Afronegócio + Feira Preta
Free Soul Food: priorizando alimentação saudável e inclusão
Postado em: 04 de Dezembro de 2020 às 09:00 Por Redação
A Free Soul Food é um negócio do ramo de alimentação saudável, que prioriza em seu processo produtivo, a inclusão de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Toda solução parte de um problema que deve ser resolvido e, para Maíra e Janete da Costa, criadoras da Free Soul Food, essa frase se aplicou como um leme que direcionou os rumos da empresa.
Em 2012, Maíra morava na Itália como imigrante e atuava na área de tecnologia.
Nessa época, descobriu que era intolerante à lactose e, por conta disso, passou a pesquisar e buscar informações referentes à sua nova condição de vida.
"Quando eu percebi meu problema de saúde, notei que várias pessoas também passavam por situações parecidas e buscavam alternativas de alimentação mais saudáveis", conta.
Aliado a isso, em uma conversa, Janete (mãe de Maíra) comentou que estava pensando em comprar um restaurante.
“Minha mãe é dessas pessoas que surgem com uma ideia nova a cada dia e, por isso, pensei que seria apenas mais uma de tantas outras”, completa a empreendedora.
Após dois anos de pesquisa, mãe e filha conseguiram viabilizar uma proposta de um negócio estável no setor de alimentação saudável, dando início ao empreendimento Free Soul Food.
A Free Soul Food é uma empresa de gastronomia que atua no preparo e servimento de buffets completos para eventos sociais e corporativos, voltada aos clientes interessados em fazer parte do movimento de inclusão da diversidade.
Mais do que promover a alimentação saudável, a Free Soul Food é uma empresa de impacto social.
Em 2018 e 2019, a marca foi reconhecida pelo Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade por seus trabalhos com a população migrante, negra e feminina na cidade de São Paulo.
Free Soul Food: Alimentação saudável e inclusão
“’Respeito’ é a palavra que pauta nossas ações. Não somos contra o glúten, o leite ou a carne. Somos contra os ultraprocessados, por isso, criamos um negócio baseado em abrir menos pacotes e descascar mais alimentos.
Sempre pensamos muito na maneira como iríamos produzir produtos que respeitassem a saúde individual de cada cliente e toda a cadeia produtiva. Por isso, desde o início, optamos por embalagens biodegradáveis ou retornáveis e adotamos na produção dos alimentos um modelo capaz de reduzir ao mínimo o volume de resíduos no meio ambiente, aproveitando ao máximo cada alimento.
Além disso, como duas mulheres negras, pensamos a fundo em como contrataríamos nossos profissionais. Já vivi como imigrante, por isso, optamos por empregar apenas mulheres negras, imigrantes ou que vivessem em algum tipo de vulnerabilidade social”, finaliza Maíra.
Oportunidades de crescimento e adequação aos novos tempos
Por conta do isolamento social causado pela epidemia do coronavírus, eventos foram cancelados, exigindo das empreendedoras destreza para adequar seu modelo de negócio aos novos tempos.
Ao realizarem uma pesquisa com seu público, mãe e filha notaram que grande parte dos consumidores estava com dificuldades para se alimentar corretamente em casa.
“Para atender a essa nova demanda, passamos a criar cestas com alimentos frescos pré-prontos, a fim de facilitar a rotina de quem não tem tempo hábil para esses processos mais manuais.”
Com 18 anos de história, a Feira Preta é o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, e neste ano ocorre entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, de modo virtual, totalmente gratuito.
A Feira Preta é um evento anual que reúne empreendedores negros para exporem sua criatividade e inventividade nas áreas de moda, música, gastronomia, audiovisual, design, tecnologia, e muitas outras.
A Academia Assaí Bons negócios orgulhosamente patrocina a Feira Preta, por isso, ao longo dos próximos conteúdos, traremos outros empreendimentos de peso que participarão da feira.
Confira mais dicas em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui.
Recentes
Da plantação à mesa: a cadeia produtiva a partir do campo
Legalização: sua importância nos negócios de gastronomia
Café Quilombo: marca valoriza tradições afro-brasileiras
Ancestralidade na gastronomia: saberes que moldam o futuro
Patrocinadores do programa Academia Assaí
Patrocinadores Todos podem Empreender
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Ambulantes
Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Pizzarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Empreender na Prática
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Gestão Financeira
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Marketing e Vendas
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Bares e Lanchonetes
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Minimercados e Mercearias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Padarias e Confeitarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Restaurantes
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Vendas por Encomenda
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros
Conteúdo patrocinado por:

