Dicas
Cerveja na culinária: 4 receitas para arrasar nas vendas
Postado em: 04 de August de 2023 às 08:00 Por Redação
Você já considerou usar a cerveja na culinária? Se ainda não, acompanhe o blog de hoje para inovar com esse ingrediente super versátil!
Na primeira sexta-feira de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, uma bebida milenar apreciada por pessoas de diferentes culturas ao redor do mundo.
Porém, além de ser uma opção refrescante e saborosa para os momentos de lazer, ela também pode ser uma aliada interessante para pequenos empreendedores alimentícios que buscam inovar em suas receitas!
Isso mesmo, a cerveja pode dar um toque de sabor, textura e aroma aos seus pratos, além de ajudar a conservar os alimentos por mais tempo.
Quer saber como? Confira as dicas que a Academia Assaí separou para você!
A cerveja na culinária: explorando novos sabores
Bom, a cerveja na culinária pode ser utilizada de maneira criativa e surpreendente em diversos tipos de alimentos como:
- massas,
- marinadas,
- molhos, sobremesas e
- até mesmo em sorvetes.
A bebida não só agrada o paladar dos clientes, como essa abordagem inovadora também pode destacar o seu negócio no mercado e atrair novos consumidores em busca de experiências gastronômicas únicas.
Marinadas
O primeiro uso da cerveja na culinária que destacamos aqui é para marinar carnes, aves e peixes.
Ela ajuda a amaciar as fibras, a realçar o sabor e a deixar a carne mais suculenta e macia.
Se o seu negócio oferece carnes grelhadas ou assadas, considere usar cerveja em marinadas.
Você pode usar qualquer tipo de cerveja, mas as mais escuras e encorpadas costumam dar um resultado mais intenso com sabores complexos e suculentos às carnes.
Além disso, a bebida ajuda a amaciar as proteínas, tornando a carne mais macia e saborosa.
Basta misturar a cerveja com temperos de sua preferência, como alho, sal, pimenta, ervas, mostarda, mel e deixar a carne mergulhada nessa mistura por algumas horas na geladeira.
Depois é só assar, grelhar ou fritar como de costume e servir!
Massas
Para pequenos empreendedores alimentícios que trabalham com massas, a cerveja pode ser um ingrediente secreto para melhorar o sabor e a textura, deixando elas mais leves e crocantes.
Por isso, experimente adicionar cerveja à massa de pizza, pães, panquecas ou até mesmo em molhos de macarrão.
A bebida pode dar um toque especial de sabor e ajudar a deixar a massa mais fofinha e leve, pois ajuda a deixar a massa mais aerada e dourada, além de dar um sabor extra.
Você pode substituir parte da água da receita por cerveja, ou simplesmente adicionar um pouco de cerveja à massa já pronta.
Experimente usar versões claras e suaves para não alterar muito o sabor da massa.
Sobremesas
E tem mais: saiba que a cerveja ainda pode ser um ingrediente surpreendente para fazer sobremesas!
Isso mesmo, você pode usá-la para fazer bolos, pudins, mousses, cupcakes, sorvetes e até brigadeiros!
Em bolos, cupcakes ou brownies, a bebida pode adicionar um sabor único e umidade extra.
Bolos de chocolate com cerveja preta ou cupcakes de laranja com cerveja de trigo são exemplos de receitas que podem conquistar o paladar dos seus clientes.
O resultado? Uma sobremesa diferente e irresistível!
Molhos e chutneys
Por outro lado, também podemos utilizá-la na composição dos molhos, uma vez que são essenciais para realçar o sabor de muitos pratos.
Dito isso, busque experimentar a criação de molhos e chutneys com cerveja, incorporando ingredientes frescos e temperos.
Molhos agridoces, como o barbecue com cerveja, por exemplo, podem ser perfeitos para acompanhar carnes, hambúrgueres ou até mesmo como opção de mergulho para petiscos.
Drinks
Você sabia que ela também pode ser usada como ingrediente para preparar drinks deliciosos e refrescantes?
- Michelada: um drink típico do México, feito com cerveja clara, suco de limão, sal e temperos variados, como molho de pimenta, molho inglês e Tabasco. É ideal para quem gosta de uma bebida picante e saborosa.
- Black and Tan: um clássico dos bares alemães, que consiste em colocar uma cerveja escura sobre uma cerveja clara, formando duas camadas distintas. O contraste entre os sabores e as cores é surpreendente.
- Espresso Beer: uma combinação inusitada de café com cerveja, que tem um gosto tipicamente brasileiro. Basta misturar sal com café solúvel e colocar na borda de um copo com suco de limão. Depois, é só adicionar a cerveja de sua preferência e se deliciar.
- Weiss Sour: um drink que une a cerveja de trigo com uísque, mel e um toque cítrico. É refrescante e sofisticado, perfeito para datas especiais ou happy hour.
- Cozumel de cerveja: uma bebida simples e rápida, que leva cerveja, sal, limão e gelo. É parecida com a margarita, mas sem tequila. Uma ótima opção para os dias quentes
E aí, curtiu as nossas dicas de como usar a cerveja na culinária?
O Dia Internacional da Cerveja oferece aos empreendedores que possuem um negócio de alimentação a oportunidade perfeita para explorar a versatilidade dessa icônica bebida em suas criações culinárias.
Usando a cerveja na culinária, é possível inovar e surpreender os clientes com pratos únicos e saborosos.
Desde massas e marinadas até molhos e sobremesas, este pode ser o ingrediente secreto que destaca seu negócio no mercado competitivo de alimentação.
Confira mais dicas em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui.