Empreendedorismo

COMO UTILIZAR AS LIVES A FAVOR DO SEU NEGÓCIO

Postado em: 28 de Maio às 20:06 Por Rodrigo Coradi

Tendência nas redes sociais, as lives são uma forma de se conectar ao público-alvo, mesmo em tempos de distanciamento social

A temporada de lives está aberta! Muitas marcas, artistas e anunciantes mergulharam nesse universo para promover seu negócio pelas redes sociais, mais ainda do que vinha sendo feito antes.

O conteúdo ao vivo alcança telespectadores aos montes, que estão reunidos em suas casas para passar o tempo de isolamento e trabalho home office. Aos finais de semana, principalmente, as lives ganharam força e aproveitaram a audiência do público, que não podia sair ou arranjar programas fora de suas moradias.

Cantores, palestrantes, médicos, artistas em geral e empreendedores aproveitaram o momento para fazer shows, bate-papos, entrevistas e atividades relacionadas ao seu perfil para que quem estivesse assistindo mantivesse um contato direto e frequente.

A iniciativa deu tão certo que muitos repetiram a dose e o público se fez muito engajado nesse formato. No entanto, você deve estar se perguntando: “quais vantagens a live pode trazer para o meu negócio?” Por isso, vamos ajudar você a entender melhor as oportunidades de negócio por trás das lives nas redes sociais!

PROXIMIDADE COM O PÚBLICO

As lives são uma forma de se conectar com as pessoas, ainda que a distância. Elas fortalecem a imagem do seu negócio e fazem com que ele se comunique diretamente com o público e seus seguidores.

INTERAÇÃO E ENGAJAMENTO

Por meio da transmissão ao vivo, você tem uma resposta direta das pessoas que estão assistindo. Aproveite para interagir com elas e pedir um feedback do que estiver fazendo.

Isso serve como uma pesquisa indireta de algo que você também queira saber: “digam o que querem ver”, “vocês preferem este ou aquele”, “qual é o dia em que vocês mais gostam de assistir” - e por aí vai.

CONTEÚDO CRIATIVO

Para chamar a atenção das pessoas em uma live, é preciso fazer algo interessante e criativo, já que os vídeos ao vivo têm uma duração maior do que os conteúdos programados, por motivos de edição e dinâmica das redes sociais.

Por isso, prenda a atenção do público com algo inusitado, diferente e com que você se sinta à vontade fazendo, para que fique natural e orgânico.

  • Converse sobre algo que as pessoas queiram saber, realizando um bate-papo com um especialista ou uma entrevista legal.
  • Faça tutoriais e gere experiência com a sua marca.
  • Divulgue seus produtos e promova dinâmicas diferentes para que as pessoas interajam, como sorteios e promoções.
  • Se você trabalha com alimentos, faça uma receita ao vivo para todos aprenderem e entenderem o passo a passo.
  • Mostre os bastidores do seu negócio para gerar curiosidade e trabalhar com transparência (isso cria proximidade com o seu público também!)
  • Experimente mais as suas redes sociais e utilize a estratégia multicanal (vídeos e lives no Instagram, YouTube, Facebook e Twitter).
  • Seja autêntico(a).

As lives são conteúdos gratuitos para quem produz, por isso, é mais fácil programar e realizar o seu vídeo. As pessoas não se importam se você não tiver uma megaestrutura para gravar, contudo, pensar em um cenário bacana, um áudio bom e uma filmagem nítida faz toda a diferença!

Pense que o seu conteúdo pode alcançar novos usuários, com uma audiência qualificada, e ficar por algum tempo na rede, o que pode gerar acessos por meio das ferramentas de busca. Desse modo, investir em uma live pode fornecer bons frutos e conteúdos exclusivos para o seu canal ou seu perfil nas redes sociais.

Se você está planejando se inserir nas lives e divulgar o seu negócio, siga nossas dicas para aperfeiçoar sua ideia e gerar um material interessante e que valha a pena!

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