Sustentabilidade

ESG: estratégias sustentáveis para pequenos negócios - Academia Assaí

ESG: sustentabilidade como um diferencial competitivo

Postado em: 23 de Outubro de 2023 às 10:00 Por Redação

Você já ouviu falar em ESG? Essa sigla, em inglês, significa Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança

Bom, trata-se de um conjunto de critérios que avalia o desempenho das empresas em relação à sustentabilidade, à responsabilidade social e à ética nos negócios.

Mas o que isso tem a ver com o seu empreendimento alimentício? Tudo!

Afinal, cada vez mais os consumidores estão atentos às práticas dos negócios que se preocupam com o meio ambiente, com as pessoas e com a transparência.

Adotar os princípios do ESG pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio de alimentação, além de trazer benefícios para a sociedade e para o planeta.

Quer saber como? Siga a leitura para aprender algumas dicas de aplicação do ESG no seu empreendimento.

 

ESG: a chave para o sucesso do seu negócio

 

ESG é uma sigla que representa três fatores que são importantes para a sustentabilidade de uma empresa.

É uma forma de medir o impacto nas dimensões: ambiental, social e governança

E tais dimensões englobam aspectos como:

 

  • Ambiental: redução de emissões de gases de efeito estufa, uso eficiente de recursos naturais, gestão de resíduos, preservação da biodiversidade, entre outros fatores.
  • Social: respeito aos direitos humanos, diversidade e inclusão, saúde e segurança dos trabalhadores, qualidade dos produtos e serviços, e relacionamento com a comunidade.
  • Governança: ética e integridade, transparência e prestação de contas, combate à corrupção e participação dos stakeholders.

 

ESG: destaque o seu negócio da concorrência - Academia Assaí

 

Quais são os benefícios da ESG?

 

No fim das contas, o ESG é importante porque reflete o compromisso das empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Além disso, o ESG pode trazer vantagens competitivas para as empresas, como:

 

  • Aumento da reputação e da confiança dos clientes, fornecedores, investidores e sociedade em geral;
  • Melhoria da eficiência operacional e da inovação, por meio da adoção de práticas mais sustentáveis e tecnológicas;
  • Redução de riscos e custos, por meio da prevenção de problemas ambientais, sociais e legais;
  • Atração e retenção de talentos, por meio da valorização das pessoas e da criação de um ambiente de trabalho saudável e diverso;
  • Acesso a novos mercados e oportunidades de negócios, por meio do alinhamento com as demandas e tendências globais.

 

Como aplicar o ESG

 

Existem diversas práticas ESG que podem ser adotadas pelo seu negócio de alimentação. Mesmo com orçamentos limitados. 

Anote aí alguns exemplos:

 

Ambiental

 

  • Utilize embalagens biodegradáveis ou recicláveis para os seus produtos;
  • evite o desperdício de alimentos;
  • faça a coleta seletiva dos resíduos; e
  • utilize fontes renováveis de energia.

 

Social

 

  • Ofereça produtos saudáveis e de qualidade para os seus clientes;
  • capacite e valorize os seus colaboradores;
  • promova a diversidade e a inclusão no seu time;
  • apoie projetos sociais na sua comunidade.

 

Governança

 

  • Siga as normas sanitárias e fiscais do seu segmento;
  • tenha uma política de ética e integridade;
  • seja transparente nas suas informações e resultados;
  • dialogue com os seus stakeholders.

 


 

Com um pouco de planejamento e esforço, é possível implementar ações que tenham um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na governança.

Lembre-se que o ESG não é uma moda passageira, mas uma tendência irreversível. 

Comece com pequenas ações: não é preciso fazer tudo de uma vez.

De grão em grão, por meio de pequenas ações e iniciativas, você ganha experiência e o seu negócio se tornará referência, vencendo a concorrência.

 

 

Confira mais conteúdos em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui. Conheça também histórias de afroempreendedores de sucesso na nossa página Afronegócio.

Patrocinadores do programa Academia Assaí

Patrocinadores Master

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Marketing e Vendas

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Gestão Financeira

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí