Empreendedor

FIQUE DE OLHO NAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO EM 2019

Postado em: 26 de Dezembro às 14:21

A Academia Assaí vai dar dicas de como se planejar e aproveitar novas oportunidades de negócio

Se você quer ficar de olho nas oportunidades de negócio para 2019 e aproveitar para crescer, é bom começar a se planejar desde já.

Veja as dicas de planejamento do professor de economia da IBE Conveniada FGV, Alcidney Sentallin e mãos à obra!

 

QUANTO ANTES, MELHOR

Quando se fala em “ano seguinte”, na verdade se fala em perspectiva de curto prazo. Aliás, segundo Sentallin, é mais do que isso, em curtíssimo prazo.

“Uma das coisas que me chama muita atenção é a velocidade com que as mudanças ocorrem, mas estar preparado para elas nada mais é do que você ser capaz de utilizar ferramentas que lhe permitam entender quais são as possibilidades e quais são as mudanças que podem ou não surgir, desde o início do negócio”, defende.

 

DEFINA METAS

Um ponto importante para o empreendedor é criar indicadores de metas e saber quais são os desafios que ele terá de enfrentar, principalmente quando se fala em comércio. Outro ponto destacado pelo professor é planejar quais são os critérios para o seu negócio que você irá adotar e acompanhá-los ao longo de um determinado período.

“Quais ações você planejou e quais serão realizadas por você até atingir seu objetivo? Antecipe ao máximo seu planejamento, até para poder controlar e tomar ações. Assim, você poderá, ao longo do tempo, ajustar a sua rota sem nunca perder a direção”, indica.

 

PASSO A PASSO DO PLANEJAMENTO

1 - Antecipação é tudo. Pare e pense em todos os aspectos do seu negócio e do mercado em que atua.

2 - Tenha em mente perspectivas de curto, médio e longo prazos e defina metas. Assim, você conseguirá definir demandas, desafios e ações diversas para cada medida de tempo, facilitando o controle da gestão. Com as metas bem definidas, é possível se ajustar com preparo, sempre que for preciso.

3 - Pense em eventuais mudanças e em como lidar com cada situação. Em tempos dinâmicos, é necessário saber adaptar-se, enxergar oportunidades e prever circunstâncias, possibilidades, comportamentos e tendências.

4 - Saiba definir também suas prioridades. Cada uma a ser realizada de uma vez. Não é possível acompanhar tudo, o tempo todo, então selecione o que é mais importante seguir de perto e por quanto tempo você se dedicará a cada escolha.

5 - Pequenos e médios empreendedores dependem muito do seu capital de giro. Ter um plano significa prevenir impactos negativos de gastos desnecessários e de tempos mais difíceis, caso venham.

 

CAPACITE-SE

Outro fator importante para Sentallin é a capacitação de pessoal. “O atendimento hoje agrega valor ao produto. Ser bem atendido me permite escolher onde vou comprar, onde vou abastecer meu carro, com quem vou falar. Todos nós gostamos de ser bem atendidos e o atendimento inclui desde cordialidade e simpatia até o conhecimento do produto ou serviço”, aponta.

Portanto, metas de capacitação também devem entrar nos seus planos para 2019.

Na Academia Assaí, você encontra diversos cursos direcionados a determinados tipos de negócio. O acesso é simples e rápido: basta cadastrar-se para ver todo o conteúdo das videoaulas e assistir quando e de onde quiser.

Conheça e faça parte dessa rede de qualificação!

Continue acompanhando a Academia Assaí para mais dicas de empreendedorismo e gestão para o seu negócio.

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor