Atualidades

08 de julho, Dia do Panificador: curiosidades sobre o pão de cada dia

Postado em: 08 de Julho de 2021 às 08:00 Por Redação

Se existe uma habilidade que o brasileiro domina, é a arte de fazer pães. Importantíssimo para a alimentação, ele é encontrado em todo o território nacional, seja com o nome de “pão de sal”, “pão francês”, “carioquinha”, “massa grossa” ou tantos outros nomes. Por trás desse ícone da alimentação, há o panificador, figura que garante nas padarias e mercearias Brasil afora o pão de cada dia. 

E é em homenagem a esse profissional que a Academia Assaí separou algumas curiosidades do universo da panificação. Acompanhe abaixo:

  1. O pão é o alimento mais tradicional em todo o mundo, mas sua invenção data de 12 mil anos atrás, na Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque;
  2.  Os primeiros pães não se pareciam com os atuais. Eram chatos, duros e secos, sendo necessárias várias imersões em água quente antes de se consumir;
  3. No antigo Egito, o pão era considerado como dinheiro, podendo um dia de trabalho valer até três pães;
  4. As primeiras padarias também surgiram no antigo Egito, na cidade de Gizé, 3.000 a.C. Nesse local, encontram-se os monumentos da Esfinge e da Grande Pirâmide;
  5. Para os cristãos, o pão é um alimento divino que representa o corpo de Cristo durante a celebração da cerimônia da Santa Ceia;
  6. No judaísmo, o fermento é considerado impuro, por isso, em algumas celebrações, o pão é feito sem o ingrediente. Nessa tradição, ele é conhecido como “pão ázimo”;
  7. No Brasil, apesar do pão chegar aqui por conta dos portugueses, ele só se popularizou com a ajuda dos imigrantes italianos, no século XIX;
  8. As primeiras padarias do Brasil foram abertas em Minas Gerais, e posteriormente no restante do sudeste;
  9. O país que mais consome pão é a Rússia, com o equivalente a 10 kg de pão consumido por pessoa mensalmente;
  10. 08 de julho é o Dia do Panificador/Padeiro; 16 de outubro é o Dia do Pão;

 

O brasileiro consome todos os tipos de pães mais conhecidos e pedidos pelo mundo. Conheça abaixo um pouco sobre cada um deles:

- Pão francês: apesar de ser conhecido por muitos nomes, esse pão, tão comum no dia a dia do brasileiro, tem essa nomenclatura porque, no passado, as autoridades brasileiras iam à França constantemente e pediam para os padeiros brasileiros repetirem as características dos pães gringos.

- Croissant: tem origem francesa e sua massa é folheada, ou seja, por conta do excesso de manteiga após ser assado, a massa produz finas camadas. Há uma diversidade de recheios, sejam doces ou salgados.

- Pão integral: pão feito de outros tipos de farinha que não a branca.

- Ciabatta: pão achatado de origem italiana com farinha polvilhada por toda a massa, excelente para lanches frios.

- Pão ázimo: pão sem fermentação de origem  israelita.

- Pão de batata: além da base de farinha, a batata faz parte da receita e provê um pão leve e adocicado.

- Bisnaguinha: comum entre o público infantil, é um pão para rápido consumo, levemente adocicado.

- Pão australiano: como o próprio nome já diz, tem origem na Austrália, ele é um pão que contém mel, cacau e fibras. Levemente adocicado, é encontrado em diversos formatos.

- Pão de centeio: além de farinha branca, recebe farinha de centeio. É rico em fibras, por isso, muito comum em dietas restritivas a calorias.

- Pão de fôrma: mais comum industrializado, a massa costuma ser extremamente macia por dentro e por fora.

-    Pão italiano: seu diferencial é uma casca mais dura, resultado do processo de fermentação natural.

- Pão sírio: de origem árabe e também conhecido como “pão pita”. Tem menos gordura em sua composição.

- Baguete: tem origem na Áustria e é o preferido dos franceses. Seu nome significa “bastão”, remetendo ao formato alongado.

Todas as informações deste artigo são baseadas no site da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), referência em panificação. 

Para mais curiosidades sobre o mundo gastronômico e dicas de negócios, acompanhe nossas redes sociais e ouça o podcast Negócio em Dia, disponíveis AQUI. 

 

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle