Empreendedor

Dicas de como abrir o próprio negócio

Postado em: 03 de Janeiro às 16:02

Aproveite as dicas para ter sucesso ao abrir o próprio negócio

Pensando em abrir um negócio próprio nos próximos meses? A Academia Assaí, que oferece a capacitação de microempreendedores de todo o Brasil, vai ajudar você a traçar estratégias básicas para não arriscar e investir de maneira segura.

Confira esta lista de dicas de empreendedorismo para iniciantes:

 

1 – ESTUDE O MERCADO

Para montar um comércio seu, é imprescindível avaliar o cenário e ver “onde está pisando”. Muitos empreendedores iniciantes são surpreendidos com tantos desafios e entraves para montar sua empresa, desde a validação do contrato até o processo de gestão e direção do negócio.

Por isso, procure a opinião de profissionais do mercado e conteúdos relevantes voltados a microempreendedores como você. O Sebrae é uma instituição que está sempre ao lado de quem procura auxílio e orientação especializada, pois oferece diversos módulos de capacitação para aqueles que querem empreender com segurança.

Além disso, a Academia Assaí Bons Negócios é o projeto que mais cresce e incentiva microempreendedores do setor de alimentação do Brasil! Na plataforma online e gratuita, você consegue começar seu curso a partir de videoaulas bem didáticas e que reúnem tudo o que um empreendedor precisa para colocar seu negócio em prática.

Ficou curioso(a)? É só clicar aqui para assistir às aulas e contar com nosso material didático completo!

 

2 – ESCOLHA O SEU NEGÓCIO

Depois de analisar o cenário à sua volta, será preciso escolher onde você quer chegar. Claro, montar uma empresa que esteja antenada ao mercado é estar um passo à frente, mas também é importante fazer o que gosta!

Existem inúmeras possibilidades hoje em dia e o caminho para o sucesso é alinhar suas expectativas pessoais com as oportunidades que o mercado oferece, além do bem-estar financeiro, é claro.

Ter paixão pelo trabalho pode parecer um clichê, mas com o tempo vai fazendo cada vez mais sentido, principalmente quando se é dono do próprio estabelecimento.

 

3 – PENSE NO DIFERENCIAL

Avalie a melhor maneira de destacar o seu negócio e tenha um diferencial! Mesmo que você trabalhe com o comércio tradicional, como restaurante, padaria, mercearia, pizzaria, minimercado, entre outros, é importante pensar em algo que possa impactar o cliente de uma maneira particular, para ele perceber que aquilo só você tem.

Pode ser uma embalagem diferenciada, um cardápio atrativo e variado, horários alternativos de funcionamento, atração na loja, canais de relacionamento e site para o seu negócio. O que importa é usar a criatividade e o seu senso empreendedor para turbinar as vendas de maneira inovadora.

 

4 – TENHA UMA RESERVA FINANCEIRA

Toda empresa tem um tempo de maturação no mercado, que varia de 1 a 2 anos ou até mais. Por isso, não conte com os lucros antes de ter um comércio consolidado, que precisa de tempo para se instalar.

No início, você terá muitas despesas e precisa estar preparado(a) para manter-se firme, mas continue com seus objetivos. O investimento pode valer a pena mais para frente e você não deve temer, apenas planeje com cuidado e junte o máximo de dinheiro que puder para não acumular dívidas!

 

5 – INVISTA EM PROFISSIONALIZAÇÃO

Uma boa gestão é sempre bem acompanhada de conhecimento, aperfeiçoamento e capacitação técnica. Por isso, não só invista na saúde da sua empresa, bem como no treinamento e bem-estar dos funcionários e em crescimento pessoal e profissional para você!

Busque aprendizado onde puder e troque figurinhas com outros empreendedores para absorver mais informação e expertise. Invista em cursos, workshops, viagens de negócios e participe de feiras dentro da área em que você atua para adquirir novas referências.

Por aqui, você pode aprender muito também e de forma 100% gratuita! A Academia Assaí tem um sistema de capacitação profissional completo com videoaulas exclusivas para microempreendedores do setor de alimentação.

É possível crescer ainda mais com nossos cursos e acessar de um jeito fácil, de onde você estiver, com material da melhor qualidade. E ainda tem certificação ao final dos cursos!

É só navegar pela Academia Assaí e saber mais!

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
Ekma
Nita Alimentos
Vigor