Dicas

Como as pizzarias podem aproveitar o clima junino?

Postado em: 21 de Junho de 2021 às 18:05

Uma época cheia de tradição por todo o Brasil. Em um momento em que a pandemia ainda restringe aglomerações, os negócios têm uma oportunidade única de lucrar oferecendo uma opção de festa junina na caixa. Não diferente, as pizzarias podem olhar ainda mais à frente e criar opções exclusivas de junho a julho em seu cardápio e demais ações. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma pesquisa sobre os hábitos de alimentação durante o isolamento por conta da pandemia da covid-19. Enquanto as pizzas representavam 10,5% do consumo de fast-foods antes da pandemia, agora elas já representam 17%. Dessa maneira, podemos facilmente identificar alguns impactos positivos no crescimento de consumo.  

Com isso, inovar nesse mercado pode ser um diferencial para alavancar as vendas ainda mais. 

Inicialmente, quando se pensa na temática junina, a estampa xadrez, bandeirinhas, fogueira e muita cor tomam conta do imaginário. Por isso, investir na estética das caixas de pizza é um primeiro ponto a se pensar. Estilizar as embalagens pode conquistar visualmente seu cliente, que, ao adquirir o produto, irá comer primeiro pelos olhos, que são uma importante janela para chamar atenção dos consumidores, é o que revela um estudo da Monografias Brasil Escola, no qual constata que a embalagem tem potencial de ganhar cada vez mais importância como instrumento de comunicação, estimulando a imaginação, criando envolvimento, surpreendendo, gerando interesse e até sentimentos.

Enfeitar seu estabelecimento, caso atenda “in loco”, leva o clima junino para mais perto do cliente. No caso das pizzarias que têm a opção de forno à lenha, por exemplo, um chamariz diferente nessa época é explorar o conceito das fogueiras, que, em geral, fazem parte do contexto junino por todo o Brasil. Espalhar figuras ou imagens de EVA de fogueira pode proporcionar e elucidar o tema, assim como bandeirinhas e demais ícones da festa, bem como na imagem abaixo: 

Na mesma época dos festejos juninos, a região Norte tem o Festival de Parintins, que apresenta a disputa de dois bois, o Garantido e o Caprichoso. Com fortes associações a lendas indígenas, todo o ambiente da festa remete a diversas cores, fitas e principalmente à imagem dos dois bois, o que pode se reverter em ideias para reprodução e decoração do seu ambiente ou embalagens do delivery.

Culinária junina no meu cardápio  

Milho, amendoim, mandioca, coco, pinhão, tapioca, esses são alguns dos ingredientes mais utilizados nos festejos juninos em todo o território brasileiro. Com isso, as pizzarias podem usar e abusar da criatividade para criar sugestões de sabores temáticos. 

As pizzas salgadas combinam muito bem com milho, pinhão, dadinhos de tapioca, cuscuz nordestino e até mesmo mandioca/macaxeira, que pode ser frita em pedacinhos e espalhada pela pizza com queijo e demais ingredientes. 

O paladar doce fica por conta das guloseimas que podem se adequar às pizzas já encontradas em seu cardápio. Supondo que haja a opção pizza de brigadeiro, pode-se incrementar com paçoca, cubinhos de pamonha, cocada ou ainda pedacinhos de pé de moleque salpicados por toda superfície da pizza.

Bebidas juninas para acompanhamento

Criar opções de bebidas para acompanhamento também pode te ajudar a alavancar as vendas. Quentão, vinho quente, batida de amendoim, suco de milho e até mesmo leite de onça, são variedades típicas que se dão bem com uma pizza recém-saída do forno. 

Uma ideia seria criar bebidas únicas, que podem ser convidativas por conta do apelo exclusivo. Garrafinhas de 200 ml de suco de milho com batida de amendoim misturada a uma dose de rum ou aguardente pode ser o seu diferencial neste junho.

Leia nos artigos abaixo mais algumas indicações:

Aprenda três receitas de pizza inspiradas nas festas juninas

15 opções de bebidas às festas juninas

Para aprender mais sobre como inovar nos negócios, siga a Academia Assaí de Negócios nas redes sociais  e ouça o podcast Negócio em Dia, disponível nas melhores plataformas digitais. 

 

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle