Em 2026, vejo bolos com mais personalidade e menos exagero. A cor do ano para 2026 é branco suave. Isso traz uma estética mais clean.

Acabamentos mais naturais, uso de flores, composições orgânicas, texturas aparentes, formatos diferentes, sem complicar demais. É o simples bem feito.

A volta do bolo retangular, que causa impacto visual, mas que é muito prático para cortes e eventos.

Bolos menores, individuais, estão sendo cada vez mais pedidos para experiências mais íntimas.

Vejo também uma tendência forte com relação à sustentabilidade. A preocupação ambiental cresce e o consumidor está cada dia mais voltando seu olhar para o consumo consciente. Produtos com embalagens biodegradáveis estão ganhando espaço e refletem um consumidor que valoriza o meio ambiente.

 

Academia Assaí: Existe alguma tendência emergente que ainda não está popular, mas que você acredita que pode ganhar força ao longo de 2026?

Layane: Uma tendência que vem transformando o formato dos bolos e ganhando espaço é o Dome Cake. É um bolo em formato de cúpula que dá a impressão de um bolo esculpido, e decorado com técnicas abstratas e elementos que valorizam o maximalismo e o botânico, como flores e frutas, traz a ideia de bolo artístico, mas não exige tanta técnica. É lindo e promete crescer conforme clientes buscam novidades estéticas como peça central do evento.

 

Academia Assaí: Se você tivesse que apostar em apenas uma tendência para 2026, qual seria e que tipo de oportunidade ela abre para o confeiteiro empreendedor?

Layane: Eu apostaria na experiência afetiva através de bolos individuais personalizados. Eles abrem oportunidade para um ticket médio mais interessante, produção escalável, venda recorrente e diferenciação de marca.

 

Academia Assaí: Na sua experiência, quais sinais indicam que uma tendência está começando a surgir antes de se tornar popular?

Layane: Quando os clientes buscam referências e começam a perguntar, mesmo sem saber o nome da tendência. Quando ela facilita o trabalho do confeiteiro. Quando os clientes buscam algo diferente, mas simples, esse discurso muda para conforto, afeto e experiência.

 

Academia Assaí: Qual erro você vê com frequência em confeiteiros ao tentar seguir tendências e como evitá-lo?

Layane: O maior erro é tentar copiar tudo, sem filtrar. Isso gera frustração, custo alto e perda de identidade. A dica é adaptar a tendência ao seu estilo, ao seu público e a sua realidade de produção.

 

Academia Assaí: Como equilibrar seguir tendências com manter uma identidade própria e um negócio sustentável?

Layane: Usando a tendência como inspiração, não como regra. Você pega o que faz sentido pra você, ajusta ao seu processo e mantém sua essência. Assim o negócio cresce sem perder a identidade.

 

Confira mais conteúdos em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui. Conheça também histórias de afroempreendedores de sucesso na nossa página Afronegócio.

Patrocinadores do programa Academia Assaí

Patrocinadores Master

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Gestão Financeira

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Marketing e Vendas

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí