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Descubra como automatizar as mensagens do seu negócio para melhorar a experiência do cliente

Saiba como automatizar suas vendas no WhatsApp Business

Postado em: 22 de Fevereiro de 2023 às 11:09 Por Redação

O WhatsApp Business é uma ferramenta utilizada para falar com todo tipo de pessoa, mas nem sempre você terá tempo para responder seus clientes quando há muitas mensagens pendentes. 

Em diversas oportunidades, o contato será feito para tirar uma dúvida recorrente.

E um propósito interessante do WhatsApp Business sobre as respostas automáticas é ajudar micro e pequenas empresas a prestarem suporte ao cliente, criando um fluxo de comunicação eficiente

Por isso que o chatbot para WhatsApp Business surgiu, visando otimizar esse fluxo de comunicação.

A ideia era fornecer possibilitar a integração do aplicativo com ferramentas de automatização de conversas, como os chatbots de inteligência artificial, garantindo um atendimento ágil e de qualidade a todos os clientes que fizessem contato com as marcas

Ao longo desse artigo da Academia Assaí você verá todas as opções possíveis e como colocar em prática a automatização de mensagens para melhorar a experiência de atendimento do seu cliente.

O que é o chatbot para WhatsApp  Business?

O chatbot para WhatsApp é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para identificar mensagens de visitantes ou usuários e, a partir de sua configuração, responderá de forma eficaz às perguntas que receber.   

Por outro lado, o chatbot pode ter diferentes conversas ao mesmo tempo. É por isso que as empresas utilizam esta ferramenta para prestar um atendimento imediato e personalizado. 

A possibilidade de incorporar um chat automático no aplicativo é mais acessível do que você pensa e os resultados dessa decisão podem te surpreender. 

A ferramenta automática nada mais é do que um recurso que potencializa as capacidades humanas, pois facilita o seu trabalho e melhora bastante a qualidade da experiência do cliente, que procura respostas rápidas, eficazes e personalizadas.

É por isso que um Chatbot para WhatsApp Business terá a especial missão de ordenar tudo isso e facilitar os processos na sua empresa

Benefícios de usar um bot do WhatsApp

Agora que estamos claros sobre o que é, vamos ver alguns dos benefícios de usar um bot do WhatsApp :

1. Maior alcance no chat mais popular

O WhatsApp é a ferramenta de mensagens mais popular do mundo, com 2,4 bilhões de usuários ativos todos os dias. O número de mensagens compartilhadas no aplicativo pode chegar a mais de 100 bilhões.

Esses dados podem te oferecer uma dimensão da importância desse canal dentro da estratégia de marketing do seu negócio. Outro ponto positivo é ter uma interface intuitiva e simples, que faz com que os usuários tenham uma boa experiência.

Portanto, ter um bot de WhatsApp para sua empresa vai proporcionar ao seu cliente uma melhor experiência ao conversar com você.

2. Disponibilidade 24×7 com segurança

O WhatsApp possui criptografia de ponta a ponta, o que torna essa plataforma segura, principalmente porque garante que nenhum terceiro possa ler a conversa que você compartilha.

Por esse mesmo motivo, é uma boa maneira de enviar mensagens que possam conter informações confidenciais. 

Além disso, o chatbot do WhatsApp está disponível 24 horas por dia para atender seus clientes.

3. Visibilidade e melhor relacionamento com o cliente

Outro benefício de usar um bot do WhatsApp se concentra na experiência que você oferece aos seus clientes, uma vez que, por meio desse canal, o suporte pode ser dado sem obstáculos. 

Sabe aquela velha resposta: "em breve alguém da equipe entrará em contato com você"? Pode deixar à vontade que os chatbots tomarão conta do recado

Outra recomendação é: se você tiver um site ou uma página profissional no Instagram e Facebook, vale incluir um link na página para que possam falar com você no WhatsApp

Inclusive, a Academia elaborou uma matéria com um passo a passo de como fazer isto. Veja aqui!

4. Redução do trabalho operacional

Ao ter um bot do WhatsApp você pode automatizar as comunicações e com isso a equipe pode focar em outras tarefas de maior valor e prioridade.

Dessa forma, o bot vai tirar dúvidas frequentes e lidar com processos mecânicos que consomem muito tempo.

Chatbot do whatsapp business para melhoras suas vendas

Como funciona um Chatbot para WhatsApp Business?

O primeiro passo para ativar o chatbot para Whatsapp é solicitar a API comercial do WhatsApp. Isso deve ser feito com a ajuda de um provedor de soluções oficial, que já conhece os melhores caminhos para obter a licença.

Você pode conferir a lista de provedores de solução oficiais do WhatsApp Business aqui

Pensando nisso, é essencial que você defina qual será a estratégia de uso da ferramenta para otimizar a experiência do cliente.

Depois de fazer a integração, você poderá automatizar as conversas para que toda vez que um cliente entrar em contato receba uma resposta imediata, independentemente de alguém de sua equipe estar disponível.

Quando o bot do WhatsApp capturar os dados da conversa, você poderá intervir pessoalmente caso detecte uma boa oportunidade de venda.

Ter um Chatbot para WhatsApp facilitará uma resposta automática às perguntas mais frequentes que darão tranquilidade e conforto às pessoas interessadas em seu negócio. 

O que um bot do WhatsApp pode fazer?

Veja o que um Chatbot para WhatsApp fará por você caso decida incorporá-lo ao seu WhatsApp Business:

1. Aumento da taxa de conversão; 
2. Expansão da sua rede de leads;
3. Melhorará a experiência dos usuários que tiverem contato com sua marca, proporcionando confiança, rapidez e eficiência;
4. Capitalizar os dados de leads que podem se tornar clientes fiéis no futuro.

Dicas para aumentar o sucesso do seu Chatbot no WhatsApp

Para maximizar o sucesso do seu Chatbot no WhatsApp Business, você deve levar em consideração alguns tópicos. Confira:

  • Faça uma análise dos seus potenciais consumidores, seus interesses e perguntas frequentes. Conhecer o público é a melhor forma de estabelecer boas conversas com ele;
  • Projete uma estratégia de resposta completa que não deixe nenhuma informação valiosa de fora; 
  • Adicione seu toque pessoal e escrita criativa: o fato de ser um Chatbot não significa que não haja pessoas por trás dele;
  • Selecione o produto e o formato que melhor se adapta a você e atende às necessidades do seu negócio;
  • Inclua seu Chatbot para WhatsApp em sua estratégia geral de marketing. Respeite o tom, os objetivos e a especificidade da sua marca.

E aí, achou esclarecedor? 

Agora você já sabe como o chatbot para WhatsApp Business pode te ajudar no atendimento ao cliente e dinamizar os contatos para garantir experiências satisfatórias de vendas!

Quer juntar todo o poder do WhatsApp Business e potencializar as vendas do seu negócio? 

Siga por dentro do site da Academia Assaí para saber mais sobre empreendedorismo alimentar e dicas inovadoras que vão melhorar a experiência de seus clientes, aumentando seu lucro!

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