EmpreendedorEmpreendedorismo

A história de sucesso do Compadre – Meu Parceiro Assador

Postado em: 21 de Janeiro às 20:17

Produzindo molhos, temperos e acompanhamentos para carnes, o Compadre – Meu Parceiro Assador é um dos 10 empreendimentos acelerados no Programa de Aceleração de Negócios da Alimentação

Um churrasquinho sempre vai bem, não é mesmo? E, para deixar as carnes ainda mais deliciosas, é importante saber como temperá-las, realçando o seu sabor. E foi exatamente por ter dificuldades em encontrar bons molhos e acompanhamentos para carnes que a psicóloga Ana Carolina Nascimento da Silva decidiu criar o seu próprio empreendimento nessa área.

O negócio deu tão certo que os seus temperos não conquistaram apenas o paladar do público, mas também a ajudaram a se tornar um dos 10 empreendimentos acelerados do Programa de Aceleração de Negócios da Alimentação, organizado pela Vale do Dendê com o apoio da Academia Assaí. Venha conferir essa história criativa, vitoriosa e deliciosa!

O INÍCIO DE TUDO

A falta de opções saborosas para acompanhar as carnes é algo que sempre incomodou Ana Carolina.  “O mesmo trio de sempre, formado por farofa, vinagrete e feijão caseiro enche a barriga antes mesmo do churrasco chegar. E não queremos isso, né?”, indaga ela.

Então, para evitar essa situação, ela buscava no mercado temperos e acompanhamentos diferentes para as carnes, mas não ficava satisfeita com aquilo que encontrava. “Eram apenas produtos muito industrializados, cheios de ingredientes e em uma linguagem desconhecida”, comenta.

Assim, ela começou a inventar molhos por conta própria. Passou a testar receitas diferentes e aproveitava para levá-las para a casa de amigos e em festas, para que mais pessoas pudessem provar.

“No início de 2018, coloquei os molhos em um pote de vidro e levei para um grande churrasco de aniversário. Lá, as pessoas ficavam me perguntando onde que eu tinha comprado. Foi a partir daí que eu comecei a pensar em desenvolver o meu negócio”, comenta.

Porém, antes de efetivamente iniciar o Compadre – Meu Parceiro Assador, Ana Carolina fez uma pesquisa de mercado para validar o seu projeto. Então, chamou um chef de cozinha especialista em molhos e massas, que era um antigo conhecido. Juntos, passaram muitos meses criando as receitas e fazendo muitos testes.

NASCE O COMPADRE – MEU PARCEIRO ASSADOR

Especializado em produzir, comercializar e distribuir molhos, temperos e acompanhamentos para apaixonados por carnes, o Compadre oferece produtos com misturas exclusivas de sabores e texturas.

Apesar de o foco ser o acompanhamento de carnes, os produtos também vão muito bem como entradas e antepastos, podendo ser passados em torradas e consumidos junto com queijos. “No hambúrguer, então... ficam perfeitos”, assegura Ana Carolina.

Todos os produtos da marca são feitos de maneira artesanal, com matérias-primas frescas cuidadosamente selecionadas. Ana Carolina também faz questão de explorar o sabor da Bahia e, para isso, utiliza ingredientes regionais. “Trocamos o açúcar pelo mel da Serra Dourada e usamos pimentas típicas e cachaças nativas”, exemplifica.

Os acompanhamentos são preparados em uma cozinha sem risco de contaminação cruzada e livres de glúten, lactose, conservantes artificiais e aditivos químicos.

Atualmente, são 11 sabores diferentes: barbecue, barbecue com cachaça e pimenta biquinho, cebola roxa caramelizada, chimichurri, chimichurri picante, chutney de pimentão vermelho, pasta de alho, pasta de alho com gorgonzola, mix de ervas e sal grosso, molho de pimenta e molho de pimenta dragão. “Os nossos molhos mais pedidos são o chimichurri, nosso carro-chefe, a pasta de alho com gorgonzola, o barbecue com cachaça e pimenta biquinho e o chutney de pimentão vermelho”, comenta.

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DA ALIMENTAÇÃO

Ana Carolina participa de grupos de empreendedorismo e gosta de estudar e conversar sobre o assunto. Foi assim que conheceu a Vale do Dendê e, após ver uma postagem sobre o Programa de Aceleração, ela entrou no site e acreditou que essa era uma ótima oportunidade para adquirir mais conhecimento e estar perto de pessoas com o mesmo propósito. Com o apoio do namorado Fabiano, que sempre acreditou no seu projeto, ela julgou que participar do Programa era a sua chance. E ela estava certa.

“Eu adoro a vida em grupo e estar com pessoas da mesma área é ainda melhor. No meu círculo familiar e de amigos, não existem pessoas que atuam na área de alimentação, então a aceleração me proporcionou isso: a convivência com quem lida com as mesmas coisas que eu. E formamos um grupo incrível, de muita troca e ajuda mútua”, ressalta Ana Carolina.

Além da convivência, ela diz que o envolvimento dos profissionais do programa foi incrível. “Eles não deram ‘apenas’ consultorias e oficinas, mas realmente se envolveram. Torceram, cobraram quando necessário e nos acompanharam de perto”, declara.

DAQUI PRA FRENTE...

Após a sua vitoriosa participação no Programa de Aceleração, Ana Carolina já colocou em prática vários aprendizados. Ela está mais atenta à sua relação com a parte financeira dos negócios e está em busca de novos projetos para diversificar ainda mais os seus produtos, buscando atender cada vez melhor o seu público.

DICA DA ANA CAROLINA

Também quer realizar o seu sonho e ter o seu próprio negócio de sucesso? Então veja as dicas que a Ana Carolina preparou para ajudá-lo(a) nessa jornada, que exige muito trabalho e dedicação:

“Esteja rodeado de outras pessoas, peça ajuda, debata temas. Muitas vezes, o caminho do empreendedorismo é solitário e várias vezes fui engolida pelo dia a dia. Assim, estar com outros empreendedores, seja para falar das suas dores ou apenas distrair a cabeça, faz perceber que não estamos sozinhos. ”

Inspirador, não é? Gostou de conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Ana Carolina? Então fique de olho no Blog Academia Assaí Bons Negócios, porque ainda teremos muitas outras matérias especiais sobre os empreendimentos das nossas 10 aceleradas para você conhecer!

Inscreva-se também em nossos cursos e aprimore seus conhecimentos para empreender ainda melhor no dia a dia do seu negócio!

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor

Nita Alimentos
Fofura
Ekma
Coca-cola