Eventos

Festas Junina, Julina e Agostina: 3 meses para vender mais

Festas Junina, Julina e Agostina: 3 meses para vender mais

Postado em: 09 de Junho de 2025 às 13:27 Por Redação

As Festas Junina, Julina e Agostina são uma mina de ouro para empreendedores. Enquanto a Festa Junina é a mais conhecida, as versões Julina e Agostina surgiram como oportunidades para prolongar as vendas.

A Academia Assaí preparou esse artigo para que você entenda as diferenças e como adaptar seu negócio para lucrar em cada uma delas. Confira!

 

Diferenças entre as Festas Junina, Julina e Agostina

A Festa Junina é celebrada em todo o Brasil e é o pico de vendas, um momento de maior concorrência.

Já a Festa Julina é uma alternativa para regiões com o clima desfavorável em junho. Nesse período, a concorrência é menor e os temas são mais flexíveis, ótimo para estender vendas com promoções.

A Festa Agostina, por sua vez, é mais comum no Nordeste, em que há uma temporada turística prolongada. É uma oportunidade para produtos e experiências premium.

Em poucas palavras: Junho é o tradicional, Julho é a "segunda chance" e Agosto é o plus nordestino. Três meses, três oportunidades de vendas!

Festas Junina, Julina e Agostina: mesa de comidas típicas

 

Junho: o ápice das vendas

A tradicional Festa Junina movimenta o país inteiro em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro.

Dicas para vender mais:

 

Julho: a segunda onda

Muitas regiões adotaram as Festas Julinas para aproveitar o clima mais favorável.

Estratégias inteligentes:

  • Mantenha a produção de produtos juninos com pequenas adaptações;

  • Faça promoções do tipo "Última chance do São João";

  • Ofereça workshops de comidas típicas para aproveitar o interesse.

 

Agosto: o segredo do Nordeste

No Nordeste, as comemorações se estendem até agosto nas Festas Agostinas.

Como aproveitar:

  • Crie pacotes turísticos com experiências gastronômicas;

  • Desenvolva produtos exclusivos para essa temporada;

  • Faça parcerias com pousadas e restaurantes locais.

 

Dicas para todos os meses
  • Mantenha o estoque flexível para atender às diferentes demandas;
  • Adapte sua comunicação para cada período festivo;
  • Crie combos sazonais que incentivem compras maiores;
  • Use as redes sociais para manter o engajamento prolongado.

Exemplo de ação: 

Uma confeitaria pode oferecer:

  • Em junho - caixas de doces típicos;

  • Em julho - kits para festas em casa;

  • Em agosto - experiências gastronômicas premium.

 

Não limite seu faturamento a apenas um mês. Com planejamento, você pode transformar 30 dias de festa em 90 dias de vendas expressivas. Aproveite cada data para testar novos formatos e ampliar seu alcance!

 

Confira mais dicas em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui.

Patrocinadores do programa Academia Assaí

Patrocinadores Master

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Marketing e Vendas

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Gestão Financeira

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí