EmpreendedorismoEmpreendedor

A história dos deliciosos pães de mel da Doce Deleite

Postado em: 03 de Março às 17:54 Por Redação

Apostando em uma receita tradicional de família, a Sheila André de Noronha criou a Doce Deleite e conquistou o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019!

Quem não gosta de um delicioso pão de mel para adoçar o dia? Melhor ainda se ele for feito de maneira artesanal, com sabor marcante, aroma suave e textura macia, não é mesmo? E foi assim, produzindo pães de mel cheios de história e de amor, que a Sheila André de Noronha foi uma das grandes vencedoras do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019.

Estudiosa, curiosa e com experiência em diversas áreas, ela honrou uma antiga receita da família e criou o seu próprio negócio para vender pães de mel por encomenda. Ficou com água na boca? Então venha conferir essa trajetória inspiradora de sucesso e muito sabor!

COMO TUDO COMEÇOU

Sheila é técnica em nutrição e dietética, bacharela em música e, atualmente, estuda Direito. Ainda, dedica-se ao canto lírico e ao balé clássico. Esse último definido por ela como a “realização de um sonho de infância”. Isso tudo, é claro, além de produzir e comercializar os deliciosos pães de mel da Doce Deleite.

Sua história com os pães de mel vem desde o berço. Isso porque o seu tio-avô fazia pão de mel para vender e presentear os amigos quando Sheila ainda era criança. Ele compartilhou a receita do doce com a mãe de Sheila e a incentivou a produzi-los e a vendê-los, mas a ideia ficou adormecida por um tempo até que ela decidiu vender os pães de maneira mais caseira, apenas para vizinhos e familiares.

Na época, Sheila criou uma placa improvisada com um pedaço de papelão e colocou na porta de casa, divulgando a venda dos pães de mel. “Essa foi nossa primeira estratégia de marketing”, brinca ela.

Apesar de o público ser pequeno, o pão de mel teve uma excelente aceitação e, assim, Sheila teve a ideia de seguir adiante com a receita. “Tempos depois, comecei a vender os pães de mel na faculdade para alguns amigos. As vendas eram feitas de maneira esporádica, sob encomenda, normalmente em datas festivas”, lembra.

Sheila e a sua mãe costumavam conversar sobre alavancar os negócios das vendas do pão de mel, mas os planos sempre eram adiados, devido a outros compromissos que surgiam no caminho. No entanto, as coisas mudaram em abril de 2019, quando Sheila se inscreveu em um concurso para mulheres empreendedoras e se tornou uma das finalistas da ação.

“Saí do evento transformada e determinada a ir adiante com a produção e a venda dos pães de mel. Desde maio de 2019, tenho trabalhado com isso e estou transformando meu desejo/sonho em realidade”, comenta.

NASCE A DOCE DELEITE

Sheila já tinha em mãos um produto vencedor, mas faltava transformá-lo, efetivamente, em um negócio que gerasse lucro. Assim, surgiu a Doce Deleite, especializada em vender os pães de mel com a receita do seu tio-avô. “Na sociedade moderna, em que tudo muda com o tempo, nosso doce permaneceu o mesmo”, diz.

O pão de mel da Doce Deleite é embalado em papel celofane biodegradável e feito com mel natural da Serra do Mel (RN). Ainda, o chocolate usado nas receitas vem de Pernambuco e o açúcar mascavo vem da Bahia. Esse cuidado com a escolha de ingredientes é um fator extremamente importante para Sheila.

“Privilegiamos insumos de produtores locais ou regionais e, ainda, parte da renda de cada pacote de açúcar comprado é destinada pelo fabricante a um hospital infantil. Assim, indiretamente, contribuímos também para esse hospital quando vendemos os pães”, ressalta ela.

A embalagem dos pães de mel e a entrega do produto são realizadas por Sheila e por sua mãe. “Ela prepara a massa e eu auxilio untando as fôrmas, lavando a louça, recortando fitas para os laços, etiquetando e embalando o produto”, enumera. Sheila também é quem cuida da divulgação e da confecção dos rótulos.

O pai dela não fica de fora da linha de produção: ajuda com a limpeza da cozinha e na produção dos pães de mel. “Temos uma cozinha que ainda está sendo equipada e a utilizamos apenas para assar os pães.”

Atualmente, a Doce Deleite trabalha apenas com vendas por encomenda, mas o objetivo é passar a distribuir os produtos para padarias, cafeterias, hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros. E alguém tem dúvidas de que isso dará certo?

Pães de mel artesanais da Doce Deleite

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2019

Sheila ficou sabendo do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019 cinco dias antes do término da inscrição. “Fiquei pensativa sobre me inscrever ou não, mas decidi abraçar a oportunidade”, diz ela, que lembra: “só consegui finalizar o preenchimento do formulário dois minutos antes do encerramento das inscrições.” Ufa!

Para ela, a semana do Prêmio foi intensa, de muito aprendizado e experiências únicas. “Parece que fiquei um mês na imersão e não somente uma semana”, comenta.

Sheila diz que se sentiu especial logo na recepção no aeroporto. E a sensação de acolhimento a percorreu durante a semana toda, quando pôde conviver com diversos empreendedores, cheios de histórias de vida distintas. Para ela, o momento mais marcante foi a apresentação do pitch, que foi quando ela pôde explicar de maneira objetiva e concisa sobre a Doce Deleite. “Falar sobre o meu negócio para a plateia foi mágico. A sensação era de plenitude, vitória e realização”, celebra.

PRÓXIMOS OBJETIVOS

Após o sucesso da participação no Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019, o plano de Sheila é fazer a distribuição do pão de mel para estabelecimentos comerciais. “Assim, poderei alavancar as vendas e fazer desse negócio a minha renda principal”, diz a empreendedora.

Com o Prêmio, ela pretende profissionalizar ainda mais a produção dos pães, comprando um forno industrial, fôrmas de diversos tamanhos e formatos e demais materiais para a cozinha.

DICA DA SHEILA

Para ter sucesso nessa longa e vitoriosa trajetória de empreendedorismo, existiram pensamentos e atitudes que fizeram toda a diferença para que Sheila alcançasse o sucesso. E você, também está em busca de empreender? Então confira as dicas dela:

“Há alguns anos, li uma citação que memorizei e sempre reflito sobre o seu significado: ‘tudo aquilo que você vividamente sonha, sinceramente acredita, ardentemente deseja, entusiasticamente põe em ação, inevitavelmente acontecerá. Cada um é dono do seu próprio milagre’. Eu sonhei com o negócio do pão de mel, acreditei na minha ideia, coloquei o plano em ação e estou transformando meu desejo e o da minha mãe em realidade.”

Inspirador, não é mesmo? Gostou de saber mais sobre essa história de muita dedicação e amor? Então fique de olho no Blog Academia Assaí Bons Negócios que vem muito mais por aí!

Ainda, aproveite para se inscrever nos nossos cursos exclusivos e gratuitos para aprimorar os seus conhecimentos e empreender cada vez melhor!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
DelValle
Coca-cola