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WhatsApp canal de vendas - Academia Assaí

Veja como lucrar mais usando o WhatsApp como canal de vendas

Postado em: 07 de Maio de 2025 às 15:30 Por Redação

Usar o WhatsApp como canal de vendas é essencial para quem empreende. O app é um dos mais utilizados pelos brasileiros e se tornou indispensável no dia a dia. Segundo dados da Meta, empresa dona do WhatsApp e das redes sociais Instagram e Facebook, mais de 80% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar com empresas.

Por isso, é preciso entender o WhatsApp como um balcão de atendimento digital. O app está na palma da mão dos clientes e permite contato direto, pessoal e rápido. Mais do que um canal para troca de mensagens, o WhatsApp é um espaço valioso para apresentar produtos, tirar dúvidas, fechar pedidos e fidelizar seus clientes.


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Além disso, é uma ferramenta barata. Transformar o WhatsApp em um canal de vendas diretas não exige grandes investimentos. Com um bom atendimento, mensagens bem pensadas e uma rotina de divulgação, qualquer pequeno negócio pode vender mais

Pensando nisso, o blog da Academia Assaí separou exemplos reais e ferramentas para transformar o seu WhatsApp num canal de vendas diretas com os seus clientes.

4 Dicas para transformar o WhatsApp num canal de vendas:

1. Use o WhatsApp Business

WhatsApp canal de vendas - Academia Assaí

O primeiro passo é criar ou migrar para o WhatsApp Business. Essa versão gratuita do app é feita para pequenos negócios. Com ela, você pode criar um perfil comercial com horário de atendimento, endereço, link para cardápio e outras informações. Também é possível configurar mensagens automáticas, etiquetas para organizar clientes e catálogos de produtos.


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2. Planeje sua comunicação

WhatsApp canal de vendas - Academia Assaí

Para transformar o WhatsApp em canal de vendas, é preciso criar uma rotina de comunicação. Nada de mensagens todo dia, mas sim atualizações frequentes com novidades do cardápio, promoções relâmpago ou lembretes de pedido antecipado. Use listas de transmissão (não grupos) para manter a comunicação pessoal e segmentada.

Segundo o Sebrae, essa estratégia ajuda a manter o cliente lembrando da sua marca sem causar incômodo. Um bom exemplo é o da food bike Oh Farofeiro, que vende espetinhos em feiras e eventos. Verônica Dourado, fundadora da foodbike, mantem um contato direco com os clientes por meio das redes sociais e do WhatsApp, garantindo muitas vendas. A Academia Assaí contou essa história nesta matéria aqui. Confira!

3. Crie um catálogo claro e atrativo

WhatsApp canal de vendas - Academia Assaí

O WhatsApp como canal de vendas funciona melhor com um catálogo direto. Use fotos reais, boa iluminação e descrições simples. Informe preços, porções e formas de pagamento. Evite imagens pesadas que dificultam o carregamento. Quanto mais rápido o cliente entender o que você vende, mais chances de converter.

Pensando em te ajudar, separamos alguns materiais para inspirar o seu catálago - com boas fotos e dicas para melhorar a sua comunicação. 


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4. Automatize o atendimento com organização

WhatsApp canal de vendas - Academia Assaí

Para pequenos empreendedores, tempo é precioso. Usar recursos do WhatsApp Business como mensagens de saudação, respostas rápidas e etiquetas é essencial para ganhar agilidade. Separe contatos por interesse ("clientes fiéis", "só pergunta preço", "ainda não comprou") e use respostas prontas para acelerar o dia a dia.

Aplicativos como WhatsApp Web, Google Forms e links prontos com mensagem personalizada também ajudam. Há ainda ferramentas como Z-API e Take Blip, que ampliam o atendimento automatizado e permitem integração com estoques e pedidos.

WhatsApp: um canal de vendas ao seu alcance

WhatsApp canal de vendas - Academia Assaí

Ter o WhatsApp como canal de vendas diretas é uma das formas mais acessíveis de profissionalizar o atendimento e aumentar o faturamento. Com pequenas mudanças e constância, é possível melhorar muito a experiência do cliente.

Comece com um bom perfil comercial, monte seu catálogo e divulgue com regularidade. Aos poucos, você vai criando um relacionamento direto com o cliente e conquistando vendas todos os dias.

E aí, este conteúdo te ajudou a encontrar soluções para transformar o WhatsApp num canal de vendas? A Academia Assaí preparou muitos outros materiais para apoiar a jornada empreendedora de pessoas que buscam começar ou desenvolver um negócio no ramo da alimentação.

Confira mais dicas em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui.

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