Dicas

A importância da capacitação empreendedora - Academia Assaí

A importância da capacitação empreendedora para o crescimento

Postado em: 16 de Março de 2021 às 09:00 Por Redação

Para ter sucesso em um empreendimento, não bastam ideias revolucionárias e dinheiro para investir. Em diversos momentos de sua trajetória, você irá se deparar com situações inesperadas e, em muitos casos, desafiadoras. Por isso, neste artigo, abordaremos a influência da capacitação empreendedora para a prosperidade do negócio. Acompanhe a leitura!

Um levantamento realizado pelo SEBRAE constatou que 23% das micro e pequenas empresas fecham em até dois anos depois de terem suas atividades iniciadas. Ainda, o IBGE afirma que até 60% das empresas que foram fundadas em um tempo de 5 anos encerram suas atividades.

O que gera esses números? O principal motivo é a falta de capacitação, experiência, clientes e capital de giro.

Habilidade e experiência com empreendedorismo não é algo que nasce em nós. Quando alguém decide montar um negócio, é quase inevitável que essa pessoa acabe se deparando com alguma questão para a qual não saiba a resposta ou não saiba como resolver aquilo.

Academia Assaí - A importância da capacitação empreendedora para o crescimento do negócio

POR QUE VOCÊ DEVE BUSCAR CAPATICAÇÃO

Se você é dono de um restaurante que trabalha com o sistema de buffet, por exemplo, sabe que seus pratos serão atrativos para os consumidores, entretanto, sua habilidade no comando da cozinha, sozinha, não será suficiente para gerenciar seu caixa ou gerir as pessoas que trabalham com você.

É por isso que a capacitação empreendedora é tão importante, afinal de contas, quando adquirimos conhecimento sobre uma função que sai da nossa zona de conforto, automaticamente tornamo-nos mais experientes, fazendo com que a gestão do negócio seja mais assertiva e bem-sucedida.

Mas qual é a melhor forma de aprimorar habilidades?

A verdade é que não existe uma fórmula a ser seguida. A melhor maneira de obter capacitação empreendedora é aquela que o(a) deixa mais confortável!

Há quem prefira os meios mais tradicionais, como livros e materiais impressos, e há  quem prefira os meios digitais, como cursos EAD, artigos de blogs e e-books. Seja qual for a sua preferência, o primeiro passo para a capacitação está em descobrir a maneira mais confortável e eficaz para você aprender.

Abaixo, confira algumas dicas de como aprimorar suas habilidades e manter-se atualizado no mercado.

1 - Livros, artigos e e-books

Academia Assaí - A importância da capacitação empreendedora para o crescimento do negócio

Começamos com esses materiais por duas razões: a primeira delas é por causa da infinidade de materiais e e-book gratuitos que é possível encontrar na internet. Independentemente do tema, hoje, basta “dar um Google” que encontraremos artigos e livros digitais sobre os mais variados assuntos, principalmente sobre a gestão de um negócio.

Se você é do tipo de pessoa que é familiarizada com a leitura no ambiente digital, buscar capacitação empreendedora dessa maneira pode ser o jeito mais confortável de se aprimorar. 

Se você caiu de paraquedas neste artigo e ainda não conhece a Academia Assaí Bons Negócios, saiba que, semanalmente, postamos conteúdos sobre empreendedorismo nas mais variadas áreas de gestão, a fim de que você e seu negócio prosperem cada vez mais. Clique aqui e acompanhe nossa galeria completa de materiais.

O segundo motivo de começarmos por esses formatos de aprimoramento são os livros. De modo geral, muitas pessoas desenvolvem uma relação bem íntima com esse tipo de material. Existem aqueles que não trocam um livro por nada neste mundo, aproveitando cada página da leitura.

Também há pessoas que não se dão tão bem assim com esse formato. Mas, ainda assim, reforçamos que, em muitos dos casos, principalmente em materiais relacionados a empreendedorismo e à liderança, o autor transcreve naquele impresso toda a sua trajetória e sua experiência, por isso, essa ainda é uma das maneiras mais funcionais para garantir seu aprimoramento como empreendedor.

Confira abaixo, alguns exemplos dos livros mais recomendados para leitura voltados ao empreendedorismo.

Mindset - Carol S. Dweck

Recomendado por Bill Gates, o livro de Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford, afirma que nosso sucesso está diretamente relacionado com a atitude mental com a qual encaramos a vida, chamada de mindset. Para a formulação deste material, foram precisos 10 anos de pesquisa.

Rápido e Devagar: duas formas de pensar - Daniel Kahneman

Diferente do livro anterior, a obra de Daniel Kahneman envolveu 20 anos de pesquisa, lhe rendendo um Prêmio Nobel.

No livro o autor mostra que existem duas maneiras diferentes de pensar: o pensamento rápido, conhecido por intuitivo e emocional, e o devagar, lógico e ponderado. Além disso, ele mostra a capacidade de influência do pensamento rápido nas nossas decisões pessoais e profissionais.

2 - Podcasts e audiobooks

Academia Assaí - A importância da capacitação empreendedora para o crescimento do negócio

Se você não é do tipo de pessoa afeiçoada ao hábito de ler, talvez nossa segunda dica possa ajudá-lo(a). Podcasts e audiobooks também são uma excelente maneira de conseguir capacitação empreendedora. 
Hoje, existem diversos podcasts que abordam temas relacionados à trajetória empreendedora e ao mundo dos negócios. Além disso, outra característica que destaca esse formato de estudo é a praticidade de como ele pode ser consumido.

Diferentemente de livros e outros meios que exigem sua total atenção e dedicação para compreender o que está sendo dito, podcasts e audiobooks podem ser ouvidos durante uma pedalada ou, ainda, enquanto você arruma a casa. 

É claro que isso não o(a) isenta de prestar atenção ao que está sendo dito, porém, esse tipo de material pode ser mais facilmente incluído no seu dia a dia. Dá uma olhada nesses programas:

Mentalidade Empreendedora

Conduzido por Mario Quintanilha, o podcast tem o objetivo de auxiliar seus ouvintes a desenvolverem uma mentalidade empreendedora e conduzi-los com dicas para quem está começando o próprio negócio. 

Resumocast 

Gustavo Carriconde e João Cristofolini são empreendedores brasileiros e dão dicas de livros relacionados ao tema, com resumos e conteúdos importantes para quem está começando um empreendimento. Os episódios duram cerca de 30 minutos cada.

Para fecharmos a segunda dica, a recomendação de podcast é o nosso! Caso você ainda não conheça, o podcast Negócio em Dia é desenvolvido pela Academia Assaí Bons Negócios e conta com episódios semanais voltados ao micro e pequeno negócio, com dicas, temas e especialistas de diversas áreas do empreendedorismo, com temas como “Como bloqueios mentais impedem o crescimento profissional?”, “Por que parece ser tão difícil fazer a gestão financeira?” e “Ferramentas para um bom desempenho nas redes sociais” . Para conhecer e acessar todos os episódios, clique aqui.

3 - Cursos voltados à capacitação empreendedora

Academia Assaí - A importância da capacitação empreendedora para o crescimento do negócio

Sabemos que nem todos possuem o tempo e o dinheiro necessários para fazer um curso de graduação. Aliás, nem sempre é preciso ter um diploma para empreender: Bill Gates e Mark Zuckerberg estão aí para nos provar. Entretanto, existem diversas opções de cursos de menor duração (além de mais baratos – existem, inclusive, inúmeros que são gratuitos) disponíveis no mercado.

Outra vantagem dos cursos voltados ao empreendedorismo é a possibilidade de estudar e aprimorar suas habilidades justamente nas áreas em que você acredita ter menos experiência.

Confira algumas dicas de cursos:

Sebrae

Não poderíamos deixar de incluir a maior rede de apoio ao pequeno negócio do Brasil. No site do Sebrae você encontra uma categoria recheada de cursos profissionalizantes para aperfeiçoar suas habilidades e tirar suas ideias do papel. Clique aqui e confira.

A Academia Assaí também oferece uma variedade de cursos profissionalizantes para ajudá-lo(a) com a gestão do seu negócio, com temas como “Vendas por encomenda” e “Todos podem empreender”. Para conhecer todos os cursos, é só clicar aqui.

Nesse material, listamos as principais e mais eficientes maneiras de aprimorar seus conhecimentos e gerenciar seu negócio com mais qualidade. Porém, caso você não se identifique com nenhuma dessas opções, confira nosso artigo com 5 dicas de séries que ensinam alguma habilidade empreendedora. Esperamos que essas dicas possam ajudar. Até breve!
 

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí