Dicas

Receita de salada de frutas

Salada de frutas para vender: confira dicas e receitas

Postado em: 13 de Outubro de 2022 às 11:12 Por Redação

Chegou a primavera! E, com o aumento das temperaturas, aumenta o consumo de frutas e saladas de frutas, essa sobremesa pra lá de refrescante.

Já pensou em aproveitar essa oportunidade para ganhar dinheiro? Fazer e vender saladas de frutas é fácil e pode te fazer faturar alto nesta temporada!

O Brasil é o país ideal para vender salada de frutas, pois temos uma grande variedade de espécies disponíveis, de Norte a Sul do país! Mas uma boa salada de frutas tem seus segredos.

As frutas precisam se manter frescas para que seu sabor e seus nutrientes sejam preservados. E, por se tratar de um alimento cru, que não passa nem por processo de cozimento e nem por congelamento, é preciso redobrar os cuidados com a higiene e segurança alimentar.

Mesmo assim, é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro sem precisar fazer um grande investimento. Vale a pena aprender as dicas e receitas que trouxemos pra você e oferecer saladas de frutas deliciosas para os seus clientes!

Salada de frutas para vender: confira dicas e receitas para impulsionar seu negócio 

Salada de frutas para vender - Academia Assaí

Planejamento

O primeiro passo para fazer saladas de frutas para vender é planejar seus horários de produção. Como é um alimento fresco, não dá para adiantar muito o preparo dos ingredientes.

As frutas têm que ser cortadas e embaladas pouco tempo antes de iniciar as vendas. Se você vai vender de manhã, o ideal é que a salada seja preparada bem cedo. Para vender à tarde e à noite, o preparo deve ser preferencialmente no começo da tarde.

Conseguiu planejar seus horários para começar a produzir?

Então é hora de pensar nas embalagens e equipamentos de que você vai precisar. Já adianto que não é preciso muita coisa para começar. Você vai precisar comprar copos plásticos com tampa para vender as saladas de frutas. Alguns tamanhos bons são de 200ml a 500ml.

Se você oferecer saladas de frutas com algum adicional (veja ideias abaixo), pense em um copo maior para acomodar. E não deixe de comprar colheres ou garfinhos descartáveis e guardanapos para oferecer aos seus clientes.

Salada de frutas no pote para vender - Academia Assaí

Uma opção mais sustentável é usar potes de vidro para vender as saladas de frutas.

Esses potes também são facilmente encontrados em casas de embalagens e podem ser esterilizados e reutilizados.

Essa embalagem não apenas é sustentável e protege bem as frutas, mas também fica super charmosa e agrega valor ao seu produto!

Salada de frutas com iogurte para vender - Academia Assaí

Além das embalagens, você vai precisar de tábuas, luvas de plástico para manipular as frutas, descascadores de frutas, recipientes e facas afiadas. Evite usar facas com cabo de plástico e madeira, e recipientes desses mesmos materiais.

Como são materiais porosos, eles retém micro-organismos que podem contaminar suas saladas de frutas. Use facas com cabo de metal e tábuas de vidro ou inox, por exemplo, que são fáceis de higienizar.

O próximo passo para começar a vender saladas de frutas é pensar no armazenamento e transporte dos copinhos. O armazenamento adequado é muito importante para manter sua salada de frutas fresca e saborosa.

Antes de iniciar a produção, as frutas que podem ir à geladeira devem estar geladinhas. Mas não use frutas congeladas, nunca. Frutas descongeladas ficam amolecidas e perdem o frescor.

E assim que for preenchendo os copos com a salada de frutas, mantenha-os na geladeira. 

Salada de frutas para vender - Academia Assaí

Você precisa de uma boa caixa térmica para armazenar as saladas de frutas para vender. Escolha uma que comporte confortavelmente a quantidade que você pretende vender.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para vender e lucrar com saladas de frutas, chegou a hora de aprender a fazer! Confira esta receita de salada de frutas e variações que você pode oferecer para inovar.

Salada de frutas para vender - Academia Assaí

SALADA DE FRUTAS PARA 30 PESSOAS

Ingredientes

  • 2 kg de banana-prata
  • 2 kg de maçã
  • 1 kg de laranja
  • 1 kg de manga
  • 1 kg de uva verde sem semente
  • 750 g de morangos
  • 1 mamão-formosa ou 2 mamões-papaia
  • 1 limão

Modo de preparo

1. Comece lavando bem todas as frutas.

2. Em seguida, faça um suco com as laranjas e coe para não deixar passar nenhuma semente. Atenção: o suco de laranja deve ser preparado no dia. Se for feito com muita antecedência, ele pode amargar sua salada de frutas. Esprema um limão e misture ao suco de laranja. Despeje o suco em um recipiente grande e reserve.

3. Descasque as frutas que precisam ser descascadas. Deixe para descascar por último as bananas e as maçãs, que oxidam e ficam escuras em contato com o ar.

4. Assim que descascar essas frutas, corte as maçãs em cubos médios e as bananas em rodelas, e mantenha-as cobertas com suco de laranja. A acidez do suco evita a oxidação.

5. Acrescente as outras frutas, que devem ser cortadas em tamanhos parecidos.

6. Misture suavemente, com cuidado para não amassar as frutas. Está pronta a sua salada de frutas!

Esta receita rende cerca de 30 copos de 300 ml cada, mas esta é uma medida aproximada.

Agora, é só preencher os copos com a ajuda de uma concha e levar para a geladeira por pouco tempo antes de sair para fazer suas vendas.

Caso você tenha um estabelecimento fixo, mantenha a salada de frutas na geladeira até servir.

Salada de frutas para vender - Academia Assaí

Sugestão de montagem

Para deixar sua salada de frutas ainda mais bonita e atrativa, você pode separar cada fruta em recipientes diferentes e fazer uma montagem por camadas, alternando as camadas por cores.

Salada de frutas com granola para vender - Academia Assaí

Incremente sua salada de frutas

Já ensinamos uma receita-base de salada de frutas. Mas esta é uma sobremesa que permite muitas combinações criativas e saborosas! Com a variedade de frutas disponível no Brasil, você pode substituir ou acrescentar outras frutas, como abacaxi, melão e kiwi, por exemplo. Dê preferência às frutas da época e às que são mais abundantes na sua região, para economizar.

Você também pode incrementar sua salada de frutas com outros ingredientes, agregando valor ao seu produto. Confira algumas sugestões:

  • Para deixar sua salada de frutas mais adocicada, adicione um pouco de mel ou melado de cana ao caldo de laranja e misture bem.
  • Dê um toque de crocância oferecendo saladas de frutas com granola ou sucrilhos. Para manter a crocância desses ingredientes, você pode oferecê-los em um saquinho à parte, colado ou amarrado ao pote de salada de frutas.
  • Você também pode oferecer salada de frutas com iogurte natural, granola e geleia para adocicar essa combinação. Uma geleia de morango ou frutas vermelhas fica perfeita!
  • Além disso, é possível usar leite condensado, leite em pó ou farinha láctea para quem é fã de saladas de frutas bem docinhas. 
  • Ou, em vez de usar o leite condensado puro, experimente fazer as 3 receitas de creme para salada de frutas que trouxemos abaixo. Elas vão deixar seus produtos ainda mais saborosos e especiais! Confira:

1. Creme de leite condensado que não vai ao fogo

Salada de frutas para vender - Academia Assaí

Ingredientes

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 pote de iogurte natural

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes com um batedor de claras ou uma espátula e sirva com a salada de frutas.

2. Creme de leite em pó

Salada de frutas para vender - Academia Assaí

​​​​​​​Ingredientes

  • 1 caixa de leite condensado
  • 2 caixas de creme de leite
  • 4 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho diluído em um pouco de água

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e mexa sem parar até formar um creme encorpado. Despeje o creme sobre um prato e cubra com um filme plástico até esfriar. O filme plástico deve estar diretamente sobre o creme, para que ele não forme película. Depois de esfriar, é só usar o creme na montagem das suas saladas de frutas. Se quiser, decore com um pouco de leite em pó.

3. Creme de coco

Ingredientes

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 100 ml (meio vidro) de leite de coco

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e mexa sem parar até formar um creme encorpado. Despeje o creme sobre um prato e cubra com um filme plástico até esfriar. Depois de esfriar, é só usar o creme na montagem das suas saladas de frutas. Se quiser, decore as saladas com coco em flocos ou em fitas.

Salada de frutas para vender - Academia Assaí

Gostou dessas receitas? Agora é só colocar em prática todas as dicas que você conferiu aqui e vender saladas de frutas refrescantes e deliciosas. Esta sobremesa vai bem em qualquer momento do dia: de manhã, após o almoço, durante a tarde… é um prato cheio para vender bem! 

Se você quer se lançar no mundo das vendas ambulantes ou aprender a lucrar mais com isso, increva-se no curso Ambulantes, da Academia Assaí! Ele é gratuito, online e oferece certificado. Clique AQUI e comece agora mesmo!

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí