Finanças

Pagamentos digitais o que são

Pagamentos digitais: conheça a importância e vantagens para o comércio

Postado em: 28 de Dezembro de 2022 às 10:40 Por Redação

Ao longo dos anos, o dinheiro teve muitas faces: ouro, metal, papel, cheques, cartões de crédito e débito, etc. Por isso, tornou-se o meio de pagamento padrão, porque é fácil de transportar, calcular e gastar.

Contudo, algumas pessoas até afirmam que não haverá dinheiro físico no futuro, uma vez que os pagamentos digitais lideram a revolução dos pagamentos, bem como pelo aumento das compras online.

À medida que o mercado global se transforma, os pagamentos e as transações digitais estão nos mostrando a razão dos serviços online serem mais necessários do que nunca

Quer descobrir mais sobre este tema interessante? Continue a leitura conosco!

O QUE SÃO PAGAMENTOS DIGITAIS? 

O que são pagamentos digitais - Academia Assaí

Adeus 'dinheiro ou cartão'! Diga olá aos pagamentos digitais!

Bom, os pagamentos digitais são todos os tipos de pagamentos feitos pela Internet e canais móveis, sem nenhuma transação física em dinheiro.

Usar a carteira digital do seu smartphone para comprar um sanduíche na loja local ou inserir os dados do seu cartão de crédito em um aplicativo para fazer um pedido são apenas alguns exemplos de métodos de pagamento online

Eles são conhecidos por serem fáceis de usar e sem contato, mas também por serem confiáveis ​​e seguros.

De um momento para o outro, com os pagamentos digitais disponíveis, a carteira física deixou de ser essencial para sair de casa.

Se esses métodos de pagamento começaram como um meio experimental para facilitar as experiências de compras online e offline, sem dúvida alguma cresceram e se tornaram um serviço essencial que todo varejista digital (ou não) deve oferecer. 

A IMPORTÂNCIA DOS PAGAMENTOS DIGITAIS

Existem três razões principais pelas quais cada negócio deve priorizar as soluções de pagamento digital agora e no futuro:

Atendendo à demanda do consumidor 

O mundo, em diversos segmentos de empreendimento, está ainda mais focado na experiência do cliente.

Ou seja, os clientes claramente querem opções de pagamento digital. 

Além disso, os consumidores afirmam cada vez mais que opções de pagamento flexíveis são o principal fator que consideram no momento de uma compra.

O fato é que oferecer uma experiência moderna de pagamento digital agora é essencial para atrair e reter clientes.

Habilitar a abertura de contas online 

Os consumidores fazem a maior parte de seus serviços bancários por meio de canais digitais, e isso inclui cada vez mais a abertura de novas contas totalmente online ou em um dispositivo móvel. 

Essa preferência é especialmente alta entre a geração Z, da geração do milênio e da geração X. 

Os pagamentos digitais, como as soluções de cartão digital, permitem que as instituições financeiras ofereçam uma experiência perfeita e forneçam poder de compra aos novos clientes quase instantaneamente.

Transações seguras

A fraude sempre foi um empecilho para as transações digitais. E quando ocorre uma fraude, os clientes tendem a responsabilizar o estabelecimento.

As principais soluções de pagamento digital e cartão digital oferecem várias camadas adicionais de segurança em torno de transações, tanto online quanto nas lojas, para oferecer total tranquilidade aos clientes e suas compras, tá certo?

COMODIDADE PARA CLIENTES E LOJISTAS

Exemplos de pagamentos digitais - Academia Assaí

Ao oferecer várias opções de pagamento totalmente digitais aos clientes, as empresas podem fornecer benefícios como políticas de reembolso, pagamento instantâneo, recibos e taxas de juros mais baixas quando o pagamento parcelado for possível.

A etapa de pagamento deve ser considerada como parte do processo de compra e não apenas como consequência dele. 

É por conta disso que as experiências de checkout são muito importantes quando se trata de pagamentos digitais, são a parte mais fundamental do processo de compra online e o aperfeiçoamento desse fluxo garante uma menor taxa de abandono de carrinho. 

QUANTO MAIS MELHOR?

Os clientes decidirão onde comprar com base no tipo de solução de pagamento oferecida a eles, mas isso não significa que oferecer o máximo de opções possível seja o ideal.

A Academia Assaí recomenda que você, antes de tudo, conheça seu cliente e entenda onde sua empresa está falhando em termos de pagamentos. 

Muitos compradores preferem utilizar métodos de pagamento online por serem simples e práticos, pois simplificam o checkout. 

Dessa forma, as empresas podem aumentar suas receitas e utilizar a conveniência como instrumento para reter e fidelizar seus clientes. 

SEGURANÇA E CONFIABILIDADE

Porém, com a difusão dos pagamentos digitais é imprescindível ter cuidado com a segurança dos seus dados.

Os novos meios de pagamento digitais tornaram mais fácil para os clientes comprarem produtos online de acordo com suas preferências.

Por outro lado, é uma questão sensível em termos de confiança. 

Sabemos que todos devem ter cuidado com o tipo de informação que compartilham e onde a inserem, como o uso de dados de seus métodos de pagamento pela Internet. 

Esta é uma das razões pelas quais as carteiras digitais são tão importantes e porque aplicativos têm sido tão bem-sucedidos nestas atualizações tecnológicas.

O cliente só precisa inserir suas informações uma única vez e em um só lugar, sem ter que se preocupar com a segurança dos dados ao navegar entre diferentes sites de comércio eletrônico.

Também é seguro, pois funciona com tokenização, que nada mais é do que um sistema que gera informações virtuais para cada transação ao invés de armazenar dados financeiros e informações pessoais no dispositivo.

PRINCIPAIS VANTAGENS DOS PAGAMENTOS DIGITAIS

Em comparação com dinheiro, cheques e outras formas de pagamento físicas ou analógicas convencionais, os pagamentos digitais, como cartões de crédito, débito e pré-pagos emitidos digitalmente, oferecem várias vantagens tanto para o emissor quanto para o cliente:

  • Segurança: Com uma solução de cartão digital que permite tokenização, os titulares de cartão obtêm uma maneira unificada de inserir e controlar cartões digitais do aplicativo bancário em qualquer caso de uso, com um token individual por caso de uso. Isso reduz muito o risco de roubo de credenciais e fraude. Os pagamentos digitais também permitem o uso de tecnologias de segurança digital de ponta, incluindo criptografia de alta segurança, tokenização e métodos de autenticação, entre outros.
  • Controle: uma solução de cartão digital permite que o emissor (ou titular do cartão) defina controles mais rígidos e sobre como, quando e onde o cartão pode ser usado. O emissor também pode fornecer ao titular do cartão um controle flexível sobre essas restrições por meio de uma plataforma de banco on-line ou móvel.
  • Transparência: como cada transação com cartão digital está vinculada a um número de cartão diferente, é mais fácil para os emissores e titulares de cartões ver e rastrear transações e saldos em tempo real. Também torna a investigação de fraudes mais rápida e clara.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PAGAMENTOS DIGITAIS?

Tipos de meios de pagamentos digitais - Academia Assaí

Os pagamentos digitais incluem qualquer método de transferência de dinheiro ou moeda digital entre duas partes usando tecnologias de pagamento digital.

Isso normalmente inclui vários tipos de pagamentos digitais:

  • Sistemas de pagamento eletrônico on-line: transferências bancárias eletrônicas, cheques eletrônicos e transferências eletrônicas;
  • Aplicativos de pagamento móvel: PayPal, Mercado Pago, Ebanx etc;
  • Carteiras digitais: Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay, etc;
  • Cartões digitais: cartão de crédito, débito ou pré-pago emitido diretamente por uma instituição financeira para a carteira eletrônica do cliente;
  • Pagamentos sem contato: esta categoria ampla inclui cartões de crédito, débito ou pré-pagos sem contato com tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC) e pode se referir a carteiras móveis que usam tecnologia de transmissão de segurança magnética (MST);
  • Criptomoedas: tecnologias de contabilidade distribuída, sendo a mais comum a blockchain, que facilitam transações digitais seguras;
  • PIX: método de pagamento instantâneo que permite que clientes com contas bancárias diferentes transfiram dinheiro entre elas sem pagar taxas bancárias adicionais. A transação ocorre em tempo real e está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. Por meio de um QR code gerado, um link de pagamento ou um código numérico, o cliente pode pagar suas compras nos aplicativos bancários que utiliza. 

O FUTURO DOS PAGAMENTOS DIGITAIS

O potencial total do sistema de pagamentos digitais ainda não foi alcançado. 

Criar e dominar protocolos de segurança, além de tornar as compras mais convenientes e seguras para os clientes, é uma operação complexa que, no entanto, traz muito mais vantagens. 

Estas são as possibilidades que a revolução dos pagamentos digitais está prestes a desencadear.

A tendência dos negócios serem realizados sem dinheiro físico vem ganhando força há algum tempo em alguns lugares ao redor do mundo como na Europa, Estados Unidos e China.

Mais seguro, fácil de transportar e sem o incômodo de sacar dinheiro toda vez que precisar de algo.

Como você pode ver, os tempos que vivemos mudaram a maneira de ver as coisas e seguir o curso tecnológico é um caminho sem volta.

Para fechar, complemente o aprendizado sobre o tema pagamentos digitais ouvindo o episódio do podcast Negócio em Dia e fique ainda mais por dentro deste tema tão atual!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de seguir a Academia Assaí nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades sobre negócios, empreendedorismo e comidinhas deliciosas!

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí