EmpreendedorismoEmpreendedor

Transformando um sonho em realidade

Postado em: 15 de Junho às 20:43 Por Ana Paula Moreira

Conheça a história do garçom que decidiu empreender para superar a crise

Dados da pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo IBGE no final de maio, apontam que o Brasil perdeu 4,9 milhões de ocupações entre fevereiro e abril de 2020. Representando quedas recordes quando comparado ao mesmo período em 2019 (-3,4%).

Encarar o desemprego em um momento repleto de incertezas é uma situação que provoca transformações. Com muitos postos de trabalho formal fechados, um dos efeitos da crise é um expressivo aumento no número de empreendedores, tendência que deve continuar nos próximos meses.

Um novo caminho

Academia Assaí - AdaptAÇÃO – Transformando um sonho em realidade
Opções de massas frescas produzidas para o novo empreendimento

Após 15 anos como funcionário do setor da alimentação, Josué Nascimento Sales decidiu empreender. Quando todos os funcionários do hotel em que trabalhava foram dispensados, ele precisou de um tempo para pensar em uma solução para enfrentar a crise. Como a esposa, Bianca Carvalho Sales, trabalhava como manicure e não conseguiria manter os atendimentos, uma nova fonte de renda para o casal era uma necessidade imediata.  O caminho encontrado foi abrir a Benedetti, empresa de massas frescas localizada no Rio de Janeiro que faz a divulgação nas redes sociais e possui um serviço próprio de delivery.

 “Eu trabalhei como garçom em um restaurante italiano chamado Aloro, no Windsor Copacabana. Na cozinha, eles preparavam massas frescas para os clientes e eu observava como era feito. Chegou um momento que pedi autorização ao chefe para aprender com os cozinheiros a fazer massa. Naquele momento, eu percebi que aquele conhecimento um dia poderia ser útil para mim, porque era algo com o que me identificava”, conta.

Aproveitando o aumento na procura por refeições saborosas para o almoço de Dia das Mães, ele deu o pontapé inicial para iniciar o seu próprio negócio. “No início de maio, comecei a entrar em contato com os clientes do restaurante que tinha mais afinidade e deu muito certo. Vendi bastante e depois disso segui em diante, cada dia conquistando novos clientes. ”

Academia Assaí - AdaptAÇÃO – Transformando um sonho em realidade
Para reduzir as taxas, os pratos são entregues pelo próprio empreendedor

Os passos iniciais do novo empreendedor fizeram a diferença para conquistar bons resultados mesmo em um período de crise. Para estruturar a empresa sem ter grande investimento, ele decidiu trabalhar apenas com pedido sob encomenda. Dessa maneira, ele não corre risco de os insumos estragarem e pode manter a produção dentro da cozinha de casa, sem precisar de grandes mudanças no espaço para acondicionar produtos e embalagens.

Um fator decisivo foi investir no WhatsApp para divulgar o seu novo empreendimento. Ele pediu apoio de amigos para fazer a divulgação em grupos dos quais faziam parte no aplicativo. Outra estratégia aplicada foi criar o próprio serviço de entrega sem taxa e nem pedido mínimo. “Eu tento juntar o máximo de entrega em um dia e acabo não cobrando taxa e nem pedido mínimo e isso tem ajudado os novos clientes a se interessar a começar a comprar”, explica.

Além de atender as normas das organizações de saúde, Josué trabalha com produtores locais que possuem um compromisso com a saúde e bem-estar. Agora, para manter o ritmo, criou um processo de produção, dividindo as funções dele e da esposa. Enquanto fica responsável pelas compras e por preparar a massa, Bianca cuida das embalagens e do recebimento dos pedidos.

Após o primeiro mês de operação, o empreendimento apresenta um crescimento significativo no faturamento e já começa a pensar no futuro. “Eu estudei um pouquinho sobre como divulgar meu produto. Nesse momento, eu estou agindo na cautela, mas, ao mesmo tempo, tentando firmar minha negócio para continuar a vender depois que passar esse período”, finaliza Josué.

AdaptAÇÃO

Para continuar se inspirando nas histórias de pessoas que estão contornando a crise, confira as outras matérias dessa série.
VEJA COMO UMA LOJA DE BISCOITOS REGIONAIS ESTÁ SE REINVENTANDO

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Unilever
DelValle
Coca-cola