DicasEmpreendedor

Dicas de etiqueta na internet para ajudar o seu negócio

Postado em: 01 de Abril às 14:21 Por Redação

Não existe um manual com regras claras que digam exatamente o que você PODE e o que você NÃO PODE fazer no ambiente virtual para se comunicar com os seus clientes, fornecedores e parceiros. Ainda assim, conhecer algumas dicas de etiqueta na internet é algo que pode auxiliá-lo a encontrar uma forma melhor de conversar de maneira adequada, evitando ações inconvenientes e que possam ser mal interpretadas pelos outros.

Para ajudá-lo nessa missão, separamos algumas dicas importantes que você pode acrescentar ao seu dia a dia online. Confira!

5 DICAS DE ETIQUETA NA INTERNET

1. PRESTE ATENÇÃO AO HORÁRIO

Antes de mandar uma mensagem ou um e-mail, pense: “eu me incomodaria em receber uma mensagem nesse horário?”. Se você não gosta de ser “perturbado” no domingo às 8h da manhã, por exemplo, também não perturbe ninguém nesse horário.

Salvo exceções em que o contato deverá ser respondido com urgência, deixe para falar com quem você precisa em horários “comerciais”. Assim, a chance de a pessoa te responder com mais calma e atenção é muito maior.

2. TENHA CUIDADO COM O CORRETOR AUTOMÁTICO

Um dos maiores “micos” que podem acontecer com você, principalmente se estiver usando o smartphone, é deixar o corretor automático ligado e não perceber o erro de digitação nas palavras. Às vezes, a troca de apenas uma letra da palavra já pode mudar todo o sentido da frase!

É claro que o corretor automático ajuda – e muito! – na hora de escrever. Porém, fique atento antes de mandar qualquer mensagem e confira se a ortografia está correta.

3. USE O MEIO DE COMUNICAÇÃO CORRETO

São várias as opções de redes sociais e de canais de comunicação disponíveis para você entrar em contato com quem deseja. Assim sendo, é importante escolher o meio adequado para conversar com cada pessoa.

Assuntos que exigem mais profissionalismo devem ser devidamente registrados e, por isso, normalmente, pedem um e-mail. Fora isso, uma dica é você se adaptar de acordo com a pessoa que você deseja se comunicar – se isso for possível, é claro.

Existem pessoas que preferem ser contatadas pelo WhatsApp ou por chats. Em outros casos, o Instagram e o Facebook são os preferidos. Vale ter jogo de cintura e descobrir qual é a melhor comunicação com cada pessoa. Se tiver dúvidas, pergunte para ela qual é a maneira pela qual ela prefere conversar com você.

4. SEJA EDUCADO E PACIENTE

Essa é uma sugestão que vale para todas as áreas da vida e não se restringe apenas às dicas de etiqueta na internet. Ainda assim, ser educado e paciente na internet significa começar um contato perguntando se a pessoa está disponível para conversar naquele momento, por exemplo, e aguardar a resposta, sem forçar a comunicação.

Começar uma conversa importante em algum momento errado pode prejudicar a conversa, resultando em um contato frustrante para ambas as partes. Assim sendo, seja educado, paciente e busque, juntamente com a pessoa que você deseja conversar, um momento adequado para ambos.

Para e-mails, tente dar um prazo de resposta entre 24h e 48h. Caso não haja o retorno, pense em alguma forma de entrar em contato novamente com a pessoa de maneira gentil, apenas relembrando-a da sua mensagem e perguntando se ela terá a disponibilidade para responder.

5. PEÇA PERMISSÃO

Quer adicionar a pessoa em algum grupo do WhatsApp ou do Facebook? Peça permissão antes. Quer mandar novidades sobre a sua marca por e-mail, WhatsApp ou outro canal de comunicação? Peça permissão. Quer utilizar algum comentário, fotos ou um vídeo da pessoa nas suas redes sociais? Peça permissão.

Ainda, dê liberdade para a pessoa parar de receber as suas notícias caso ela deseje. Forçar a comunicação vai totalmente contra as regras de etiqueta na internet e pode prejudicar a sua imagem e a reputação da sua marca.

Gostou de conhecer as nossas dicas de etiqueta na internet? Então acompanhe o nosso blog para estar sempre bem informado e saber como empreender com sucesso! Aproveite também para se inscrever na nossa plataforma de vídeos online e gratuita. Nela, você terá acesso a cursos que vão ajudá-lo a empreender com sucesso e melhorar a sua gestão de negócios.

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
DelValle
Coca-cola