Sustentabilidade

Iniciativas da Coca-Cola Brasil no enfrentamento à pandemia

Postado em: 25 de Julho às 05:00 Por Gabriel Sestrem

Empresas do sistema Coca-Cola Brasil já colaboraram com R$ 45 milhões desde o início da quarentena

Em um período desafiador, em que quase toda a população brasileira foi impactada de alguma maneira em função da pandemia, a solidariedade por parte de diversas empresas de variados portes e segmentos destinando recursos para quem mais precisa é algo que tem chamado a atenção.

O Assaí Atacadista, por meio do Instituto GPA, também colocou em prática diversas iniciativas para colaborar no enfrentamento aos efeitos da pandemia – uma delas, que beneficia diretamente pequenos empreendedores do setor de alimentação, é a contribuição com fundos emergências que auxiliam micro e pequenos negócios.

As práticas de solidariedade de um grande número de empresas têm sido tão positivas que o assunto motivou um estudo, por parte da HSR Specialist Researchers, sobre o comportamento das marcas durante o período de pandemia. E uma marca que figura no Top-10 das empresas mais transformadoras durante esse período, de acordo com o estudo, é a Coca-Cola Brasil.

Antes de comentar sobre as ações colocadas em práticas aqui no Brasil pela maior produtora de bebidas do mundo, vale citar que a Coca-Cola Company, junto com seus parceiros engarrafadores e a The Coca-Cola Foundation, destinou mais de 120 milhões de dólares em apoio aos esforços de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 em comunidades afetadas ao redor do mundo. A prioridade desse investimento tem sido no apoio a comunidades vulneráveis, na amplificação das mensagens de prevenção e na contribuição com bebidas e itens necessários aos trabalhadores da saúde. 

Boa parte desse investimento a nível global é empregada aqui no Brasil. Até agora, empresas do sistema Coca-Cola Brasil já contribuíram com mais de R$ 45 milhões desde o início da quarentena. Conheça abaixo um pouco mais sobre essas iniciativas.

FUNDO “ESTAMOS JUNTOS NESSA”

Uma das iniciativas colocadas em prática pela Coca-Cola Brasil e pelo Instituto Coca-Cola Brasil foi uma ação de geração de renda mínima beneficiando diretamente 11 mil catadores de material reciclável, além da criação do fundo “Estamos Juntos Nessa” para auxiliar comunidades de baixa renda com ações diretas contra o coronavírus.

Os recursos – que estão sendo gastos na compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza – vão para ONGs e instituições que têm sido parceiras da empresa em programas de capacitação de emprego, acesso à água e reciclagem nos últimos 20 anos. Uma das frentes de atuação é ajudar a combater o vírus em 70 comunidades de 14 estados, onde vivem mais de cinco milhões de pessoas. A outra é focada nos catadores, garantindo uma renda mínima de R$ 600 durante dois meses a catadores autônomos ou que fazem parte de cooperativas que integram a ação, distribuídas em 21 estados.

“Reconhecemos que o momento é difícil para todos e garantimos que nossas decisões são baseadas em empatia e solidariedade. Buscamos contribuir, mantendo nossas operações e direcionando nossos recursos para ajudar os segmentos mais vulneráveis da população com os quais já temos um relacionamento sólido e de longos anos. A Coca-Cola Brasil sempre esteve junto das pessoas e, agora, não poderia ser diferente”, afirma Henrique Braun, presidente da Coca-Cola Brasil.

FINANCIAMENTO DE TESTES DE DIAGNÓSTICO

Além da preocupação direta com as comunidades mais afetadas do ponto de vista socioeconômico, a empresa também tem buscado atuar diretamente no combate ao coronavírus. Por isso, a Coca-Cola Brasil e a engarrafadora Coca-Cola FEMSA, em parceria com Bradesco Seguros e Grupo Fleury, firmaram acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan com o objetivo de ampliar a capacidade de processamento de exames para diagnóstico da Covid-19 destinados prioritariamente aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento à população. A meta será processar aproximadamente 26 mil testes diagnósticos.

“Participar de iniciativas como essa faz parte da missão da Coca-Cola FEMSA Brasil de gerar valor social nos lugares que estamos presentes. Estamos cientes desse nosso compromisso com a sociedade e queremos fazer a diferença na vida de quem mais precisa nesse momento. A união e a parceria nos permitem ir mais longe no atendimento à população e superar qualquer barreira”, destaca o presidente da Coca-Cola FEMSA no Brasil, Ian Craig.

DOAÇÕES VARIADAS

Em diversas regiões do país, a Coca-Cola têm feito doações de: álcool gel 70% (somente a fábrica de concentrados em Manaus foi responsável pela doação de 50 toneladas de álcool etílico 70% para os estados do Amazonas e de Roraima); embalagens para envase de álcool; água mineral Crystal; e outros produtos para organizações da área da saúde e para comunidades vulneráveis. As doações até agora somam:

  • 1,8 milhão de garrafas de água mineral Crystal em 79 hospitais de campanha e de referência contra a pandemia em todos os Estados brasileiros;
  • 30 toneladas de alimentos para cestas básicas;
  • 1 milhão de litros de bebidas do portfólio de produtos da Coca-Cola;
  • Transporte de 325 mil litros de álcool a 70%;
  • 560 mil garrafas PET para envase de álcool.

Além dessas, há várias outras ações feitas pela empresa no Brasil, como o aporte de R$ 2 milhões para compra de equipamentos para UTIs no Distrito Federal e demais entregas de outros equipamentos de proteção individual (EPIs) voltados diretamente ao combate à pandemia.

Aqui no Portal Academia Assaí Bons Negócios temos trazido sempre conteúdos atualizados para ajudar você, empreendedor, a lidar melhor com seu negócio nesse período novo e desafiador para todos. Mas notícias boas, que beneficiam quem mais precisa, também são sempre bem-vindas! 

Aproveite para conhecer outras iniciativas que publicamos aqui no portal de grandes empresas que têm contribuído para melhorar a vida de pequenos empreendedores no Brasil clicando aqui e aqui!

Vitrine do Fornecedor

Unilever
Kibon
DelValle
Coca-cola