Empreendedorismo

Quais são as características de um empreendedor?

Postado em: 11 de Fevereiro de 2021 às 10:22 Por Paulo Henrique Ribas

Muitas pessoas sentem vontade de abrir o próprio negócio e trabalhar por conta própria. Mas quais são as características de um empreendedor? O que é preciso para obter sucesso financeiro e ter a disciplina necessária para separar a vida pessoal da profissional?

Segundo o último levantamento realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 52 milhões de brasileiros possuem negócio próprio. Além disso, o Brasil apresenta a 4ª maior Taxa de Empreendedorismo Inicial (relativa a empreendimentos com até 5 anos de existência).

Neste post, traremos algumas dicas para despertar o seu “eu empreendedor” e ajudá-lo(a) a começar um empreendimento de sucesso ainda neste ano. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!

Antes de começarmos, é importante ressaltar que não existe uma fórmula ou um roteiro para empreender. Muitas pessoas começam a partir de uma necessidade, seja por desemprego ou outros motivos, como fazer uma renda extra para complementar o orçamento familiar.

Independentemente do cenário, saiba: cada jornada é única! As características abaixo são tidas como base em uma análise realizada com profissionais de mercado, entretanto, não ter alguma delas não significa que o mundo do empreendedorismo não seja para você.

Agora, vamos ao que interessa. Quais são os atributos de um empreendedor? O que é preciso gerenciar um empreendimento de sucesso?

1 - Disciplina

Disciplina é sem dúvida uma das principais características de um empreendedor. Isso porque a disciplina irá ajudá-lo(a) a se organizar e produzir tudo aquilo que é importante para o seu negócio – e colocar a mão na massa. 

Mas, se você não se considera uma pessoa disciplinada, saiba que não está sozinho. Grande parte das pessoas afirma que sente dificuldades em conseguir produzir tudo aquilo que deseja, principalmente quando se trata de empreendedorismo.

Comece aos poucos e com coisas simples. Não utilize as redes sociais antes de finalizar alguma questão ou tarefa pertinente ao andamento do seu empreendimento e comece o dia mais cedo para que você consiga ser mais produtivo, entre outras atitudes do dia a dia.

2 - Curiosidade 

Academia Assaí - Característica do empreendedor: curiosidade

Empreender significa ter responsabilidade e ir além do que é relacionado a uma profissão. Por isso, a segunda  característica de um empreendedor dessa lista é a curiosidade. É preciso “ter sede de informação e conhecimento”, estar em busca de novidades relacionadas à sua área, ler notícias, observar comportamentos, atentar-se às principais tendências do ramo, analisar concorrentes e muito mais.  

Manter-se atualizado auxilia na criatividade e aumenta o comprometimento com seu negócio. Além disso, essas ações auxiliam a desenvolver seu perfil empreendedor e facilitam na tomada de decisões.

É preciso lembrar que tudo isso faz parte de um processo – e não será da noite para o dia. No episódio 24 do podcast Negócio em Dia, tivemos a oportunidade de conversar um pouco melhor sobre pontos de partida, etapas de crescimento e respeito ao próprio processo. Para ouvir clique aqui.

3 - Persistência

A persistência é uma habilidade que separa empreendedores bem-sucedidos daqueles que fracassam. Embora essa seja uma frase forte, ela é muito real, afinal de contas, para ser o dono do próprio negócio, você irá encontrar muitos desafios.

Neste momento, é preciso pensar em longo prazo e enxergar no desafio uma oportunidade capaz de fazer seu negócio crescer. É válido ressaltar que persistência é diferente de teimosia, por isso, saiba distinguir o que é preciso ser feito diante de cada obstáculo.

Talvez alguns pontos da sua estratégia precisem mudar ou talvez você tenha que deixar de lado algo que possa prejudicar seu negócio. Contudo, analise quais são as reais demandas do seu público e siga por esse caminho. 

4 - Inovação

Inovação é sem dúvida uma das principais características de um empreendedor de sucesso. Com tantas mudanças no último ano, o comportamento do consumidor mudou drasticamente e a tendência é manter diversos hábitos adquiridos durante a pandemia.

Isso não significa necessariamente que seu negócio precisa estar completamente envolto por tecnologias ou afins, mas, sim, entregar aos seus consumidores produtos e um atendimento exclusivos, mesmo que seja para vender algo “comum”.

Imagine que uma pessoa abriu um negócio para vender cachorro-quente. Embora o produto seja comum, o que irá diferenciar o seu empreendimento dos demais é a forma como é servido, a elaboração do prato, um atendimento exclusivo, um combo promocional ou até mesmo um bônus para aqueles que frequentarem regularmente o seu estabelecimento. Viu só? A inovação está em toda parte e de formas inimagináveis!

5 - Autoconfiança 

Academia Assaí - Característica do empreendedor: autoconfiança

Autoconfiança é uma característica fundamental em um empreendedor. Sabe aquela frase, “se você não acreditar em si, ninguém mais vai”? No mundo do empreendedorismo, o primeiro a acreditar no seu negócio é você! Por isso, busque obter todas as características listadas acima, pesquise e converse com seu público e, a partir disso, será possível convencer e alcançar cada vez mais pessoas.

Para ajudá-lo(a) nessa jornada, acompanhe o blog da Academia Assaí Bons Negócios com conteúdos semanais para ajudar quem quer empreender e se profissionalizar. Até a próxima!
 

Vitrine do Fornecedor

Coca-cola
DelValle
Kibon
Unilever