Dicas

O que considerar para as vendas de Dia das Mães em 2021?

Postado em: 13 de Abril de 2021 às 18:00 Por Paulo Henrique Ribas

Faltam poucos dias para a data mais carinhosa e amorosa do ano. O Dia das Mães 2021 está chegando – e nós iremos dar dicas para você vender ainda mais nessa época.

O Dia das Mães é muito especial para todos(as) nós. Talvez você seja apenas filho(a), talvez já seja mãe, mas, independentemente disso, todos(as) sabemos da importância dessa data, não apenas para as pessoas como também para o comércio em geral.

O setor alimentício tem passado por grandes impactos desde o início da crise provocada pelo coronavírus, registrando grandes quedas no volume de vendas. O empreendedor precisou adaptar-se e muitos até mesmo se reinventaram para manter seus negócios de portas abertas. 

Nosso objetivo é trazer informações e ideias por meio dos nossos conteúdos. Por isso, no artigo de hoje, traremos algumas dicas para que você possa preparar seu negócio e aproveitar as melhores oportunidades dessa data.

 

Presença digital é fundamental

Não é de hoje que reforçamos isso, então, para quem acompanha nosso blog regularmente, isso já não é nenhuma novidade. Fazer com que seu negócio ganhe visibilidade no ambiente digital é essencial para garantir boas vendas no Dia das Mães de 2021.

Somente no ano passado, a data movimentou cerca de R$ 3,7 bilhões em vendas pela internet, registrando uma alta de 68% em relação a 2019, segundo uma pesquisa realizada pela Webshoppers.

Com as restrições e mudanças no comércio por conta do coronavírus, que reforçam ainda mais a utilização das redes sociais como ferramenta de impulsão de vendas, nossa primeira dica é direcionar esforços e estratégias para o ambiente digital. Confira alguns materiais que já produzimos aqui no blog e que poderão ajudá-lo(a) nesse sentido.

1 - Dicas para produzir conteúdo de negócios na internet

2 - Que tal começar a trabalhar com um perfil comercial no Instagram?

3 - WhatsApp para vendas: saiba como utilizar essa ferramenta a seu favor

 

Entrega, campanhas de descontos e promoções

Assim como as vendas pela internet, outro ponto importante para analisar na estratégia do seu negócio é a logística por trás de cada entrega. Com o cenário atual, o cliente nem sempre poderá ir ao seu ponto de vendas para fazer a retirada, por isso, a entrega ficará exclusivamente por sua conta.

Nesse momento, é importante traçar uma rota funcional, a fim de realizar as entregas de maneira eficiente, economizando combustível e garantindo que sua encomenda chegue perfeita ao destino.

No caso de produtos que exigem refrigeração, a atenção é dobrada, afinal de contas, o calor no veículo pode influenciar negativamente no processo de entrega. Caso você não possua um veículo com refrigeração, a utilização de caixas de isopor ajuda bastante nesse processo.

O Dia das Mães é uma data cercada de muitas promoções. Todo o comércio é movimentado por uma avalanche de ofertas, descontos e o que mais vier à mente.

Entretanto, antes mesmo de avaliar qual será a melhor estratégia promocional para as suas vendas, faça as contas e avalie quais preços serão saudáveis para o seu negócio. 

Para quem trabalha com vendas de alimentos, é sempre importante pensar em combinações de produtos, kits especiais e como será a recepção do público a esses presentes.

Lembre: seu público não será necessariamente as mães, afinal, elas receberão o produto final, mas quem faz a compra são os(as) filhos(as) e afins. Foque suas estratégias de vendas e promoções nesse público, com apresentações e produtos que engrandeçam os olhos – e, claro, preços favoráveis ao seu faturamento.

Caso você trabalhe com campanhas de descontos, avalie se o preço está saudável e se o desconto pode ser compensado pelo aumento na demanda gerada na data.

 

Dia das Mães 2021: quais produtos investir?

 

Quem trabalha com a venda de produtos alimentícios e gerencia o próprio negócio sabe que cada venda importa e cada cliente é único. Por isso, que tal fazer uma ponte com a clientela da Páscoa para saber como estavam os produtos e aproveitar para saber o que ela espera do Dia das Mães 2021? Por aí você já tem um caminho.

Além disso, temos três opções de dicas para a data:

 

Lasanha

 

Lasanha tem cara de domingo de Dia das Mães e, para muitas pessoas, é um prato que representa as reuniões familiares e os almoços cercados daqueles que tanto amamos. 

Além disso, muitos dos ingredientes de uma receita tradicional de lasanha, como a bolonhesa, por exemplo, são utilizados na cozinha de quem trabalha com a venda de salgados, lanches e outros produtos de venda ambulante.

Você pode utilizar queijos, massas e carnes que tiver em estoque, sem a necessidade de investir tanto em uma receita apenas para a data comemorativa.

Invista na divulgação e na entrega das encomendas no dia, usando, ainda, um recipiente que a mantenha aquecida o máximo possível.

Buquê de cupcake

 

Flores são sempre uma boa opção para presentear. Agora, um buquê de cupcakes é ainda melhor, não é mesmo? 

Além de ser uma opção mais criativa e interessante, levando em conta que o buquê é feito para ser consumido e não será descartado como um de rosas comum, esse formato pode surpreender sua clientela no Dia das Mães 2021!

Confira abaixo algumas dicas para evitar erros no momento da montagem:

Materiais necessários: 

  • Cupcakes (receita tradicional, encontrada facilmente pela internet)
  • 1 saco de confeitar
  • 1 vaso pequeno
  • 1 bola de isopor na medida do vaso escolhido
  •  Palitos de dente

Montagem

  1. Prepare a massa e asse os cupcakes.
  2. Decore utilizando o saco de confeitar e o doce de sua preferência. Não recomendamos que você faça cupcakes recheados, isso porque será espetado um palito embaixo para fixar na base do buquê – e isso pode comprometer a firmeza no momento da montagem. Nesse sentido, opte apenas pelo recheio no topo.
  3. Reserve na geladeira.
  4. Coloque a bola de isopor na “boca” do vaso e, depois, espete alguns palitos de dente na bola de maneira espaçada. 
  5. Tire os cupcakes da geladeira e coloque um em cada palito, uniformemente na bola de isopor.
  6. Use uma fita para fazer o laço no vaso.

O custo médio por cada buquê, levando em consideração os materiais adicionais (que não são de uso comum no dia a dia), como o isopor, laço e vaso é de R$ 30,00 por unidade.

Para reduzir esse custo, é sempre importante negociar com fornecedores e fazer comparações entre eles.

Trufas recheadas

Ainda com estoque de Páscoa? Que tal apostar nas famosas trufas recheadas? Além de possuírem um custo-benefício melhor, com esses doces, não tem erro!

Você pode ainda utilizar os ingredientes que sobraram da Páscoa para o preparo, evitando perdas no seu negócio. Nossa dica para as trufas é subdividir as quantidades, a fim de oferecer ao consumidor opções mais variadas de tamanhos, sabores e preços.

Como dito no início do texto, dar ao cliente a opção de montar uma caixa de trufas exclusivas também auxilia no interesse e na satisfação do cliente.

Gostou dessas dicas e sugestões? Fique de olho em nossas redes sociais, pois estaremos postando conteúdos diários para que você saiba tudo o que precisa para vender ainda mais no Dia das Mães 2021.

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