Sustentabilidade

Embalagens para delivery: sustentabilidade é diferencial

Postado em: 30 de Junho de 2022 às 19:12 Por Jhonatan Alves

Embalagens de papel, biodegradáveis e com menor impacto no meio ambiente são as preferidas dos consumidores! Leia e entenda na matéria abaixo: 

O delivery é um conhecido aliado dos empreendedores(as) do setor alimentício. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), essa atividade movimenta cerca de R$ 11 bilhões anualmente. E, claro, para cada refeição entregue, há as embalagens a serem descartadas após o consumo dos alimentos, o que preocupa cada vez mais os consumidores. 

De acordo com o relatório The Economist’s Sustainability Week 2021, da Grow From Knowledge (GFK), 53% dos consumidores globais acreditam nas reivindicações ambientais nas embalagens de produtos e nas publicidades das empresas. No Brasil, pesquisa realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) aponta que 72% dos consumidores desejam receber os pedidos sem plástico descartável e 15% deles afirmam já terem deixado de solicitar o serviço por se sentirem incomodados pela quantidade de plásticos.

Pensando nisso, a Academia Assaí trouxe algumas informações e dicas sobre embalagens sustentáveis para seu delivery, que reduzam impacto ambiental negativo enquanto melhoram o armazenamento dos alimentos e o conforto dos. 

Cada vez mais presentes nos negócios de alimentação, as embalagens sustentáveis podem ser mais um atrativo para o consumidor. Entre elas, as embalagens cartonadas, feitas de papel e papelão - que possuem impacto ambiental menor – trazem uma estética simples, mas requintada à entrega do produto, além de permitir a customização com a identidade visual do negócio por meio de adesivos e carimbos. 

Uma pesquisa de 2017 da Tetra Pack (multinacional fabricante de embalagens) chamada de Environment Research, revelou que 95% dos brasileiros valorizam produtos recicláveis e que contenham selos ambientais, e 26% reconhecem o selo FSC (Forest Stewardship Council), que certifica empresas preocupadas com o manejo florestal.

Esse movimento de substituir as embalagens comuns por outras mais sustentáveis é tão grande que vem influenciando até mesmo a legislação. Em 2020, o Governo do Estado de São Paulo sancionou uma lei que proíbe os estabelecimentos de alimentação fornecerem utensílios como copos, talheres e pratos de plástico, o que também influencia no delivery. A Lei vigorou a partir de janeiro de 2021. 

A seguir, veremos algumas das tendências para embalagens e opções para o seu negócio. Além disso, você confere um material exclusivo para quem quer mergulhar no tema de sustentabilidade e como seu negócio pode alertar o consumidor a fazer um descarte consciente. 

CONHEÇA AS TENDÊNCIAS PARA AS EMBALAGENS:

01 – Uso de cores fortes e vibrantes: o que gera impacto e impressiona a clientela;

02 – Embalagens funcionais e com identidade visual;

03 – Formatos inusitados como cones, caixas para sopa e embalagens em formato de bowl (tigela) 

04 – Sustentabilidade (embalagens de papel e até materiais inusitados, como mandioca)

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE EMBALAGENS PARA DELIVERY:

01 – Isopor: é uma das mais utilizadas, mas infelizmente não é reciclável. Tem disponibilidade de diversos tamanhos e mantém a temperatura dos alimentos. 

02 – Biodegradável: são embalagens ecologicamente corretas que se decompõem, normalmente em 180 dias. Um ponto negativo é seu custo mais alto. 

03 – Papel e papelão: existem muitas opções no mercado, no entanto pode ocorrer vazamentos. São mais acessíveis financeiramente e podem ser personalizáveis.

04 – Plástico:  muito comum nos deliverys por comportar qualquer tipo de alimento ou bebida. Tem custo baixo, garante melhor conservação do alimento, evita vazamentos, mas deve ser descartada em local correto. 

05 – Alumínio: prático, acessível, mantém a temperatura dos alimentos, evita vazamentos, mas após seu uso com alimentos não pode ser reciclado. 

MERGULHANDO NO TEMA

Se interessou pelos tipos de embalagens sustentáveis e quer adaptar para seu negócio? Você pode acessar nossa matéria especial sobre OS TIPOS DE EMBALAGEM SUSTENTÁVEIS disponíveis no mercado. Basta CLICAR AQUI.

Além disso, se você quiser se aprofundar no tema, você pode assistir à videoaula “Como escolher a melhor embalagem para seu produto”, em nosso curso gratuito ‘Vendas por Encomenda”, basta CLICAR AQUI. 

E se o seu negócio ainda não tem a opção de delivery, saiba tudo para implementar essa modalidade ouvindo o EP 03: Saiba o que é preciso para oferecer delivery, do podcast ‘Negócio Em Dia’. Basta CLICAR AQUI. 

O delivery se mostrou em recente pesquisa do Instituto QualiBest, um atrativo para seu cliente visitar a unidade do seu negócio: 63% dos entrevistados disseram que visitam os estabelecimentos após experimentarem seus respectivos deliverys.  Saiba mais CLICANDO AQUI.

DESCARTE CONSCIENTE

Antes de descartar as embalagens do delivery, o consumidor tem a opção de reciclar e reutilizá-las. Seu negócio pode lembrar o cliente destas opções, entre as quais: 

01 - Reutilizar domesticamente caixas de plástico, sacolas de plástico e caixas de isopor, desde que estejam limpas e sem resíduo alimentar.

02 – Separar o que for plástico, papel e orgânico em sacos diferentes e entregar para uma coleta seletiva mais próxima de sua residência;

03 – Reaproveitar as embalagens já limpas para uso recreativo, seja como matéria-prima para artesanato ou material de apoio: potes de delivery podem servir como depósitos de tintas, aviamentos, entre outros. 

04 - Após o uso e reuso, o descarte destas embalagens pode ser feito em uma das ESTAÇÕES DE RECICLAGEM do Assaí Atacadista espalhadas pelo Brasil. Você pode encontrar algumas dessas unidades CLICANDO AQUI.  

 E aí, gostou desse conteúdo? Para não perder nada acesse nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponível AQUI. 

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda