Empreendedorismo

Dia Mundial do Café: curiosidades e a opinião de quem empreende

Postado em: 14 de Abril de 2021 às 08:55 Por Paulo Henrique Ribas

Em 14 de abril, é celebrado o dia de uma das bebidas mais apreciadas do mundo: é o Dia Mundial do Café!

Para grande parte da população, o café é mais que uma simples bebida. Para muitos, é aquele “bom dia” acompanhado de tudo aquilo que é preciso para começar bem a manhã.

Para outros, a bebida é como uma dose de foco e produtividade que nos acompanha por toda a jornada de trabalho.

Seja qual for a sua relação com o café, ele  é como um amigo fiel, disposto a ajudar em qualquer situação do dia – e é por isso que, no dia 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café.

 

Café: divisor de opiniões

 

Há quem diga que o café é maléfico para a saúde, assim como existem aqueles que afirmam que a bebida é como um aliado no dia a dia. 

A ciência ainda pesquisa sobre o grão, entretanto, o que podemos afirmar é que, em quantidades moderadas, o café pode se tornar mais do que apenas uma bebida que acompanha uma refeição, mas um campo de estudo, um assunto em comum com determinado nicho de pessoas e um verdadeiro companheiro para a vida toda.

Entre os principais benefícios da bebida, estão: 

 

  • Auxílio no emagrecimento
  • Melhora do intestino
  • Aumento da memória
  • Redução do risco de AVC
  • Aumento da expectativa de vida

Mas como é empreender nesse ramo?

Especialista, mestre torrador, degustador e classificador de cafés especiais, Caio Tucunduva Philippi é um dos sócios-fundadores do Café Hotel, um estabelecimento para qualquer hora do dia.

Isso porque o Café Hotel Expresso Bar é um local multiuso, ou seja, ideal para quem deseja apreciar cafés com torrefação especial acompanhado de um livro ou para aqueles que buscam apreciar drinks clássicos, inspirados em um cardápio com ícones gastronômicos encontrados em hotéis do mundo todo.

“O café está enraizado na cultura do brasileiro e representa uma parte muito importante na vida das pessoas. Tamanha é a importância que faz parte da cesta básica, ou seja, do cotidiano do povo”, afirma.

De fato, a bebida faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Para o especialista, o mercado de cafés está em crescimento exponencial. Ou seja, se tantas pessoas apreciam a bebida e o mercado tem crescido cada vez mais, é uma boa oportunidade de negócio, certo?

No estabelecimento de Caio, são oferecidas diversas variações de grãos e métodos de preparo, tudo feito por especialistas do ramo. “Um bom café consiste em grãos superselecionados, uma torra adequada ao perfil do grão e extração com excelência. Sou referência em cafés especiais por conta de meus métodos pouco ortodoxos em relação à torra, à blendagem de grãos verdes e à maturação em madeiras nobres brasileiras e destilados diversos”, comenta.

 

O café favorito do brasileiro

 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o café é a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a própria água.

Mas qual é a melhor maneira de consumo?

Para Caio, a melhor maneira é com grãos moídos na hora do preparo, água filtrada e mineral e consumir imediatamente. 

 “O brasileiro gosta bastante do bom e velho coado. Nos grandes centros, também encontramos uma grande parcela de pessoas que apreciam o famoso espresso, um método de preparar café por meio da passagem de água quente sob alta pressão pelo café moído”, completa. 

Desafios da pandemia

Assim como muitos empreendedores do setor alimentício, o Café Hotel passou por diversas mudanças ao longo da pandemia, a fim de se reinventar diante dos protocolos de segurança. 

Hoje, o estabelecimento funciona com o atendimento por delivery. “Tivemos que nos preparar e repensar diversas questões, em relação às embalagens, à apresentação e à entrega, não somente no sentido financeiro como também pelo ponto de vista sustentável, mantendo um padrão de excelência na apresentação e na agilidade no serviço”, finaliza.

Para empreender, é preciso ter paixão pelo que faz. Se você sente que tem uma relação especial com cafés, será que sua veia empreendedora não está apontada para essa direção?

E, para celebrar o Dia Mundial do Café, que tal um cafezinho?

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle