Dicas

Vendas de Páscoa: como organizar um delivery eficiente

Postado em: 30 de Março de 2021 às 16:12 Por Paulo Henrique Ribas

As vendas de Páscoa já começaram e tão importante quanto ter qualidade nos produtos é a maneira como eles são entregues.

Não há como negar que os serviços de delivery vieram para revolucionar a maneira como nos relacionamos com os alimentos. Hoje, o consumidor encontra uma grande variedade de refeições, das mais variadas culturas, tudo por meio do smartphone.

Para o pequeno negócio, as plataformas de entrega auxiliam no alcance de novos consumidores, que, muitas vezes, acabam conhecendo seu estabelecimento por buscarem um prato específico no app.

Mas e para as vendas de Páscoa? Muitos produtos que são comercializados nessa época requerem cuidados especiais para manter a conservação e a apresentação das guloseimas. Por isso, no post de hoje, o segundo da série especial de Páscoa, traremos algumas dicas de como organizar suas entregas, garantindo a preservação dos alimentos e a satisfação dos seus clientes.

Delivery na Páscoa já não é nenhuma novidade para quem trabalha no setor alimentício, afinal, a do último ano foi surpreendente e desafiadora para muitos profissionais.

Um ano depois, ainda isolados, as soluções para garantir boas vendas nesta Páscoa são investir tempo e criatividade nas postagens das redes sociais, manter um relacionamento “próximo” de seus consumidores e utilizar o delivery como meio de entrega seguro.

Entretanto, alguns pontos devem ser analisados para que essa entrega seja feita da melhor forma, garantindo que seus produtos cheguem até o destino intactos, como quando saem da produção. Pensando nisso, nossa primeira dica é: 

1 - Faça parcerias com entregadores de sua confiança

Academia Assaí - Vendas de Páscoa como organizar um delivery eficiente - faça parcerias com entregadores

Os profissionais que atuam com entregas via aplicativos ganham por corrida, por isso, muitos procuram atender ao máximo de pedidos possível, o que pode prejudicar o estado de conservação de produtos mais artesanais.

Assim como muitas pessoas fazem ovos de Páscoa como um meio de renda extra, existem aquelas que utilizam seus carros e motos – que, por conta da pandemia, acabam em desuso – para complementar o orçamento mensal.

Esse tipo de parceria beneficia suas entregas de diversas maneiras:

-    Você pode definir um valor fixo por entrega, tendo mais controle sobre o custo por pedido e, consequentemente, sobre o preço cobrado.

-    Você evita transtornos maiores, como insatisfação do cliente, garantindo que seus produtos mantenham o mesmo padrão e a mesma apresentação do momento de retirada até a entrega no destino. 
-    Você fortalece o trabalho de outros profissionais, que, cientes disso, farão uma entrega mais segura e satisfatória.

2 - Fique atento à refrigeração dos seus produtos

Academia Assaí - Vendas de Páscoa como organizar um delivery eficiente - refrigeração dos produtos

O chocolate é o item principal da Páscoa há muito tempo, tanto para os consumidores, que buscam variedades e sabores mais exóticos, quanto para quem trabalha com vendas de Páscoa, visando diversificar cada vez mais os formatos, os sabores e as harmonizações. 

Hoje, temos ovos dos mais variados tipos: ovo de colher, ovo recheado, ovo de cupcake e toda uma infinidade de opções. Inclusive, se você perdeu o primeiro conteúdo desta série, em que trouxemos algumas dicas diversificadas, clique aqui e confira.

Sabe o que todas as opções acima têm em comum? Além de deliciosas, se forem mal refrigeradas, poderão derreter e chegarão ao cliente totalmente destruídas. Para evitar que isso ocorra, você pode: 

-    Utilizar caixas refrigeradas ou de isopor para transportar suas encomendas.
-    Evitar empilhar produtos uns sobre os outros. Dependendo da temperatura, a pressão que um tem sobre o outro pode ser suficiente para derreter o produto e estragar a embalagem. 
-    Encaixar as embalagens no isopor, para que fiquem uma ao lado da outra – e não soltas na caixa.

3 - Atenção às embalagens

Academia Assaí - Vendas de Páscoa como organizar um delivery eficiente - embalagens

Identifique qual é a melhor opção de embalagem para a entrega do seu produto e invista nisso. Isso porque a embalagem é a garantia de que seus quitutes chegarão inteiros, seguros e na temperatura ideal.

A embalagem precisa ser prática e funcional, por isso, dizemos que “não se pode economizar” nessa questão.

Repensar a utilização de plásticos nas entregas por delivery é uma atitude que pode ajudar o meio ambiente e, de quebra, beneficiar sua imagem com o público.

Já produzimos um conteúdo que fala melhor sobre esse tema. Caso tenha ficado interessado, acesse aqui.

Ainda sobre a embalagem, é possível incrementar suas encomendas com tags, fitas e detalhes inovadores, para que seu cliente se sinta acolhido e exclusivo. 

Em tempos de coronavírus, garantir a higiene e a segurança, tanto dos profissionais de entrega quanto dos próprios consumidores, tornou-se uma prioridade no delivery.

4 - Lidere e acompanhe o andamento das entregas

Academia Assaí - Vendas de Páscoa como organizar um delivery eficiente - acompanhe o andamento das entregas

Educação e cordialidade é o mínimo que se espera de um delivery. Por isso, prepare e capacite os profissionais que farão as entregas dos seus produtos.

Reforce características como gentileza e animação e detalhes simples, como um sorriso no rosto e um desejo de “feliz Páscoa”. No momento da entrega, isso faz toda a diferença. 

Evitar o contato físico para a transmissão do vírus é essencial, entretanto, o atendimento não deve vir acompanhado de frieza no momento da entrega.

5 - Peça um feedback

Academia Assaí - Vendas de Páscoa como organizar um delivery eficiente - peça um feedback

Por fim, é importante saber como foi a entrega e a experiência do cliente. Por isso, é sempre bom perguntar a opinião do público, a fim de proceder a possíveis melhorias e adaptações do negócio.

Para mais dicas sobre vendas de Páscoa e empreendedorismo, acompanhe nosso Instagram: @AcademiaAssaí.

Até o próximo capítulo!
 

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle
Kibon
Unilever