Empreendedor

5 dicas para fidelizar clientes depois da Black Friday

Postado em: 04 de Dezembro às 19:42

Saiba como aproveitar o pós-venda e fidelizar clientes para o seu negócio

Depois que a Black Friday (período de grandes descontos e agitação do varejo) acabou, é hora de fidelizar clientes para dar mais destaque ao seu negócio!

Você pode desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente para continuar vendendo bem durante o ano todo.

Confira 5 dicas importantíssimas para não deixar seus clientes escaparem!

 

#1 Pós-venda

Não é só de vendas que o comércio é feito. Depois que o cliente sai da loja, é importante fazer com que ele volte. E isso depende muito da estratégia de pós-venda.

Se ele voltar, significa que gostou do seu serviço, o produto era bom, foi bem atendido, gostou do ambiente, encontrou o que precisava e ainda pagou de forma justa. O pós-venda é a forma de lidar com o seu cliente após a compra.

Por isso, invista em um bom atendimento e procure saber como está sendo a experiência dele com o seu produto.

Continue enviando promoções a ele, pergunte como foi a compra, lembre-se do seu aniversário e mantenha-o em sua rede de contatos para mostrar que ele é um cliente especial.

Assim, sempre que precisar de um produto ou serviço que a sua loja oferece, ele vai se lembrar de você!

 

#2 Relacionamento

Ter um bom relacionamento com o cliente é, muitas vezes, o que faz a diferença. Assim, se ele encontrar o mesmo produto em outra loja, com preço atrativo, porém sendo mal atendido, ele vai preferir a sua oferta!

Isso não significa necessariamente ser amigo do cliente, mas estar próximo e mostrar-se sempre disponível para que ele perceba sua preocupação em oferecer o melhor. Dessa forma, há grandes chances de ele sair satisfeito do seu comércio e repassar o seu contato para outras pessoas.

 

#3 Divulgação

Continue divulgando seus produtos, fazendo propaganda do seu negócio e oferecendo coisas novas. Só assim seu cliente vai ouvir falar de você com mais facilidade.

Uma maneira de divulgar as novidades da sua loja é manter as redes sociais atualizadas, com fotos de mercadorias que chegaram, promoções especiais em determinado período e mostrar o dia a dia do seu comércio.

Essa é uma maneira de se aproximar dos seus clientes e deixá-los por dentro de tudo o que acontece para que eles não percam de vista o seu negócio.

Cuide sempre da apresentação dos seus produtos, da limpeza e da organização da loja e do treinamento dos funcionários. Isso também pode mudar a visão que as pessoas têm do seu empreendimento e fazer com que queiram, cada vez mais, frequentar o seu ponto de venda.

 

#4 Atualização

Mesmo com o fim da Black Friday, é importante manter os preços do seu negócio competitivos e ficar de olho no mercado para oferecer a melhor oferta, independentemente da época.

Pesquise sempre e não deixe que a concorrência saia na frente. Pergunte ao seu cliente o que ele deseja, se tem sugestões de melhoria ou peça para ele contar como está a atividade dos outros comerciantes.

Assim, você terá conhecimento para aprimorar sua estratégia de venda e poderá estar sempre à frente, com o melhor serviço.

 

#5 Estoque

Por mais que o comércio tenha altos e baixos, mesmo nas temporadas de vendas e datas comemorativas, é importante manter sempre o seu estoque abastecido, para não perder oportunidades de negócio.

A melhor mercadoria é aquela que está pronta para ser vendida, entregue e com a qualidade que o consumidor merece.

Por isso, entenda todo o processo de gestão da produção no seu comércio, além da troca com fornecedores e terceiros, para que não faltem produtos e as vendas fluam durante o ano todo.

 

E para qualquer outra dúvida que surgir ao longo do ano, não deixe de assistir às videoaulas da Academia Assaí específicas para o seu negócio. Com certeza, elas o ajudarão ainda mais em como fidelizar seus  clientes!

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor