Finanças

Educação financeira: além dos números e parte da nossa história

Postado em: 11 de Agosto de 2021 às 08:00 Por Jhonatan Alves

Nossas finanças de hoje refletem a história de nossa educação financeira desde o berço. Reflita no texto abaixo e descubra caminhos para uma vida financeira mais saudável: 

Qual a primeira coisa que vem em sua mente quando falamos de educação financeira? Economia, organização, números, corte de gastos, abundância, poder aquisitivo, moeda, ouro, dívidas, entre tantos outros. Educação financeira é sim tudo isso, mas não somente essa parte financista, que lida com a matemática da coisa: ela também é sobre emoção e relação com o passado de cada indivíduo, família e mesmo comunidade.

Mas como assim? O que minha história tem a ver com minhas finanças? Tudo! “A educação financeira é sobre compreender nosso passado e equilibrar as escolhas do presente para construir seu futuro”, essa frase pertence à educadora financeira, Bia Santos, que tem um curso gratuito sobre Educação financeira no portal do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IBDC). 

Há na tradição africana símbolos que representam a transmissão de valores fundamentais de geração em geração, chamados de Adinkras. Dentro desta linguagem de símbolos há o ‘Sankofa’, um pássaro com duas pernas bem posicionadas, uma para trás e outra para frente, além da cabeça estar virada para cauda envolvendo o ovo. 

Educação financeira Adinkras Sankofa

O símbolo representa “Aprender com o passado para transformar o presente e avançar ao futuro”. A partir desta ideia, ter plena consciência do nosso passado e de como fomos educados para lidar com o dinheiro, influencia no presente e nas nossas finanças. 

Se alguém sofreu na infância vendo os pais brigarem todo dia por conta do dinheiro - que talvez não fosse o suficiente para suprir as despesas da casa - o que esta criança terá na cabeça mesmo que inconscientemente? Que o dinheiro é ruim por causar brigas dentro de casa e gerar até mesmo violência ou agressão verbal.

Entenda que se alguém cresceu tendo tudo do bom e do melhor, sem consciência de finitude, quando se deparar com alguma situação que a restrinja de algo, poderá se frustrar grandemente. Por isso, a relação emocional, afetiva com o dinheiro no passado influi diretamente no presente.

Entretanto, isso pode acabar no presente, que vai ser seu passado de amanhã. Louco, mas te explicamos: se você decidir hoje se relacionar de maneira mais saudável com o dinheiro – com os gastos e os ganhos - o seu futuro será cheio de novidades e qualidade de vida. 

Educação_Financeira_economia

 

Faça o seguinte exercício: coloque em um papel duas colunas, de um lado o positivo e do outro lado negativo. Em seguida, em cada um desses lados coloque o que você acha de negativo e de positivo em relação ao dinheiro; “pode me proporcionar lazer (positivo)”; “estou no vermelho atualmente (negativo)”...E assim por diante, até você identificar as áreas relacionadas ao dinheiro que você pode começar a mudar em sua vida. 

Adotar novos hábitos encarando o dinheiro como solução, abraçando o trabalho como seu ajudador e não como um fardo, ajudará a olhar para novos horizontes e a partir disso, fazer escolhas melhores, para mudar seu futuro agora.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada acompanhe nossas redes sociais, ouça nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI. 

 

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda