Empreendedorismo

Mês do Empreendedor: 10 dicas para cuidar da saúde mental

Postado em: 26 de Outubro de 2021 às 10:12 Por Jhonatan Alves

A importância da saúde mental em dia no empreender: diante da pandemia de covid-19 aumentaram considerávelmente os atendimentos psicológicos e diagnósticos psicossomáticos 

No mês do empreendedor, a Academia Assaí separou notícias exclusivas sobre empreendedorismo para celebrar o período. Acesse agora o portal Mês do Empreendedor e confira esse e muitos outros conteúdos comemorativos!

Um estudo da Troposlab junto à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), traçou um perfil sobre a saúde mental dos empreendedores durante apandemia de covid-19. Cerca de 30% dos empreendedores participantes iniciaram tratamento com terapia, além de aumento nos diagnósticos de ansiedade e depressão.

O período conturbado e cheio de incertezas gerou muitas doenças psicossomáticas em inúmeras pessoas e o setor de pequenos empreendedores não passou ileso. A pesquisa com 312 empreendedores, 53% dos entrevistados receberam diagnóstico de ansiedade. Além disso, 26% dos entrevistados disseram fazer tratamento psiquiátrico com uso de ansiolíticos e antidepressivos. Nessa mesma pesquisa de 2020, este número era menor, com apenas 16% dos entrevistados usando algum tipo de medicamento.

O podcast ‘Negócio em Dia’ da Academia Assaí, trouxe um episódio especial sobre combate ao estresse dos empreendedores. Você pode ouvir a troca de ideias CLICANDO AQUI. Os convidados levaram inúmeras reflexões que podem te ajudar a enfrentar momentos difíceis.  

empreendedor saude mental

Diante desses dados, separamos algumas dicas para que o empreendedor (a), pudesse seguir a fim de amenizar os sintomas da exaustão mental, baseados em indicações do Conselho Nacional de Saúde. São elas:

01 - Reduza o consumo de notícias. Veja apenas o que realmente é importante saber. Uma enxurrada de notícias negativas pode sobrecarregar sua mente.

02 – Socialize. O entrosamento entre as pessoas fortalece vínculos e isso é saudável para arejar a mente e manter momentos felizes, seja em família ou com amigos;

03 – Consuma conteúdo que te ajude a enxergar uma saída, como histórias de superação e de bondade ao próximo;

04 – Se expresse. Falar ajuda a esvaziar a mente e você pode canalizar suas energias a um hobby despretensioso como caça-palavras ou montar um quebra-cabeças, por exemplo.

05 – Se for o caso e se possível, reduza a jornada de trabalho. É algo mais difícil diante da realidade econômica, mas permita-se ter momentos de respiro diante das tarefas profissionais;

06 – Respeite seus sentimentos. Entenda o que está sentindo e valide isso. Se for medo, tristeza ou raiva, procure saber o porquê e se for felicidade, não se culpe. Aproveite os momentos bons porque você merece!

07 – Nem tudo está acabado! A ansiedade e a depressão costumam aumentar muito a intensidade dos eventos. Avalie, pondere e peça a opinião de alguém que você confia.

08 – Tenha um caderno para colocar as ideias no papel. Você pode escrever despretensiosamente como um exercício de relaxamento e ‘mindfulness’, que significa mente vazia. Escreva sem se preocupar com regras, ou com o que está escrevendo.

09 – Foque no que está fazendo. Mantenha a mente concentrada na ação atual e deixe a preocupação com outra atividade para o momento em que for realiza-la;

10 – Busque praticar exercícios e ajuda psicológica profissional.  

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Ki Sabor
Qualy
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor