NegóciosEmpreendedor

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DA ALIMENTAÇÃO PROMOVE INOVAÇÃO

Postado em: 15 de Outubro de 2019 às 15:27 Por Redação

Parceria entre Academia Assaí Bons Negócios e Vale do Dendê ajuda microempreendedores de alimentos a alavancarem seu potencial de gestão em Salvador

É com boas ideias que se constrói um futuro transformador! A inovação tomou conta de Salvador com o Programa de Aceleração de Negócios da Vale do Dendê, apoiado pelo Assaí Atacadista e Instituto GPA, por meio da Academia Assaí.

O projeto surgiu com o intuito de fomentar a cultura empreendedora local em Salvador (BA) para promover negócios regionais da alimentação e estimular a economia colaborativa e criativa.

Ele contou com algumas etapas de seleção e premiou 10 empreendedoras com mentorias e consultorias especializadas para acelerar ainda mais os ganhos com o próprio negócio!

"Estou muito feliz de fazer parte deste projeto. Reunimos vários empreendedores do segmento de alimentação, em sua maioria mulheres, que têm um trabalho muito importante na cidade de Salvador (BA). O cenário gastronômico do município tem crescido cada vez mais, trazendo inovação para o país, e faltava um programa de aceleração como esse para dar ferramentas e oportunidades a essa cadeia produtiva tão rica. O intuito é dar ainda mais potencial ao setor de alimentos e elementos para essas empresas crescerem.”, ressaltou Paulo, co-fundador da Vale do Dendê.

Paulo também enaltece a parceria, que ajudou a transformar o Programa em realidade. “Estamos muito felizes com o apoio do Assaí e do Instituto GPA, porque eles acreditaram nessa proposta tão importante que visa empoderar as mulheres que ajudam a tornar a cena gastronômica de Salvador em uma das mais importantes do Brasil”, comenta.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

No início de julho, foi dada a largada para os empreendedores do setor de alimentação inscreverem seus negócios e participarem de um programa de aceleração focado em gestão e aprimoramento de estratégias para o negócio.

Uma oportunidade de aprimorar habilidades e dar um novo gás para aqueles que desejam se inserir com maior força no mercado e buscam maneiras eficazes de alcançar os objetivos.

Para a nutricionista Aline Feitosa, por exemplo, que é proprietária da Poupe Nutri, o programa veio como uma “nova chance” para que ela continuasse à frente dos negócios.

"Para mim, participar do Programa de Aceleração foi um divisor de águas. Nele, fui incentivada a continuar com meu projeto e recebi ajuda prática. Tivemos vários cursos relacionados ao crescimento de empresas, focando em Gestão e Segurança Alimentar, entre outros, e hoje me sinto mais forte e firme para atuar no mercado”, disse ela.

Ao todo, foram quase 70 projetos inscritos e 30 selecionados para participar do programa de aceleração, que durou ao todo3 meses. Entre as etapas do programa estão:

  • Pré-aceleração: a primeira etapa do projeto foi selecionar 30 negócios para uma pré-aceleração, na qual ocorreu um estudo de caso e sugestão de melhorias na estrutura e concepção do projeto, com base em metodologia própria e mapeamento de pontos fortes e oportunidades.
  • Pitch Day: nessa fase, os participantes tiveram que apresentar seus negócios para uma banca de 4 jurados (membros do programa e parceiros) de diferentes ramos para analisar o potencial de cada um e selecionar os 10 negócios a continuarem a aceleração.
  • Aceleração: na etapa final, entre agosto e setembro, foi a hora de identificar quais eram as dificuldades de cada negócio e propor facilitações para que os empreendedores colocassem em prática estratégias cruciais para o crescimento dali em diante. Foram oferecidas mentorias e consultorias qualificadas por membros do próprio Programa como forma de reconhecimento para os 10 empreendedores que chegaram até ali.

 As dicas dos especialistas e o acompanhamento do processo durante todo o programa de aceleração contribuir para dar ainda mais autonomia e segurança aos empreendedores.

“O programa foi uma experiência incrível! Nós, como microempresários, precisamos de programas com tantas oportunidades como essa da Vale do Dendê em parceria com o Instituto GPA e o Assaí. São oficinas e mentorias que vão fazer muita diferença para o meu negócio. Estou muito feliz!", revelou Ana Carolina Nascimento, da Compadre - Meu Parceiro Assador.

Entender o processo e fazer um trabalho de autoconhecimento ajudou os empreendedores a refletir o modo como apresentam seus produtos e nas estratégias de abordagem e fidelidade de seus clientes.

“Nós vendemos pirão à base de aipim dentro de universidades com o objetivo de levar uma comida de qualidade por um preço acessível. O Programa de Aceleração foi muito importante para o nosso negócio. Recebemos várias dicas e feedbacks para melhorar ainda mais. Estou muito inquieta, digerindo tudo o que aprendi aqui. Quero colocar tudo em prática na minha empresa! Foram várias histórias e uma grande rede de contatos que fizemos. Muito legal também ver mulheres, gestoras, falando sobre negócios... Isso para mim foi muito marcante!", disse Jessica Almeida, da Pirão do Mestre.

Ao final do Programa, todos os participantes receberam certificado e entraram para a rede de acelerados da Vale do Dendê, na qual serão notificados de palestras, eventos e demais ações para continuar incentivando o empreendedorismo de negócios e o fomento à cultura local.

“Celebramos esse encontro e distribuímos os certificados aos nossos acelerados, que agora fazem parte da rede Vale do Dendê, que dá acesso a cursos, mentorias e todo o suporte necessário para que as pessoas possam fazer o que fazem de melhor, com mais qualidade e visibilidade.", concluiu Paulo Rogério.

E-BOOK EXCLUSIVO

Para marcar a etapa final do projeto e sua trajetória, preparamos um e-book especial com os 29 empreendimentos pré-acelerados no Programa de Aceleração de Negócios da Alimentação.

O e-book oferece um tour gastronômico por Salvador, apresentando a cultura local e os diversos negócios para você baixar gratuitamente e se inspirar!

Nele, você confere dicas de bares, restaurantes, deliveries, receitas típicas da região e a apresentação dos empreendedores que tiveram seu conhecimento acelerado para melhorar sua estratégia comercial e potencializar sua visão de negócios.

Que tal visitar nossa página e ter uma imersão na cultura gastronômica baiana? Baixe gratuitamente em: http://bit.ly/SaboresdeSalvador

Assim, você também contribui para esses empreendedores, gerando visibilidade e apoio social para que eles continuem a fazer um belíssimo trabalho!

SOBRE A VALE DO DENDÊ

A Vale do Dendê é uma organização social que promove a diversidade e fomenta ecossistemas de inovação, o que significa proporcionar formas de inclusão e aperfeiçoamento de empreendedores com maior dificuldade de inserção no mercado ou que precisem de aporte técnico para tocarem suas empresas.

A holding social nasceu em 2016 com o objetivo de ajudar Salvador a se reposicionar no cenário nacional e internacional. De lá para cá, foram desenvolvidos diversos projetos para qualificar a cultura empreendedora em diversos segmentos, como moda, cultura maker, gastronomia e afroempreendedorismo.

Desta vez, o Programa de Aceleração de Negócios Vale do Dendê contou com o apoio do Assaí Atacadista e Instituto GPA, por meio da Academia Assaí, para trazer apoio e fomento aos microempreendedores da área alimentação, que também podem ter acesso a capacitações e conteúdos exclusivos voltados aos profissionais do setor por meio da plataforma www.AcademiaAssai.com.br.

Continue ligado(a) na Academia Assaí para mais notícias e dicas de negócios. Você já conhece nossos cursos? Cadastre-se grátis e veja como é simples mudar sua visão empreendedora com um parceiro como a gente!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí