Eventos

Festas Junina, Julina e Agostina: 3 meses para vender mais

Festas Junina, Julina e Agostina: 3 meses para vender mais

Postado em: 09 de Junho de 2025 às 13:27 Por Redação

As Festas Junina, Julina e Agostina são uma mina de ouro para empreendedores. Enquanto a Festa Junina é a mais conhecida, as versões Julina e Agostina surgiram como oportunidades para prolongar as vendas.

A Academia Assaí preparou esse artigo para que você entenda as diferenças e como adaptar seu negócio para lucrar em cada uma delas. Confira!

 

Diferenças entre as Festas Junina, Julina e Agostina

A Festa Junina é celebrada em todo o Brasil e é o pico de vendas, um momento de maior concorrência.

Já a Festa Julina é uma alternativa para regiões com o clima desfavorável em junho. Nesse período, a concorrência é menor e os temas são mais flexíveis, ótimo para estender vendas com promoções.

A Festa Agostina, por sua vez, é mais comum no Nordeste, em que há uma temporada turística prolongada. É uma oportunidade para produtos e experiências premium.

Em poucas palavras: Junho é o tradicional, Julho é a "segunda chance" e Agosto é o plus nordestino. Três meses, três oportunidades de vendas!

Festas Junina, Julina e Agostina: mesa de comidas típicas

 

Junho: o ápice das vendas

A tradicional Festa Junina movimenta o país inteiro em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro.

Dicas para vender mais:

 

Julho: a segunda onda

Muitas regiões adotaram as Festas Julinas para aproveitar o clima mais favorável.

Estratégias inteligentes:

  • Mantenha a produção de produtos juninos com pequenas adaptações;

  • Faça promoções do tipo "Última chance do São João";

  • Ofereça workshops de comidas típicas para aproveitar o interesse.

 

Agosto: o segredo do Nordeste

No Nordeste, as comemorações se estendem até agosto nas Festas Agostinas.

Como aproveitar:

  • Crie pacotes turísticos com experiências gastronômicas;

  • Desenvolva produtos exclusivos para essa temporada;

  • Faça parcerias com pousadas e restaurantes locais.

 

Dicas para todos os meses
  • Mantenha o estoque flexível para atender às diferentes demandas;
  • Adapte sua comunicação para cada período festivo;
  • Crie combos sazonais que incentivem compras maiores;
  • Use as redes sociais para manter o engajamento prolongado.

Exemplo de ação: 

Uma confeitaria pode oferecer:

  • Em junho - caixas de doces típicos;

  • Em julho - kits para festas em casa;

  • Em agosto - experiências gastronômicas premium.

 

Não limite seu faturamento a apenas um mês. Com planejamento, você pode transformar 30 dias de festa em 90 dias de vendas expressivas. Aproveite cada data para testar novos formatos e ampliar seu alcance!

 

Confira mais dicas em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui.

Patrocinadores do programa Academia Assaí

Patrocinadores Master

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Marketing e Vendas

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Gestão Financeira

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí