EmpreendedorismoVendas por Encomendas

Criatividade ajuda a vender pães artesanais

Postado em: 09 de Julho às 07:00 Por Ana Paula Moreira

Modelagens diferentes tornam o pão mais atraente para os clientes

Já foi o tempo em que apenas o cheiro de pão quentinho era o suficiente para atrair os clientes. Com o surgimento de diferentes técnicas, produtos e receitas, a criatividade na hora de fazer a modelagem do pão pode ser um fator determinante no momento da venda.

Por ser um alimento prático e de fácil consumo, a procura de como fazer pão caseiro durante as medidas de isolamento social, aumentou consideravelmente. Dados do Google apontam um crescimento de 778% nas buscas por “pão caseiro fácil” quando comparado a março de 2019.

Em relação ao setor, a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) registrou um crescimento médio de 3% desde 2018, com um faturamento de R$ 92 bilhões. Deste valor, o consumo de pão artesanal representa 86% do total, segundo relatório elaborado pelo Sebrae.

Padeira e professora de panificação, Kerla Alencar produz e vende pães em Fortaleza (CE), mas também ensina as pessoas a fazerem o próprio pão. Com o aumento da venda dos produtos nas redes sociais, a professora destaca a importância da aparência para atrair os consumidores. “A aparência do pão é fundamental, assim como uma boa composição de cena para a fotografia que será divulgada nas redes sociais. Quando a aparência ressalta as qualidades do pão, ativa o interesse do cliente por comprar ou pelo menos saber mais sobre o produto”, destaca Kerla.

Formatos criativos

Normalmente, o processo de modelagem acontece após a divisão da massa e a primeira fermentação. Para ir além do formato retangular, uma maneira simples, mas muito eficiente de inovar na apresentação, é mudar a forma. “Você pode optar por formas redondas de bolo. Nestas formas, ainda é possível montar o pão numa sequência de bolas, ou ainda fazer tranças ou pães torcidos. E se a forma de bolo for redonda e sem o cone interno, ainda tem outras opções de modelagem”, diz a padeira.

Academia Assaí - Criatividade ajuda a vender pães
Pão artesanal produzido na forma redonda decorado com trigo

Kerla ainda destaca a possibilidade de usar formas com formatos temáticos, como as de coração e flor. Também pode variar o formato do pão utilizando a forma do tipo bolo inglês - modelo retangular, pequeno e fundo -, diversificando entre a opção aberta ou tampada, o que, por si só, já resulta em apresentações bem diferentes para o mesmo pão.

Academia Assaí - Criatividade ajuda a vender pães
Pão caseiro produzido na forma redonda com cone central, montado com uma sequência de bolas

Também é interessante usar a criatividade na hora de decorar. Se o pão contém grãos, pode utilizar alguns deles por cima. “A decoração ajuda a informar ao cliente o que ele pode encontrar no pão, assim como passa a ideia do cuidado e esmero que você teve para preparar aquele produto”, diz Kerla.

Academia Assaí - Criatividade ajuda a vender negócios
Formato de pão de forma decorado com sementes de abóbora

Outra alternativa na hora de decorar é usar a própria farinha para cobrir ou formar um desenho na casca do pão. Isso deixa o produto final com uma aparência mais rústica, o que é uma tendência no setor de panificação.

É importante ressaltar que o pão não pode ser apenas aparência. “O sabor e a qualidade tem que corresponder à expectativa que a aparência gerou”, finaliza Kerla. 

Se prepare para inovar com o seu produto. Confira mais dicas no Portal Assaí Bons Negócios!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola