Dicas

05 dicas para novos empreendedores que ninguém conta

Postado em: 18 de Agosto de 2021 às 08:00 Por Jhonatan Alves

05 dicas que farão a diferença no dia a dia de novos empreendedores se usadas efetivamente! Conheça este segredo separado exclusivamente aos leitores da Academia Assaí: 

Você é empreendedor e a todo instante está estudando e se aperfeiçoando no caminho para negócio crescer, certo? Mas e se a gente dissesse que a Academia Assaí separou para você 05 dicas que ninguém conta e que ajudarão nesta caminhada?

Pois é! Você empreendedor da área de alimentação está prestes a ler segredos que vão impulsionar seu negócio para além daquilo que você imaginava. São dicas simples, mas que se aplicadas efetivamente, mudarão o modo como você enxerga seu processo de empreender. Veja abaixo:

 1ª dica: organização!

Dicas que ninguem conta organização

Não adianta ter um negócio cheio de apetrechos, com bons equipamentos, tudo novinho, se não houver organização. Desde as planilhas de contas pagas, a débitos e a organização do espaço, o alinhamento de tudo isso fará que você tenha o controle do seu negócio.

E esse ensinamento também se reflete quando olhamos para o estoque. Você precisa organizar a demanda de saída de seus produtos para ter um estoque certeiro, ao que necessita, sempre prezando pela qualidade dos produtos e validade, ainda mais quando se trata do setor de alimentação.

2ª dica: acompanhar a concorrência é ser prevenido!

Dicas que ninguém conta concorrencia

No mundo dos negócios existe a concorrência e que bom ser assim porque há espaço para todo mundo. Mas é necessário acompanhar o que acontece no cenário local, estadual, nacional e Brasil afora. Ficar atualizado em relação a novos produtos, tendências e mesmo relação de preços é imprescindível para que seu negócio brilhe entre as opções que existem no mercado.

Por exemplo: você faz o melhor ‘hot dog’ da cidade e digamos que surge uma nova tendência no mercado, na qual um dog de salsicha alemã tem muita procura. Se você não se atentar a isso, poderá perder a oportunidade de lucrar e inovar, ou mesmo de criar uma promoção especial do lanche novo, pelo menos no período em que aquela tendência durar.

3ª dica: digitalize-se

Dicas que ninguem conta_ digital

Já estamos na era em que não é mais uma opção estar no ambiente digital ou não. Desde os modos de pagamento, à divulgação do seu produto, tudo envolve ao menos um processo digital. Lutar contra isso não é saudável para o sucesso do seu negócio.

Procure se adaptar às redes sociais do momento e levar até ela conteúdos relacionados ao seu produto. Além disso, se seu negócio dispõe entrega, os aplicativos de delivery ganham cada dia mais espaço e visibilidade. No que se refere a maneiras de pagamento, não só mais o dinheiro vivo é cobiçado: o PIX é tão genuíno quanto, sem taxas ou qualquer outra cobrança para o empreendedor.

4ª dica: equilibre as finanças

Dicas que ninguem conta_finanças

Já é óbvio que ter um caixa e dinheiro para emergências é essencial. Mas, a dica aqui aborda os gastos do dia a dia. Você precisa estar ciente todos os dias do que você investe e do que entra de dinheiro no negócio. Equilibrar esses números é fundamental para que, principalmente, no início do negócio, as coisas fluam no mínimo dentro do orçamento.

Muitas vezes, o gastar está atrelado a emoções e o novo empreendedor encantado com seu negócio, acaba fazendo extravagâncias que seriam desnecessárias e podem acarretar em falência lá na frente. Seja realista, cuidadoso e encare o cenário brasileiro - que passa por período pandêmico - sempre zelando pelo bom senso.

5ª dica: empreender dá trabalho!

Dicas que ninguém conta trabalho

Isso ninguém fala. A internet está cheia de exemplos de pessoas de sucesso, mas é necessário cuidado: se determinada pessoa e negócio estão financeiramente bem, é porque houve ali muito trabalho. É preciso desmistificar a ideia de dinheiro fácil, isso não existe.

O que existe é investimento de tempo, estudo e financeiro. Esses três pilares resultarão em lucro posterior, mas o tempo até lá pode ser e, na maioria das vezes é, grande. Sem um olhar sério, o negócio poderá ruir antes mesmo de iniciar.

Alguns dos principais obstáculos ao empreendedor são: burocracias; administração do tempo; fins de semana de lazer cancelados por conta do expediente; horas extras de estudo após trabalhar o dia todo; organizar funções, vendedor, produção, marketing, controlador de estoque, entre outros.  

 E aí, gostou das nossas dicas? Para não ficar por fora de nada siga nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle