Dicas

5 ideias de negócios com baixo investimento

Postado em: 03 de Setembro às 09:00 Por Ana Paula Moreira

Produtos que atingem públicos diversos e com baixo investimento de produção podem se tornar um bom negócio

Nem sempre é possível investir muito dinheiro para começar a ter lucro. Embalagens, formas, insumos, material de divulgação são itens que precisam estar na ponta do lápis na hora de planejar um negócio no setor de alimentação. 
Para começar com pouco dinheiro, um ótimo caminho é escolher produtos que tenham baixo custo de produção e que atinjam diferentes tipos de consumidores. Confira algumas alternativas de produto que selecionamos para você. 

Massa fresca

Academia Assaí - 5 ideias de negócios com baixo investimento - Massa Fresca
5 ideias de negócios com baixo investimento - Massa Fresca

Massa fresca é um produto lucrativo e com fácil comercialização, o que torna mais rápido o tempo de retorno do investimento inicial. Apesar de precisar de equipamentos específicos, como os laminadores de massa e o varal de secagem, existem no mercado brasileiro uma variedade de marcas e tamanhos, com valores muito atrativos. 
Para quem está começando nessa área, é importante montar um cardápio com opções que tenham maior demanda, como o macarrão, nhoque, lasanha e panqueca, por exemplo. Vale a pena se dedicar a produção de itens diferentes, que despertam o interesse do consumidor.
Você vai perceber que a fabricação de massa caseira permite muitas maneiras para inovar. Existem diferentes técnicas de modelagem, tipos de produtos, assim como soluções práticas e naturais de mudar a tonalidade da massa.
A margem de lucro é alta e ainda pode oferecer opções de molhos caseiros, aumentando o ticket médio do produto e ainda oferecendo comodidade para os seus clientes. 

Bolo no pote

Academia Assaí - 5 ideias de negócios com baixo investimento - bolo no pote
5 ideias de negócios com baixo investimento - bolo no pote

O bolo no pote é uma criação brasileira, muito popular em todo o país. Além de ter uma aparência que conquista os clientes, a facilidade na produção e armazenamento tornam o produto muito atrativo para quem está procurando empreender no setor de alimentação.
Como tem uma grande concorrência, será importante investir em diferentes tipos de recheios e coberturas. Quem começa nesse ramo, pode optar pelo brigadeiro, que combina muito bem com todos os tipos de massa. Mas ter opções de recheio com produtos como nutella, ovomaltine e leite ninho aumentam o atrativo e a procura por seus produtos. 
Recheio com frutas também possuem uma boa saída. Mas será importante manter uma produção diária, com o armazenamento máximo de um dia, para que o produto chegue fresco para os consumidores. 
Além da própria clientela, você pode oferecer o seu produto para restaurantes e lanchonetes, porque é facilmente condicionado próximo ao caixa e uma ótima opção de sobremesa. 

Brigadeiros

Academia Assaí - 5 ideias de negócios com baixo investimento - brigadeiros
 5 ideias de negócios com baixo investimento - brigadeiros

O popular docinho de festa tem fácil comercialização. Da versão mais básica até as opções gourmet, o produto alcança diferentes tipos de público e pode ser vendido em qualquer lugar. 
Por não precisar de equipamentos, nem uma técnica de produção elaborada, a produção pode ser feita na cozinha de casa, sem precisar de grandes adaptações. No entanto, o que faz muita diferença é escolher insumos de qualidade e boa procedência.
Outro fator importante que deve ser avaliado é a quantidade mínima comercializada. A venda individual pode ser uma opção dentro de um evento ou um espaço com grande circulação de pessoas, porém para encomendas ou pedido por delivery, será necessário pensar em uma quantidade mínima para viabilizar o seu negócio. 

Pão

Academia Assaí - 5 ideias de negócios com baixo investimento - pão caseiro
 5 ideias de negócios com baixo investimento - pão caseiro

O pão caseiro é uma opção rentável e uma ótima oportunidade para ter um pequeno negócio. Nos últimos anos o processo artesanal na fabricação dos pães se tornou uma tendência no ramo da alimentação. Com isso o valor e as possibilidades com a venda do produto também aumentaram.
 A antiga técnica de fermentação natural  pode parecer em um primeiro momento complexa, mas na prática não envolve muitos desafios. Ela é resultado da ação de microrganismos que se alimentam da mistura de farinha e água, fazendo com que o pão fique com uma casca crocante e sabor levemente mais ácido. 
O cheiro de pão quentinho é um grande atrativo. Então será importante pensar em maneiras para o produto chegar fresco para o cliente. Outro diferencial para conquistar o cliente é a modelagem. Aqui no portal da Academia Assaí Bons Negócios você encontra uma matéria sobre como a criatividade na produção de pães pode atrair os consumidores

Comida de bebê

Academia Assaí - 5 ideias de negócios com baixo investimento - comidas de bebê
5 ideias de negócios com baixo investimento - papinhas de bebê

A produção caseira de alimentos para o público infantil tem muito potencial de crescimento. Além dos desafios com a rotina atribulada, muitas famílias enfrentam a falta de intimidade com a cozinha e de conhecimento sobre a nutrição infantil.
Hábitos de alimentação na primeira infância são muito importantes para um desenvolvimento saudável. A obesidade e a subnutrição infantil são dois extremos que preocupam as pessoas no mundo todo. Por este motivo, os fatores nutricionais e qualidade dos produtos utilizados requerem atenção para se estabelecer no mercado de papinhas e pratos sólidos para os primeiros anos.
Para quem vai começar, vale a pena fazer as receitas básicas, depois aprimorar a técnica, até produzir itens mais elaborados. Por mais simples que seja a receita, o processo de fabricação sempre requer paciência e atenção. 
Outra questão que deve ser avaliada é o tempo de armazenamento. Apesar da praticidade, congelar o produto causa uma perda nutricional. Por isso, a melhor alternativa é ter uma produção diária, que seja sob medida para a sua clientela. 
É possível começar um pequeno negócio com pouco dinheiro. Com o tempo, você consegue aprimorar as suas técnicas e equipamentos para aumentar o seu lucro. Confira outras dicas para iniciar o seu negócio no Portal Academia Assaí. 
 

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola