Empreendedorismo

Pão do Rei - produtos vendidos na padaria

Pão do Rei: de salão de beleza e lava car para padaria

Postado em: 06 de August de 2020 às 14:38 Por Redação

A trajetória da padaria Pão do Rei se mistura com a trajetória de um casal curitibano que adaptou a casa e a rotina para produzir pães caseiros.

Em 2020, o casal contou sua história ao blog da Academia Assaí e, em 2022, foram o vencedores do Prêmio Academia Assaí, com a Pão do Rei.

Confira agora como tudo começou.

 

Pão do Rei: adaptação necessária

 

Até o dia 28 de março de 2020, no mesmo terreno da casa de Francielle e Felipe Rossini, ela atendia em um salão de beleza e ele em um lava car.

Como muitos pequenos empresários, o casal dependia do dinheiro que entrava no dia a dia para fechar as contas no final do mês.

Quando precisaram suspender as atividades profissionais para frear os avanços da pandemia, eles se viram diante de um dilema:

 

  • aguardar o decreto municipal liberar as atividades, enquanto contraiam dívidas para arcar com as despesas diárias, ou
  • mudar de área para poder continuar trabalhando durante o período.

 

Para eles, o melhor caminho foi adaptar a cozinha da casa e começar a atuar no setor da alimentação, criando a padaria Pão do Rei.

O Felipe decidiu fazer pão porque é um produto de primeira necessidade. Como ele está presente diariamente na mesa do brasileiro, as pessoas comprariam com frequência”, conta Francielle.

 

Pão do Rei - salgado

 

Apesar de nunca terem feito pão, eles acreditaram no próprio potencial.

Aprenderam técnicas de panificação pela internet e, em pouco tempo, começaram a elaborar produtos diferentes.

Para conquistar os clientes, Francielle tirou fotos dos produtos e divulgou para os contatos de clientes do salão de beleza e do lava car que tinha no WhatsApp.

O sucesso de vendas dos pães foi o sinal que eles precisavam para investir ainda mais na ideia.

Sem ter tempo a perder, a pequena cozinha do casal foi tomada por pães, formas e embalagens para a entrega.

À medida em que as encomendas aumentavam, eles buscaram maneiras de melhorar e escalar a produção.

Do desenvolvimento das receitas, o cálculo do custo do produto até chegar o preço final, a escolha dos fornecedores com preços acessíveis, a apresentação do produto e, ainda, as entregas seguindo as novas normas de higiene e distanciamento social... tudo isso precisou ser aperfeiçoado dia após dia”, enfatiza a empreendedora.

No começo, a produção de pães possibilitou manter o padrão de vida, suprindo as necessidades básicas do casal.

Após aparecerem na TV, no telejornal local e no programa Encontro com Fátima Bernardes, a vida deles mudou para melhor.

Com a visibilidade conquistada com o programa, conseguimos investir mais no nosso negócio e melhorar o padrão de vida, tanto financeiro quanto mental e emocional.

 

Sem medo de crescer

 

Pão do Rei - pão vendido

 

Após alguns meses, a cozinha da casa ficou pequena para atender a demanda dos 400 clientes cadastrados. 

A saída foi alugar um espaço próximo da residência do casal e montar uma cozinha exclusiva para a produção de pães.

Além disso, para que Francielle e Felipe se dediquem exclusivamente a produção dos pães, eles terceirizaram o serviço de delivery.

Cheios de sonhos e planos para o futuro, já pensam nos próximos passos para o negócio.

No futuro, gostaríamos de abrir um café para que os clientes consigam degustar os produtos aqui no nosso espaço”, compartilha Francielle.

Neste caso, o maior desafio não foi adaptar as atividades da empresa e nem os seus produtos, mas para mudar de área, eles precisaram adaptar a vida, a rotina e a própria casa.

Outro importante ensinamento do casal é que eles não tiveram medo de se reinventar para expandir mesmo durante a crise.

Histórias como essas inspiram quem está em busca de novas alternativas.

 

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