EmpreendedorismoEmpreendedor

Empreendedorismo no Brasil: mais de 50 milhões são empreendedores

Postado em: 21 de Janeiro às 20:32 Por Redação

Taxa de empreendedorismo no Brasil chega a 38%. Como fazer para ter sucesso na área? Confira 5 dicas importantes!

O empreendedorismo no Brasil está em alta. Basta conversar com conhecidos e/ou dar uma rápida olhada na vizinhança e nas redes sociais para se dar conta de que existem cada vez mais novos empreendimentos ao nosso redor. E isso significa que existem também cada vez mais empreendedores. Ou seja, pessoas que se dedicam a abrir e a gerir seus próprios negócios nas mais variadas áreas.

Segundo uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) e divulgada pela EXAME, a taxa de empreendedorismo no Brasil chega a 38% – isso equivale a cerca de 52 milhões de empreendedores no país. Quando comparado com os outros países do BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil é o país com a maior taxa de empreendedorismo. 

Ainda, dados divulgados na mesma matéria e cedidos pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostram que 36 em cada 100 brasileiros de 18 a 64 anos tem um negócio ou uma atividade empresarial. Cientes desse cenário, preparamos para você 5 dicas que podem ajudá-lo a se destacar e a ter sucesso como empreendedor. Está pronto para ler? Então prepare-se para anotar as nossas sugestões!  

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: COMO TER SUCESSO?

1. Conheça BEM o seu negócio

O primeiro passo para empreender é saber qual é o seu negócio de cabo a rabo. Ou seja, o que você irá vender, para quem você irá vender, qual é o seu público, como você irá vender, quais os pontos fortes e fracos do seu serviço, o que você oferece de diferencial no mercado, entre outros.

Para conhecer bem o seu negócio, é importante também conhecer a sua área de atuação como um todo e os seus possíveis concorrentes. Assim, você não será pego(a) desprevenido(a).

2. Defina o investimento inicial

Quanto será necessário investir para você começar a empreender? Quais serão os materiais necessários? Você terá um ponto de venda físico, será vendedor(a) ambulante ou trabalhará com vendas por encomendas? Coloque tudo isso em um papel e faça uma boa pesquisa de preços.

De acordo com cada tipo de negócio, é possível ter uma ideia de qual deverá ser o investimento inicial e, a partir de então, tomar importantes decisões. Porém, seja qual for o caminho escolhido, sempre calcule com muito cuidado os custos do seu negócio.

Coloque tudo em um papel – ou em planilhas e aplicativos – e mantenha-se atento às suas despesas.

Empreendedorismo no Brasil: deixe a sua documentação em dia

3. Deixe a documentação em dia

É de suma importância que você pesquise sobre os documentos necessários para abrir o seu negócio. Assim, você evita problemas burocráticos e de fiscalização. Aqui, podemos incluir também os cuidados com o registro da sua marca – já pesquisou no INPI para garantir que ainda não existe ninguém utilizando o nome da sua marca?

Com toda a documentação da empresa em dia e o nome registrado, você poderá abrir uma conta de banco de pessoa jurídica para ela e desempenhar as suas atividades sem correr riscos.

4. Aja como um empreendedor

Quer ser um empreendedor de sucesso? Então aja como um empreendedor de sucesso! Encontre e crie oportunidades para o seu negócio, seja persistente para contornar os problemas, busque uma rede de apoio composta por pessoas que acreditam no seu negócio e estejam dispostas a ajudar e, mais do que isso, acredite no seu empreendimento e dedique-se a ele.

5. Mantenha-se atualizado

É de suma importância que você se capacite e tenha bastante conhecimento na área de empreendedorismo, afinal, ela está sempre mudando. Busque referências, estude, faça cursos online e presenciais e leia muito sobre o assunto.

Inclusive, que tal se inscrever na nossa plataforma de vídeos online (www.academiaassai.com.br)? Nela, você terá acesso a cursos gratuitos, irá aprimorar ainda mais os seus conhecimentos e poderá empreender cada vez melhor. E então, gostou das nossas dicas para empreender com sucesso? Acompanhe o nosso blog para estar sempre bem informado!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola