NegóciosVendas por Encomendas

A história dos deliciosos biscoitos da Coimbra Alimentos da Amazônia

Postado em: 30 de Março às 16:11 Por Redação

Com biscoitos, bolachas e cookies diferenciados, a Coimbra Alimentos da Amazônia, do Ulysses Raphael Gomes Nobre, é um dos negócios vencedores do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019.

Quem não gosta de comer biscoitos deliciosos, não é mesmo? Sejam puros, acompanhando um café, fazendo parte do lanche da tarde ou como sobremesa... não importa: toda hora é hora!

E foi assim que o Ulysses Raphael Gomes Nobre, engenheiro químico com experiência em alimentos industrializados, criou a Coimbra Alimentos da Amazônia e alcançou sucesso no seu empreendimento.

Fazendo biscoitos cheios de sabor, diferenciados e livres de conservantes, corantes e produtos químicos, ele conquistou o paladar dos clientes e se tornou um dos vencedores do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2019. Venha saber um pouco mais sobre essa emocionante trajetória!

COMO TUDO COMEÇOU

Ulysses teve duas grandes oportunidades que auxiliaram na sua formação como empreendedor. Uma delas foi quando estagiou na Amcor Rigids, local em que teve contato com as normas de vigilância sanitária em relação a alimentos e, assim, adquiriu bastante conhecimento técnico para aplicar no seu negócio.

A outra foi a oportunidade de viajar para a Austrália, por meio do programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal. Chegando lá, teve contato com empreendedores e passou a se interessar mais pela área. “Na Austrália, percebi que tinha um biscoito que vendia muito bem. Comprei uma caixa dele e trouxe para minha casa, em Manaus. Aqui, fiz adaptações necessárias e lancei o produto”, comenta Ulysses.

No início, as vendas não iam muito bem. A embalagem, que era uma caixinha, não chamava a atenção e impedia os clientes de verem os produtos. Então, Ulysses ouviu a opinião do seu público e começou a comercializar os biscoitos em um potinho. “Esse foi um grande divisor de águas e, hoje, vendemos uma média de 120 mil biscoitos por mês”, comemora.

NASCE A COIMBRA ALIMENTOS DA AMAZÔNIA

A Coimbra Alimentos da Amazônia fabrica nove tipos de biscoitos, cookies e bolachas, sendo alguns com sabores regionais e outros com ingredientes tradicionais. Todos os produtos são livres de conservantes e feitos com responsabilidade ambiental. “Ao comprarem os nossos biscoitos, os consumidores têm a garantia de que estão adquirindo um produto de alta qualidade, livre de químicos e com uma preocupação com a natureza”, ressalta Ulysses.

O carro-chefe da casa é o biscoito de castanha, feito com castanhas cultivadas por famílias do interior do Estado do Amazonas, que as coletam de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente. “Mesmo pequenos, entendemos a importância da preservação ambiental na cadeia de produção dos nossos produtos”, pontua.

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2019

Ulysses recebeu um panfleto sobre o Prêmio quando estava fazendo compras no Assaí Atacadista e, apesar de ficar receoso em se inscrever, aceitou o desafio. Com o apoio dos pais, que deram suporte para o seu negócio desde o começo, ele participou do Prêmio e saiu como um dos grandes vitoriosos.

Para ele, todo o curso foi memorável, mas a parte da ANVISA merece um grande destaque, já que essa área costuma ser um “bicho-papão para os empreendedores”, como ele mesmo diz. Ainda, o contato com os profissionais da Ekma ganhou a atenção de Ulysses. “Vi neles um espelho da Coimbra Alimentos da Amazônia: uma empresa familiar que começou pequena e hoje é referência na sua área. Mesmo com muitas lutas e dificuldades, eles nunca desistiram”, lembra Ulysses, que já compartilhou todo esse aprendizado com o seu time.

Ele também diz que conhecer e conviver com empreendedores de diversos lugares foi incrível. Isso porque todo esse compartilhamento de experiências mostra que ninguém está sozinho e que todos enfrentam problemas muito parecidos, sejam donos de negócios pequenos ou grandes. “Assim, começamos a buscar uma solução juntos e a resolver esses incômodos de maneira mais eficiente e criativa”, relata.

O contato com pessoas diferentes e cheias de história foi fundamental nessa experiência. “Nós, da Coimbra Alimentos da Amazônia, entendemos que o nosso principal objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas, seja com os nossos produtos ou com as nossas ações. E conhecer todos esses empreendedores nos inspirou ainda mais a alcançar isso”, relata.

PRÓXIMOS OBJETIVOS

Devido ao sucesso do seu negócio e à participação marcante no Prêmio, Ulysses já comprou uma máquina para aumentar e facilitar a produção dos biscoitos. Também, está estudando o lançamento de dois novos sabores: um tradicional (milho) e outro regional (castanha com goiaba).

Ele ainda está trabalhando para melhorar a embalagem dos biscoitos, sempre disposto a oferecer a melhor experiência para os seus clientes.

DICA DO ULYSSES

Quer saber o que mais fez a diferença na trajetória do Ulysses, da Coimbra Alimentos da Amazônia? Então veja estas dicas especiais que ele dá para quem quer empreender e alcançar o sucesso:

 “Sempre escute o cliente, pois a solução para os seus problemas pode estar na fala dele. Também, é muito importante ser humilde nesse processo, admitir que errou e voltar ao início, quando necessário. Por último, mais uma dica é sempre respeitar o seu time, pois, sem eles ao seu lado, nada será possível.”

Gostou dessa história inspiradora? Fique de olho no Blog Academia Assaí Bons Negócios que vem muito mais por aí! Aproveite e confira nossas dicas especiais para abrir o seu próprio negócio

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
DelValle
Coca-cola