Dicas

Vendas de São João: estratégias e dicas para inovar no seu negócio

Postado em: 27 de Maio de 2021 às 09:48 Por Redação

O Dia das Mães passou, o clima começa a esfriar na região sul e o Brasil espera pelas delícias, tradições e vendas de São João!

Tradicionalmente, no mês de junho, as vendas de São João movimentam o norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. Por isso, você que é empreendedor e trabalha com a venda de alimentos e bebidas deve estar atento às oportunidades e às estratégias que esse período tem para o seu negócio – e faturamento.

E aí, que tal entrar no clima? Venha com a gente porque, hoje, iremos trazer dicas para incrementar as estratégias do seu negócio e prepará-lo para as vendas de São João.

 

Como tudo começou

Festas juninas eram muito populares em Portugal e na Espanha e, assim como muitas outras tradições, elas foram trazidas para cá pelos portugueses. 

Porém, essas celebrações passaram a seguir o calendário litúrgico da Igreja Católica, substituindo os rituais dedicados aos deuses médio-orientais, gregos, romanos e nórdicos por festas dedicadas aos santos, criando características muito valiosas e históricas das tradições locais do nosso país. 

Tradicionalmente, as festas Brasil afora são comemoradas com a mesa repleta de guloseimas, música e danças, que aquecem os dias de frio que iniciam em algumas regiões do país.

Infelizmente, as danças e aglomerações serão adiadas novamente neste ano, fazendo com que você, empreendedor, que almeja faturar com as vendas de São João, seja criativo na hora de pensar em um planejamento estratégico para o seu negócio.

Neste conteúdo, iremos dar algumas dicas do que considerar para as ações do seu negócio nessa época. Confira!

 

Entre no clima e estimule as vendas de São João

 

Embora existam diferenças nos estilos de pratos e comemorações em cada região, muita coisa é semelhante: bandeirinhas, cores, música e, principalmente, alegria!

Nesse sentido, o primeiro passo para aproveitar as vendas de São João é incorporar esse “clima de quermesse” à realidade do seu negócio! Obviamente, é preciso levar em consideração as normas restritivas e de funcionamento na sua região, porém, é importante trazer esse espírito para os seus clientes, nem que seja de forma online.

Você utiliza as redes sociais? Ao divulgar seus produtos, busque trazer um clima festivo, com publicações que despertem o interesse do usuário e que remetam ao clima de São João.

Organizar um feed para o Instagram bem visual, com cores que representam as festas juninas e o clima de São João, também é uma maneira de engajar a clientela no ambiente digital.

Empreender exige uma nova habilidade a cada dia, inclusive pensar nessa parte mais visual e de design. Se você é novo nisso tudo, mas ainda assim quer adequar isso à sua estratégia, temos um artigo com dicas de ferramentas gratuitas que facilitam na hora de criar imagens para redes sociais. Clique aqui e confira.

Hoje, a internet tornou-se uma ferramenta de trabalho fundamental para quem empreende e essa é uma estratégia que não pode faltar nas suas vendas de São João.

 

Comidas típicas não podem faltar

Assim como a alegria, em uma quermesse que se preste não pode faltar comida – e comida boa! Canjica, quentão, pipoca, bolo, cocada, pé de moleque e muito mais

Em um post recente do Portal, trouxemos 5 receitas típicas das festas de São João que não podem ficar de fora do cardápio do seu negócio. Ao final deste conteúdo, acesse o link e confira todas as receitas!

Além desse material, temos um artigo com receitas tradicionalíssimas para o São João. Entre elas, pamonha, cuscuz paulista, suco de milho verde, entre outras. Clique aqui e saiba como deixar seu arraiá ainda mais saboroso!

 

Faça comparativos e reveja o estoque

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, muitos estabelecimentos, empreendedores e autônomos se adequaram ao contexto de vendas brasileiro. Por isso, podemos considerar que o empreendedor não terá grandes surpresas, podendo se planejar e se organizar melhor.

Se você já atuou com vendas de São João em 2020, faça um balanço dos custos e da estratégia para garantir que, neste ano, seus resultados sejam ainda melhores.

É sempre importante estar atento aos possíveis custos adicionais com embalagens e decoração. Como falamos acima, é fundamental que seus produtos remetam ao clima e ao espírito das festas de São João e, para isso, as embalagens e preparativos podem encarecer o custo.

Na hora de planejar e precificar suas vendas, leve isso em consideração.

 

Kits de festa em alta

Com a mudança dos últimos tempos, muitos empreendedores enxergaram no distanciamento social uma maneira de ganhar dinheiro por meio de cestas e kits em datas comemorativas.

Pensando nisso e no fato de que festas juninas são repletas de comidas, bebidas e decorações muito características da época, nossa última dica é trabalhar com esse nicho nas vendas de São João.

Para esse tipo de negócio, é fundamental pensar:

 

  • Nos pratos que irão compor o kit.
  • Na maneira como ele será entregue e na segurança.
  • Em como entregar uma apresentação impecável, que seja capaz de trazer um ambiente realmente festivo para os seus clientes.

Na hora de montar o cardápio, lembre-se das receitas que são fundamentais em uma quermesse. Confira algumas delas clicando aqui.

Curtiu este conteúdo? Agora é só analisar seu negócio e colocar essas ideias e estratégias em prática! Lembrando que as redes sociais da academia estão de cara nova! Clique para acompanhar as novas redes e não perca outras dicas para o seu negócio.

 

 

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle