Dicas

Como incrementar meu cardápio com vinhos acessíveis?

Postado em: 06 de Junho de 2022 às 14:28 Por Jhonatan Alves

No Dia Nacional do Vinho (07 de junho) você descobre com a Academia Assaí quais os melhores vinhos ao seu negócio e como comercializá-los!

Para aderir ao vinho no seu negócio é importante encontrar um bom fornecedor. Existem diversas adegas com inúmeras variedades da bebida, mas um conhecimento prévio pode abrir horizontes na hora de encontrar aquele vinho perfeito para o seu empreendimento.

]Vinhos fabricados por vinícolas menores nas cidades espalhadas por todo o Brasil são uma boa pedida por conta da exclusividade que elas oferecem, além de uma parceria mais possível. 

Em nosso podcast “Negócio em Dia”, o episódio nº 45 “O amor está no ar... E você pode lucrar” tem como entrevistada a consultora do Sebrae e especialista em negócios, Adriana Cavalcante, que destaca ser importante inovar e o vinho pode ser uma boa pedida!

Não é apenas oferecer um vinho qualquer tem que demonstrar exclusividade e toda experiência que o vinho pode apresentar, bem como: o descritivo de qual o tipo de vinho, de onde ele vem, se é importado ou nacional. Tudo que dê mais caracterização ao produto e possa despertar no cliente a sensação de consumir algo especial. 

Além de tudo isso, o vinho que será oferecido deve casar com o seu produto. Caso seja uma empresa de bolos artesanais ou uma casa de espetinhos, há diferença na hora de aproveitar todo o sabor da bebida para destacar seu produto final.

Vinhos

Combinações

O clássico vinho tinto não pode faltar na mesa, mas outras opções despertam tanto interesse quanto. É o caso do vinho branco, que harmoniza com diferentes carnes brancas (aves, peixes e frutos do mar), além de vegetais, pães e queijos, aqui alguns indicados são: vinho de mesa branco, moscato e chardonnay. Outra opção são os tintos médios, que combinam com carnes vermelhas, cogumelos e embutidos; dentro dessa categoria estão merlot, zinfandel e vinho tinto de mesa.

No que diz respeito às sobremesas, o vinho ideal para acompanhamento é um gelado e espumante da categoria dos Sparkling Wines.

Basicamente, os vinhos são divididos em três tipos: secos, ácidos e doces. Para gerar uma combinação mais intuitiva, você pode levar em conta os seguintes pontos:

• Se o prato for ácido, ou salgado, ou picante, ou de textura mole, os vinhos sugeridos são os mais ácidos. 

• Se o prato for mais amargo ou doce, os vinhos mais indicados são os doces.  

• Se o prato for de textura mole, mas suculento, os vinhos mais indicados são os secos.

Para facilitar ainda mais, indicaremos abaixo quais vinhos podem ser os melhores para vendas em seus negócios. 

Se seu ramo for o de pizzas, dependerá do recheio da massa: muçarela vai bem com vinhos brancos leves; pizzas de presunto, bacon e carnes no geral, com um bom vinho tinto, já para as pi\zzas de sabor vegetal, como brócolis e escarola, o vinho branco também é indicado, mas podem ser vinhos um pouco mais fortes chegando até a categoria dos rosés. 

Para o segmento de doces, investir nos espumantes é a melhor indicação. Quando se saboreia um doce, com a gaseificação do vinho, as papilas gustativas experimentam duas sensações diferentes: enquanto a doçura do doce se espalha pela boca, o gás do espumante ‘limpa’ o paladar à próxima colherada, igualmente quando se vai em uma cafeteria e é oferecido água gaseificada para limpar o paladar e aproveitar mais o sabor do café.  

Hamburguerias e lanchonetes, no geral, tendem a combinar seus lanches com vinhos tintos já que são os mais indicados para saborear com carnes. É o caso das categorias vinho tinto de mesa e malbec, que, com sabores mais acentuados, tendem a contrastar com a gordura dos queijos e da carne vermelha.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada acesse nossas redes sociais e ouça o podcast 'Negócio em Dia', disponíveis AQUI.  

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda