Negócios
Comida de Rua: o que você precisa saber para lucrar
Postado em: 30 de Janeiro de 2023 às 16:15 Por Redação
A comida de rua é rápida, fácil e econômica. Alimenta uma infinidade de públicos que transitam diariamente pelas ruas.
Enfim, a comida de rua fortalece em diversas situações!
Se você deseja saber como iniciar um negócio de comida de rua, contaremos como atingir esse objetivo.
Porém, o mais importante é ter um modelo de negócio, ter objetivos claros e aprender tudo o que você precisa para começar um negócio lucrativo.
Basta vender alimentos de qualidade e até mesmo com uma estrutura simples para iniciar a venda na rua. Assim, será possível obter bons resultados.
E aí, quer encontrar uma maneira interessante de vender sua comida de rua? Então, confira as ideias incríveis que a Academia Assaí preparou aqui!
Como iniciar seu negócio de comida de rua
Para vender comida de rua é necessário escolher o tipo de alimento que irá vender e a forma como irá trabalhar. Podendo ser uma barraca, food truck ou carrinho ambulante.
Depois, você precisará certificar-se de que está licenciado para vender alimentos e cumprir os regulamentos de segurança alimentar.
Junto a isso, ter boas ideias de alimentos para vender e, acima de tudo, apresentar um bom plano de negócios será determinante para o sucesso das suas vendas na rua.
Contudo, é importante seguir todas as leis e regulamentos na operação do seu negócio na venda de alimentos.
5 dicas para te ajudar a acertar na planificação do seu negócio de rua:
1. Plano de Negócios
Fazer um plano de negócios é uma parte extremamente importante desse conceito. Você deve considerar para quem vai vender, onde e qual será sua margem de lucro.
Quem serão seus fornecedores, quais serão seus gastos e pessoal necessário para operar; se vai ter entrega ao domicílio, entre outras coisas.
Leia também:
- Como criar o seu plano de negócios em apenas 4 passos
- Como manter o negócio de rua na ausência de evento
- Dicas de como utilizar as redes sociais em prol da divulgação do seu negócio
2. Localização
Ao contrário de um restaurante comum, em que você pode escolher mal a localização sem a opção de se mudar, a flexibilidade de vender na rua é uma de suas grandes vantagens.
No entanto, é importante definir o seu mercado-alvo e escolher a melhor localização de acordo com o tipo de alimento que vai vender e os seus potenciais consumidores.
- Visite o local pelo menos três vezes em dias e horas diferentes para conferir o movimento e descobrir os melhores horários para atividade.
- Verifique se o seu produto, preço e forma de divulgação combinam com o local.
- Veja se a rua é conhecida, tem acesso fácil e movimento suficiente.
- Pesquise o público.
- Analise o comércio que existe ao redor.
- Por fim, observe as condições de higiene, segurança, luminosidade, vizinhança, a lotação do espaço.
3. Cardápio
Desenhar um cardápio de forma clara e concisa e colocá-lo em um quadro visível com preços e fotos tem o potencial de aumentar as vendas em até 200%.
Você pode destacar as opções que mais vendem. Isto é, dar maior cartaz aos seus “pratos estrela”.
Claro, certifique-se de que suas opções sejam consistentes com todo o seu conceito.
Aliás, são inúmeros os conceitos: desde comida típica, orgânica, churrasquinhos, sanduíches, pizzas, pastéis, doces, etc.
Então, dependendo da sua operação principal, você deve pensar na praticidade da elaboração do seu cardápio e equipar o seu Menu de acordo com as suas necessidades.
4. Autorizações necessárias
Cada cidade tem seus próprios regulamentos e, por isso, é importante que você se certifique de quais são eles para se alocar.
As licenças significam mais tranquilidade para todos: o trabalhador tem as garantias de exercer sua atividade dentro da lei - com regras conhecidas - podendo investir no seu negócio.
Por outro lado, quem gosta de comer na rua se beneficia com a fiscalização da higiene, limpeza e segurança dos alimentos que consome.
5. Promoções
A utilização das redes sociais é fundamental para que o seu negócio cresça como qualquer outro, principalmente na zona onde se encontra.
Já dizia o ditado: "quem não é visto, não é lembrado".
Um dos maiores destaques nesta época do ano é a venda de comida de rua.
Com a folia carnavalesca se aproximando, imagine os foliões a caminho dos blocos? Um hot dog, uma tapioca, um espetinho, venda de bebidas?
São milhares de oportunidades para você vender e lucrar pela cidade.
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