Empreendedor

Como reconhecer o público-alvo do seu negócio

Postado em: 17 de Abril às 15:15

Veja algumas etapas simples para descobrir o perfil de seus clientes

O processo de vendas não envolve só oferecer os melhores produtos com a melhor oferta, mas, também entender o mercado e os seus clientes! Um empreendedor deve ter visão de futuro, ou seja, prever situações e oportunidades que podem ajudar a prosperar em seu negócio.

E saber qual é seu público-alvo é fundamental, pois torna a compra mais simplificada e gera identidade para o seu comércio.

Em uma padaria, por exemplo, quem seria o público-alvo? Talvez, pessoas que morem perto ou trabalham próximo, com orçamento diário enxuto e que estejam em busca de alimentos frescos.

No caso de uma pizzaria, possivelmente, os clientes são diversos, mas seriam aqueles que estão à procura de algo pronto para comer, com qualidade, fornecido rapidamente e com entrega a domicílio.

Existem diversos caminhos para identificar os perfis de consumidores que compram com você e tudo vai depender de aonde você quer chegar.

A forma básica de segmentação de público no comércio é o preço. A partir dele, você estará vendendo para uma faixa específica de clientes e esse é o conceito mais popular de selecionar.

Depois disso, existem várias vertentes, como localização, qualidade, referência de marca (aceitação e status), interesses (sustentabilidade, tecnologia, etc), nicho (mercado de beleza, mercado de alimentos) e por aí vai.

Isso tudo ajuda na hora de lançar algum produto, melhorar o atendimento, oferecer novos serviços e aprimorar o seu negócio. A frase “o cliente tem sempre razão” se justifica porque é o cliente quem influencia diretamente as decisões no seu negócio, para que o sucesso seja construído aos poucos.

Por isso, é importante saber para quem vender e qual a melhor forma de atrair a clientela, para que mais pessoas se interessem pelo que você está oferecendo e seus produtos sejam bem recebidos (sem contar o aumento dos lucros, claro!).

Quer algumas dicas para descobrir qual é o público-alvo do seu negócio? Confira!

 

1 – ANÁLISE

Além de entender como funciona o mercado em que o seu negócio está inserido, você deve avaliar as oportunidades e ameaças, estudar a concorrência e saber precisamente aonde quer chegar.

 

2 – PESQUISE

Em seguida, pesquise o que você quer encontrar. Peça opinião de outros empreendedores, de membros da vizinhança ou de pessoas que já passaram pelo que você está passando na sua trajetória profissional.

Leia sobre métodos de segmentação de mercado e busque aprendizado na área de marketing para bolar estratégias e descobrir como encontrar seu público-alvo.

 

3 – INTERAJA

Pergunte aos clientes, faça uma enquete pelas redes sociais, abra uma votação e ouça o que os outros têm a dizer. Isso é muito importante para curto, médio e longo prazo, pois tudo o que for pesquisado servirá de bagagem para investimentos futuros no seu comércio.

Apresente-se, divulgue seu trabalho e destaque o que você tem de melhor. Possivelmente, isso aproximará os clientes de você e daí pode surgir um relacionamento de valor com muita parceria!

 

4 – DEFINA

Aqui, você precisa definir aonde quer chegar e quem pretende atingir. Se você tem um food truck, por exemplo, que vende hambúrgueres artesanais de carne orgânica, isso trará um valor agregado ao seu produto e poderá atrair um grupo de pessoas que se preocupam com a alimentação e os hábitos de vida.

Por outro lado, se a sua pizzaria não trabalha com sistema de rodízio, mas o sistema de entregas é facilitado por meio de um app de celular, pode ser que você consiga mais clientes virtualmente e seus clientes se tornem fiéis se tudo isso for muito bem executado!

 

5 – FIDELIZE

Depois que as respostas sobre quem são os seus clientes e o que eles procuram no seu negócio estiverem mais claras, aproveite para desenvolver estratégias e soluções legais pensando neles. Personalize o serviço e tenha clientes fiéis, que acreditem no que você vende e se identifiquem com o perfil do seu negócio.

Para quem vende por encomenda, por exemplo, é legal escrever sempre o nome do cliente nos cartões de entrega ou até deixar um mimo na embalagem para que ele se sinta exclusivo e muito bem tratado. Que tal?

 

Com essas técnicas e total entendimento do seu negócio, fica mais fácil entender seu público-alvo e garantir o sucesso de vendas!

Ajudamos a esclarecer suas dúvidas? Esperamos que sim! Continue navegando na Academia Assaí Bons Negócios e pegue todas as dicas para empreender melhor e ficar satisfeito(a) profissionalmente!

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