Empreendedor

Sua empresa está preparada para o Dia do Cliente

Postado em: 11 de Setembro às 13:56

Dia do Cliente: seu restaurante está pronto?

Confira estratégias para atrair consumidores no Dia do Cliente!

Para atrair o público para o seu restaurante no Dia do Cliente, é fundamental que você adote algumas estratégias importantes para o estabelecimento. É necessário que as pessoas se sintam convidadas a irem até o local e também que retornem em outras oportunidades. Para isso, no entanto, o investimento em marketing e no bom atendimento é essencial.

A ideia é que você chame novas pessoas para o seu estabelecimento e também atraia aquelas que já foram até o restaurante, mas que, por qualquer motivo, não retornaram ao local.

Pensando em ajudá-lo a desenvolver novas estratégias para o seu negócio, a Academia Assaí Bons Negócios elaborou uma lista com dicas de como atrair clientes para o seu restaurante. Confira agora mesmo!

Tenha uma presença online

A internet se tornou um dos locais em que mais há trocas humanas nos tempos modernos. É por isso que os restaurantes precisam estar presentes nos meios online, tendo, por exemplo, um site responsivo.

Para que isso ocorra, é necessário investir pesado nas redes sociais. O Facebook e o Instagram, por exemplo, são excelentes meios para que você possa desenvolver posts para divulgar os seus produtos e criar um relacionamento com os seus clientes.

É possível utilizar as redes sociais para conhecer a visão que as pessoas têm do seu restaurante (por meio de notas deixadas), criar promoções (como sorteios de lanches ou pratos), buscar a interatividade com publicações, etc.

Vale ressaltar que essas redes também disponibilizam a possibilidade de criar anúncios pagos, de modo que mais pessoas poderão ser impactadas com as suas mensagens. E o melhor de tudo isso é que o público escolhido pode ser segmentado, ou seja, é possível atingir o perfil de pessoas que você desejar, por meio de informações sociais ou geográficas.

Crie programas de fidelidade para atrair clientes para o seu restaurante

Para que as pessoas que visitam o seu restaurante retornem ao local em outras oportunidades, criar programas de fidelidade é fundamental, ou seja, é necessário desenvolver ações para que as pessoas se sintam motivadas a voltarem ao estabelecimento.

Os programas de fidelidade são diversos e podem ser desenvolvidos de maneira criativa. É possível, por exemplo, que os clientes ganhem um cartão-fidelidade, completado por selos a cada vez que eles forem ao restaurante. Quando eles completarem a cartela, podem ser dados brindes, como um prato do estabelecimento grátis.

Outra ideia interessante é desenvolver programas de fidelidade por meio das redes sociais. Isso é possível mensurando, por exemplo, as quantidades de check-in que os clientes fazem no Facebook quando vão até o local.

Utilize o SMS marketing

O SMS marketing é uma prática muito utilizada pelas empresas de modo geral e que pode ser adaptada para atrair clientes para o seu restaurante. Tal ação é muito importante pelo fato de as pessoas estarem sempre com os seus celulares à mão, verificando as mensagens que são enviadas.

Táticas como o marketing de relacionamento podem ser desenvolvidas por meio do SMS marketing. Para isso, no entanto, é relevante que você tenha um cadastro completo de seus clientes, com nome e data de nascimento, por exemplo.

Divulgue o seu negócio em meios de comunicação locais

Embora as mídias sociais e a internet apresentem uma gama grandiosa de formas de divulgação, não se pode abandonar totalmente as mídias tradicionais, como os meios de comunicações locais do seu município.

Por isso, convém, eventualmente, fazer ações nas emissoras de rádio e nos jornais de sua cidade, pois esses veículos ainda têm grande audiência e podem alcançar um público mais restrito e conservador, que ainda não tenha migrado totalmente para a internet.

Nas rádios, um velho modelo de promoção que ainda atrai novos clientes para os restaurantes são os sorteios de pratos. O locutor pode fazer uma charada no ar e a primeira pessoa que ligar para a emissora respondendo corretamente poderá ganhar um brinde, por exemplo.

Ofereça um cardápio diferenciado

Fuja da mesmice! Somente assim você conseguirá atrair bons clientes para o restaurante, pois as pessoas têm sede de novidades. Portanto, oferecer um cardápio diferenciado, com fotos atrativas e opções variadas, é importante.

Também é interessante que, periodicamente, sejam lançados novos itens no cardápio, para que as pessoas que já conheçam o seu estabelecimento possam retornar ao local e provar novos sabores.

Use frases criativas para atrair clientes

O uso de frases criativas ativa alguns gatilhos mentais, ajudando a persuadir o cliente e despertando o desejo de conhecer e consumir no seu estabelecimento.

Gatilhos mentais são estratégias com o poder de acionar determinados comportamentos nas pessoas e são largamente usados em estratégias de marketing para convencer o consumidor a comprar.

Entenda como aproveitar o uso desse recurso extra e crie frases criativas que aumentem o público do seu restaurante.

Usar o nome do restaurante como diferencial

Se o seu restaurante já for conhecido na região ou tiver um nome forte, destaque o valor da sua marca para atrair novos clientes. Ser conhecido nem sempre significa que você está recebendo o maior público possível.

Destaque a relevância no mercado e possíveis promoções, utilizando a marca, os preços e a variedade dos pratos como uma oportunidade imperdível.

Se ainda não é esse o caso, trabalhe o nome do restaurante de maneira inteligente e criativa, a fim de criar uma associação positiva no público e fazer com que ele fique curioso para visitar o seu restaurante.

Surpreender o público

Surpresas boas trazem encantamento e impactam de maneira extremamente positiva. Um exemplo é oferecer 10% de desconto ou um brinde especial para quem frequentar o seu estabelecimento nessa data (promoção anunciada apenas no dia ou, no máximo, no dia anterior).

Além de despertar a atenção, esse tipo de oferta vai criar uma sensação de urgência. Usar esse recurso na frase vai fazer com que o cliente entenda que se trata de uma oportunidade rara.

 

Pronto para colocar tudo isso em prática? Acompanhe a Academia Assaí Bons Negócios para ter essas e muitas outras dicas, que ajudarão seus negócios! 

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