Existe idade para empreender?

Postado em: 11 de Setembro às 14:18

A idade certa para empreender é só uma: aquela que você decide!

E a resposta é: não existe nada definitivo. Afinal, empreender não é uma ciência exata e sempre há muito o que se pensar para chegar a uma conclusão. Por tanto, não existe idade ideal para empreender.

Você pode ainda estar na faculdade, ter uma carreira consolidada ou estar prestes a se aposentar. Se você foi mordido pelo bichinho do empreendedorismo, o desejo de tocar o próprio negócio não tem hora para aparecer. O que vale é a vontade de fazer acontecer, de transformar a realidade. 

Globalmente, a maior parte dos empreendedores é formada por mulheres que encontram-se na faixa dos 25 - 34 anos, inclusive no Brasil, segundo o GEM – Women’s Report 2017, mas é seguida de perto pelo grupo entre 35 - 44 anos. Há motivos que explicam essa concentração e os fatores socioeconômicos têm um forte papel, mas, pelo que a gente claramente percebeu, não há idade certa.

Do outro lado do espectro, a verdade também é a mesma: mulheres com mais de 50 anos passaram a enxergar o empreendedorismo como parte fundamental da sua realização profissional e, porque não, pessoal.  

Mas, se esse questionamento anda martelando a sua cabeça, a Academia Assaí Bons Negócios vai mostrar alguns sinais de que você pode vir a ser um empresário de sucesso, para ajudá-lo na difícil e empolgante aventura que é decidir abrir uma empresa.

Você precisa ganhar mais dinheiro

Esse é um dos principais motivos que levam alguém a empreender. O futuro empresário pode ver no próprio negócio a alternativa para gerar renda ou aumentar a que já tem. Ou seja: abrir uma empresa é uma forma de ter lucro.

Você quer transformar a realidade

Muitas vezes, o empreendedorismo é uma forma de causar um impacto positivo na vida das pessoas. Se você quer ser um empresário para oferecer soluções inovadoras para problemas comuns do dia a dia de seu público, está no caminho certo.

Você quer realizar um sonho

Sim, muita gente deseja ter o próprio negócio. Seja para se tornar chefe de si mesmo, seja para fazer aquilo de que gosta, esse sonho está atrelado à realização pessoal. Você sente que abrir um negócio é a sua grande chance de ser feliz? Vá em frente sem medo.

Você se aposentou e não quer parar de trabalhar

Os empreendedores aposentados formam um grupo de pessoas que têm experiência, disposição e credibilidade e que já desenvolveram competências diversificadas. Se você se encaixa nesse perfil, com tempo livre por conta da rotina da aposentadoria, pode concretizar o sonho de ter o próprio negócio. 

Você quer mudar de vida

Às vezes, um emprego fixo pode ser um pouco entediante. É certo que a vida de um empresário é para lá de corrida, mas, se você se sente atraído por um cotidiano agitado, com mil problemas à sua espera para serem resolvidos, empreender pode, sim, ser a sua praia.

Como podemos perceber, a decisão de empreender nada tem a ver com sua idade ou fase da vida. Ela depende única e exclusivamente da sua vontade de ser dono do próprio negócio. Claro que ter afinidade com a área em que quer investir e alguma experiência ajuda muito, mas habilidades gerenciais podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa e em qualquer momento.

No site da Academia Assaí Bons Negócios, você encontra cursos online para começar seus sonhos de empreender agora. Acesse e confira!

VOLTAR

Vitrine do Fornecedor

Torcida
Coca-cola
Ekma
Nita Alimentos