EmpreendedorismoVendas por Encomendas

Como preparar o seu negócio para atender em aplicativos de delivery

Postado em: 28 de Abril às 16:01 Por Redação

Ter um planejamento de como trabalhar com aplicativos de delivery ajuda o seu negócio a atender com mais agilidade e qualidade, garantindo avaliações positivas dos clientes   

Segundo uma pesquisa no último ano (2019) divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), os pedidos feitos por aplicativo de delivery movimentam cerca de R$ 1 bilhão da economia do setor alimentício todos os meses. Com a quarentena do coronavírus, a expectativa é que esse tipo de venda aumente cerca de 30% só nesse período. 

Atualmente, o mercado possui diversos aplicativos de delivery. Antes de escolher em qual deles o seu negócio irá atender, é importante se planejar. Assim, você consegue garantir que os pedidos serão preparados com agilidade, sem perder a atenção à qualidade do seu produto. Conheça algumas dicas. 

PENSANDO NO CARDÁPIO 

O cardápio do seu negócio pode oferecer aos clientes diversas opções diferentes, para que eles tenham uma liberdade maior na hora de escolher o que vão comer. Porém, é preciso saber se todos esses pratos farão sentido no cardápio de um app. O mais importante para se pensar é: o produto vai chegar do jeito que eu gostaria ao meu cliente? 

Por exemplo, alguns restaurantes optam por servir sopas e caldos nos dias mais frios, mas essas receitas são muito difíceis de serem transportadas. Mesmo com as embalagens recomendadas para alimentos mais líquidos, o trajeto do entregador poderá fazer com que o produto vaze. Essa experiência pode não ser muito agradável para os clientes, o que pode gerar avaliações negativas para o seu estabelecimento. Por isso, antes de colocar algo no seu cardápio de aplicativo de delivery, pense se é possível que o produto chegue com quase a mesma qualidade com a qual seria servido no salão do restaurante. 

A EMBALAGEM CORRETA PARA MANTER A QUALIDADE 

Atualmente, o mercado oferece uma infinidade de diferentes embalagens para alimentos, de todos os formatos, tamanhos e materiais. Depois de decidir o que estará no cardápio, você conseguirá definir quais recipientes será necessário comprar para as entregas. Lembre que alguns aplicativos de delivery oferecem sacolas de papel para embalar o pedido todo. Você pode comprar individualmente as primeiras embalagens e fazer um teste com os pratos do seu negócio para saber se eles manterão a qualidade depois de embalados. 

Lembre-se também, ao preparar o pedido, de tentar manter as bebidas em uma sacola diferente da usada para os pratos. Se tudo ficar junto na mesma embalagem, as latas e garrafas (que estavam na geladeira) podem esfriar a comida do cliente no trajeto até ele. 

ENTREGADOR: EU CONTRATO OU USO O SERVIÇO DO APLICATIVO? 

Como serão feitas as entregas dos pedidos? Essa é uma outra decisão que você terá de tomar ao atender em aplicativos de delivery. Muitos desses apps oferecem duas possibilidades aos estabelecimentos: um plano em que o restaurante fica responsável pelas entregas e outro, um pouco mais caro, em que é a plataforma oferece o serviço de entregador. 

Para tomar uma boa decisão para o seu negócio, você pode calcular quanto custaria ter um entregador próprio. Faça uma estimativa de quantos pedidos por dia sairiam para entrega e qual valor seria cobrado por esse profissional. Caso o valor seja maior que a assinatura de um plano que já lhe disponibiliza o serviço, então opte por utilizar os entregadores do app.  

Gostou dessas dicas de como planejar o seu negócio para um aplicativo de delivery?  Então acesse o Portal Academia Assaí Bons Negócios, saiba sobre as atualidades e conheça as aulas online para aumentar os seus conhecimentos sobre gestão de negócios agora mesmo!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
DelValle
Coca-cola