Empreendedor

Seu negócio está pronto para as festas de final de ano?

Postado em: 06 de Novembro às 18:46

Preparar-se com antecedência para as festividades pode trazer mais lucro para o seu empreendimento. Veja como fazer isso!

Não é de hoje que os últimos meses do ano costumam aquecer o comércio. As diversas festividades, somadas ao 13º salário e, nesse ano, à nova possibilidade do saque do FGTS, são apenas alguns dos motivos que fazem com que os consumidores sintam-se mais animados para realizarem as compras que sempre quiseram. E, para acompanhar essa demanda, cabe aos empreendimentos se adequarem e suprirem as expectativas do seu público.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2019, é esperada a abertura de 91 mil vagas temporárias para atender a esse aumento sazonal das vendas, o maior número de funcionários temporários desde 2013. Esse dado serve apenas para ilustrar o quão otimista está o setor – e o quanto o seu negócio pode lucrar caso saiba aproveitar as oportunidades que vêm junto com o final do ano.

Para ajudá-lo, preparamos itens importantes aos quais você deve se atentar se deseja aumentar as suas vendas nesse período. Confira e faça suas anotações!

PREPARE-SE PARA O AUMENTO DA DEMANDA

Preparar-se para o aumento da demanda significa garantir um estoque abastecido e uma equipe que dê conta do recado. Para isso, é importante conhecer o seu público e saber quais são os produtos mais desejados por eles. Assim, você terá um estoque cheio de produtos com alta chance de serem vendidos, ou seja, que não ficarão parados por muito tempo na sua loja.

Quanto à equipe, é importante que ela esteja treinada e engajada em oferecer uma boa experiência ao público. Os colaboradores devem ser solícitos e estarem prontos para sanar as dúvidas dos clientes. Ainda, é importante que os vendedores evitem deixar o freguês esperando e fiquem sempre de olho nas filas, ajudando a agilizá-las. Afinal, quando elas estão muito grandes, podem espantar o público.

APROVEITE PARA LIQUIDAR O QUE ESTÁ PARADO

Fim de ano é época de renovação, certo? Então pode ser um ótimo momento para oferecer promoções especiais daqueles produtos que estão parados há um tempo. Aproveite que você terá um fluxo maior de clientes passando pelo seu estabelecimento e faça promoções atrativas. Assim, você libera espaço no seu estoque para preenchê-lo com mercadorias que possuem melhor potencial de vendas, atrai novos clientes e, ainda, aumenta o faturamento do seu negócio. Todo mundo sai ganhando!

OFEREÇA UM HORÁRIO DE ATENDIMENTO ESPECIAL

O período das festas de final de ano pode aumentar o movimento em vários tipos de estabelecimentos, desde supermercados, postos de combustível, shoppings até empreendimentos menores, entre outros. Isso porque as pessoas costumam passar mais tempo na rua em busca daquilo que desejam comprar e, numa dessas, podem inclusive encontrar o seu negócio.

Por isso, durante essa época, é interessante pensar em horários de atendimento especiais, já que eles podem representar um aumento para as suas vendas. Caso tenha dúvidas para definir o seu horário de atendimento para as festas de final ano, pesquise como será o expediente dos seus parceiros e concorrentes e, também, consulte os seus próprios clientes para descobrir qual é o melhor horário para atendê-los durante o período.

Porém, é importante ficar atento: caso o principal público do seu negócio seja formado por estudantes ou por funcionários de empresas, talvez você possa fazer o caminho inverso, já que as escolas costumam entrar em férias e as empresas podem trabalhar com funcionários reduzidos. Assim, montar uma escala de trabalho e, com isso, reduzir os custos fixos do seu negócio, sem prejudicar a experiência do público, pode ser uma opção para economizar nesse período de festas.

FAÇA AÇÕES ESPECIAIS

Mostre que a sua loja está engajada com as festas de final de ano e crie esse clima no estabelecimento. Você pode fazer decorações diferenciadas, preparar promoções especiais e oferecer ações de relacionamento que ajudam a conquistar e a fidelizar o seu público. Lembre que a ideia é que o cliente volte a consumir na sua empresa. Por isso, é importante oferecer sempre experiências positivas para ele.

“Promoção Especial de Férias”, “Liquida Estoque de Final de Ano”, “Descontos de Natal” são exemplos de chamadas (e promoções) que podem atrair o público para o seu negócio. Você pode pensar em ações que incluam vale-presentes, vouchers, raspadinhas, combos, kits, entre outros. A ideia de comprar um produto e ganhar outro, por mais simples que seja, pode ser um atrativo e um diferencial da sua loja.

E então, gostou das nossas dicas para se preparar para as festas de final de ano? Fique sempre de olho no Blog Academia Assaí Bons Negócios para estar por dentro das melhores novidades para o sucesso da sua marca!

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