DicasEmpreendedor

Iniciativas gratuitas de apoio a pequenos empreendedores

Postado em: 15 de Julho às 09:00 Por Gabriel Sestrem

Mentorias individuais gratuitas e cursos específicos para pequenos empreendedores no atual momento fazem parte das ações

Com o impacto direto da quarentena nas atividades e, consequentemente, na renda de pequenos empreendedores de todas as regiões do Brasil, os desafios de quem possui um pequeno negócio são variados: grande parte das atividades parcial ou totalmente suspensas, baixa reserva financeira para lidar com o período de baixas vendas, pouca familiaridade com o ambiente digital num momento em que essa é uma das poucas alternativas para grande parte dos pequenos negócios se manterem operacionais, e necessidade de adaptações diversas à nova realidade.

Diante desse cenário, empresas e organizações de segmentos variados vêm contribuindo de diferentes formas para beneficiar empreendedores vulneráveis ao período de instabilidade. Confira abaixo algumas dessas iniciativas gratuitas de apoio aos pequenos negócios!

ALIANÇA EMPREENDEDORA

A Aliança Empreendedora é uma organização social que apoia microempreendedores que atuam em comunidades de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam seus empreendimentos. A instituição é uma das parceiras de conteúdo da Academia Assaí Bons Negócios desde 2017.

Conteúdos gratuitos

Desde o início do período de isolamento social, a organização passou a produzir lives (transmissões em vídeo ao vivo) diárias em suas redes sociais, trazendo informações para responder às questões que mais estavam gerando preocupação e dúvidas nos pequenos empreendedores brasileiros. Paralelamente, utilizou o Tamo Junto – plataforma própria focada na distribuição gratuita de conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo – para disponibilizar diariamente informações no formato de videoaulas, cursos e vídeos alinhados às principais necessidades durante a crise.

A coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora, Tatiana Rogovschi Garcia, conta que desde antes do início da pandemia sua equipe já estava buscando utilizar o ambiente on-line para fomentar conhecimentos essenciais ao empreendedorismo. “A gente já vinha estudando todo esse cenário, e a pandemia acelerou o processo. Lá no começo da quarentena fizemos um mapeamento e conversamos com empreendedores e organizações para entender quais eram as maiores demandas para o novo momento e passamos a produzir as lives e os demais conteúdos totalmente alinhados a essas demandas”, conta Tatiana.

Um dos cursos com grande procura é o Empreender em tempos de crise, que pode ser concluído em duas horas e aborda temas como organização das finanças, acesso a linhas de crédito, adaptação para vendas on-line, inovação e até mesmo saúde mental do empreendedor – tudo dentro da realidade do isolamento social.

Para conferir os cursos, videoaulas e artigos gratuitos disponibilizados pela Aliança Empreendedora, acesse o site do Tamo Junto.

Mentoria gratuita

Outro projeto da instituição para apoiar donos de pequenos negócios durante a pandemia é o programa de mentorias gratuitas Guru de Negócios. O programa tem como objetivo conectar microempreendedores –  especialmente os de baixa renda, que não podem pagar pelo serviço – a empreendedores e outros profissionais com maior experiência de mercado, para um processo de mentoria, com acompanhamento e trocas de experiências para desenvolvimento do empreendedor e do negócio.

A mentoria tem um prazo estimado de seis meses para ser finalizada. Durante esse período, os encontros mensais são realizados on-line entre o mentor e o mentorado. A Aliança Empreendedora disponibiliza material de treinamento para todos os envolvidos para que haja um alinhamento de expectativas e, consequentemente, melhores resultados.

Para saber mais sobre as mentorias, acesse o site do Guru de Negócios.

 

REDE MULHER EMPREENDEDORA

O Ela Pode é um dos projetos da Rede Mulher Empreendedora (RME) – organização de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. O projeto, que conta com o apoio do Google, tem como objetivo capacitar mais de 100 mil mulheres brasileiras, garantindo independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas.

As capacitações são oferecidas gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com as demandas apresentadas em cada região, com atenção especial para o Norte e Nordeste, com a abordagem de temas como comunicação, liderança, negociação, finanças, networking e ferramentas digitais.

Durante o período de quarentena, o RME está promovendo diversas oficinas gratuitas ao vivo quase que diariamente, de forma on-line. Há um amplo calendário para a realização das aulas ao vivo com cinco opções de curso, cada um com duração de aproximadamente de uma hora e meia para conclusão:

  • Finanças
  • Ela Pode (parte 1)
  • Ela Pode (parte 2)
  • Estratégias de Comunicação
  • Vendas

Para conferir a agenda de cursos on-line do Ela Pode, clique aqui.

JUNTOS PELO VAREJO

Diante dos desafios da quarentena, a BR Malls criou o programa Juntos Pelo Varejo, com diversas iniciativas voltadas para apoiar varejistas e empreendedores. A ideia do projeto é compartilhar informações sobre diferentes setores da economia – como, por exemplo, o de alimentação – trazendo possibilidades de adaptação. Para isso há lives com especialistas, que podem ser assistidas quando o usuário desejar de forma gratuita e sem precisar de cadastro.

Como destaque para empreendedores que atuam no segmento de alimentação, há a live “O Setor de alimentação em uma nova dinâmica: Impactos e Tendências”, que analisa as mudanças que o setor vem sofrendo com o contexto atual e apresenta estratégias para a retomada.

Por meio de parcerias com a Endeavor e o Cubo Itaú, o Juntos Pelo Varejo também oferece um canal de apoio direto a pequenos negócios, no qual o empreendedor pode contar suas principais dúvidas e dificuldades durante o momento atual de isolamento social, e receber de um time de especialistas em negócios e empreendedorismo as soluções indicadas, personalizadas para o negócio em questão.

Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.
 

Você sabia que o Portal Academia Assaí Bons Negócios conta com um podcast gratuito feito especialmente para quem tem um pequeno empreendimento no segmento de alimentação? São episódios rápidos, totalmente direcionados às principais necessidades dos empreendedores do setor durante o período da quarentena. Para acessar os episódios do podcast Negócio em Dia, clique aqui!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola